segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pó Caseiro para Cappuccino


E o frio está chegando! Hoje acordei com a temperatura em zero grau! Com esse friozinho, só nos apetece as coisinhas quentes! Sopas, cozidos, café com leite, chocolate quente, cappuccino. Eu gosto muito de cappuccino e costumo fazer um pó caseiro, para poder saborear bem quentinho, nesses dias frios, no pequeno-almoço!


"Pó Caseiro para Cappuccino"

1/2 xíc. (chá) de café solúvel (usei Gold)
3 xíc. (chá) de leite em pó (usei meio-gordo/semi-desnatado)
3 col. (sopa) de chocolate em pó (usei 32%)
2 col. (chá) de fermento em pó
1/2 col. (chá) de canela em pó
4 bagas de cardamomo

Colocar tudo no liquidificador e bater até ficar um pó bem fininho. Guardar em vidro bem fechado.
Eu uso 2 col. (chá) de pó para uma caneca de leite magro/desnatado quente. Podem usar mais ou menos, depende do gosto de cada um.

Uma nota de curiosidade: o café bebido na Jordânia é um dos mais apreciados no mundo. Diz, quem já o provou, que nunca se esquecerá do sabor! Bem, ao que parece, o que faz o café na Jordânia ser tão saboroso é que os grãos de café torrados são moídos no pilão com uma parte de bagas de cardamomo, o que dá ao café um sabor sem igual!
Como eu sou uma fã ardorosa de cardamomo, resolvi acrescentar na minha receita, de anos, de cappuccino. Adorei! Fica com um toque muito especial! Eu recomendo!

14 comentários:

  1. nossa, faz tempo que procuro essa receita!!! eu compro pronto, mas é muito mais caro...

    ResponderEliminar
  2. bem desculpa a ignorancia mas o que È cardomo ?
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente o Cardamomo é uma especiaria que serve para aromatizar bolos, molhos, licores, carnes.
      O cardamomo também Alivia os problemas digestivos; o seu odor é canforado, quente e penetrante. usa-se para aliviar hemorróidas e problemas urinários. É uma planta que encontra-se no sul da Índia.
      Encontra em sementes ou em pó!
      É da família do gengibre e o seu cheiro faz-me lembrar muito o gengibre.

      Eliminar
  3. Nunca usei o cardamomo, mas imagino quão especial torna os pratos, a julgar pela frequência com que aparecem pela net.
    Capuccino é bom demais! Ai, zero grau ninguém merece! Quando a temperatura chega a isso ou até menos (-3°), não suporto, mas são coisas de Curitiba...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Hummm, que excelente ideia! Obrigada pela receita!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  5. Nô,
    Eu também faço o meu próprio pó para capuccino. Mas, vejo agora que o seu é muito mais completo e chic pois no meu não entra cardamomo, ou melhor, não entrava!
    Huumm, vou correndo preparar o meu novo pó, pois até tenho cardamomo moído fresco, que sobrou de uns biscoitos que fiz ontem.
    Beijinho e ótima semana!

    ResponderEliminar
  6. amei a dica, faço um bem parecido e uso B de sódio ao in´ves de fermento em pó, vou acrescentar o cardamomo da pxma vez que fizer, neste momento faz muito calor. bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Nô, manda um pouquinho de frio p cá, please! adoro cappuccino, até me imaginei tomando um, mesmo nesse calor dos inf* bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Oi querida, o frio aqui também chegou com tudo! Adorei a receita, farei aqui em casa e passarei a receita pra minha mae (mora no Brasil), pois ela ama capuccino!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Também gosto muito do sabor do cardomomo, mas confesso que não me lembraria de o juntar ao chocolate e ao café.

    O próximo já tera um sabor especial :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Essa é fácil e baratinha, Letícia!

    Monica, eu gosto muito dele assim, mas cada um pode adaptar a receita para o seu gosto!

    Scaf, cardamomo e´uma sementinha indiana. Vem em bagos e os indianos a usam muito, até a mascam depois das refeições para ajudar na digestão e para limpar o hálito. É uma especiaria muito usada em doces e salgados, com um sabor muito peculiar!

    Gina, fazer o quê, né?! Temos de aguentar o frio da melhor maneira! Eu gosto muito de cardamomo, mas vai do gosto de cada um! Eu adoro especiarias!!!

    M., sempre às ordens! :o)

    Marly, eu também nem imaginava usar cardamomo no café! Mas vi um episódio de 'Chef Abroad' com o Michael Smith em que ele estava na Jordânia e revelou, pelo emenos para mim, essa peculiaridade do café da Jordânia. Resolvi experimentar e adorei!

    Angela, imagino o calor por aí! Já vi receitas com bicarbonato de sódio, mas nunca experimentei. Na próxima vou trocar!

    Nane, se pudesse trocava contigo um pouquinho do frio daqui pelo calor daí!

    Léia, espero que goste! :o)

    Pois é, Mãe Carinho! Também nunca tinha me ocorrido! E viva os programas de chefs na TV!!!

    Um beijo à todas e meu muito obrigada pelos comentários!

    :o)

    ResponderEliminar
  11. eu nunca ouvi falar deste cardamomo moro em uberaba MG sera que ele não teria outro nome por aqui?

    ResponderEliminar
  12. Anônimo, cardamomo é uma especiaria indiana. Talvez você encontre em casas de especiarias, ervas, ou em grandes hiper-mercados.
    Obrigada pela visita!
    :o)

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.