terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Torta Merengue de Côco


Booom diiiaaa!!!
Que belo dia! Feriado, maridão aqui por casa e coisinhas que eu amo para fazer!
Hoje vou passar o dia fazendo coisas que adoro! Logo mostro tudo para vocês! Por enquanto, deixo aqui a receita de uma Torta Merengue de Côco, para começar um excelente dia!!! Com um cafézinho bem cremoso, boa dupla!


"Torta Merengue de Côco"

Massa:

1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 col. (sopa) de açúcar em pó (confeiteiro)
1 col. (chá) rasa de canela
1/3 de xíc. (chá) de manteiga muito fria, picada
2 col. (sopa) de água muito fria

Junte a farinha, o açúcar e a canela com a manteiga. Vá 'beliscando' a manteiga com a farinha até formar uma farofa. Junte a água e amasse até formar uma bola. Abra com o rolo da massa, muito fina, e forre uma forma de fundo removível de 25cm de diâmetro. Apare a borda, cubra com filme plástico e leve ao frigorífico por 30 minutos. Depois deste tempo, fure a massa com um garfo. Cubra-a com 2 folhas de papel alumínio, moldando bem a massa na forma, para que a massa não 'levante' enquanto assa, e leve ao forno aos 200º por uns 15/20 minutos. Retire o papel e deixe assar por mais uns 10 minutos ou até que ela fique ligeiramente dourada.

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 col. (sopa) de açúcar
80g de côco ralado
2 gemas, passadas pela peneira
2 xíc. (chá) de leite
4 col. (sopa) de maizena

Dissolva a maizena no leite, coloque em uma panela junto com os outros ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que forme um creme espesso. Deixe esfriar.

Merengue:

2 claras
1 pitada de sal
1/2 col. (chá) de fermento em pó
1/4 de xíc. (chá) de açúcar em pó (confeiteiro)

Na batedeira, bata as claras com o sal e o fermento, até formar espuma. Junte o açúcar e bata até formar picos firmes. Reserve.

Montagem:

Coloque o recheio, já frio, sobre a massa. Sobre ele, coloque o merengue, fazendo picos com as costas da colher. Sapique um pouco de côco sobre o merengue. Leve ao forno para que os picos do merengue fiquem dourados.

17 comentários:

  1. oi No
    tudo de bom essa tortinha!!
    lembra a minha massa da tortinha de limão!!
    acho uma delícia fazer essa massa!
    super beijos!
    voltei e estou com saudades viu!

    ResponderEliminar
  2. Quero uma fatiaaaaaaaaa da-me please nham nham :)

    ResponderEliminar
  3. Que delicia!
    Essa fatia está uma tentação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Noemia, já estou até imaginando essa torta geladinha, que maravilha! amei! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Pode ser uma fatia para esta mesa...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ai que tarte tão bonita e é mesmo daquelas que eu gosto com merengue :D :*

    ResponderEliminar
  7. Deve ter ficado uma verdadeira delicia. Têm um aspecto maravilhoso :)


    beijinhos***

    ResponderEliminar
  8. Nô, bom dia, querida!

    Quer dizer então que foi feriado aí e a "Senhora" passou o dia "aprontando" coisas boas, hem? Já estou ardendo de curiosidade para saber o que foi!
    Conheço essa receita. Mas a conheço por "Tentação de Coco", o que diz muita sobre a delícia que essa torta é! A sua fatia ficou mais que tentadora ficou torturante (já que não vou comê-la hoje!).

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. NÔ, que sobremesa mais gostosinha!!!! Adoro coco!!! Parabéns! Delícia!!!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Nô, essa tarte tem tudo o que eu gosto..coco, leite condensado, merengue....ai que tentação :))

    As fotos estão o máximo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que delícia, Nô! Minha mãe fazia uma torta bem parecida com essa, deu até saudades.
    bj
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Piell Rouse, seja bem-vinda de volta!

    Scaf, infelizmente essa já acabou!

    Isabelocas, consegui salvar esta para fazer a foto!

    Nane, e foi mesmo assim que a servi, geladinha!

    Desculpe, Dona Natércia, mas já ficamos sem a sobremesa. Vai uma bica???

    Samma, acho que o merengue é tão bom! Mas parece que a maioria só se lembra dele na Tarte de Limão! Eu quero democratizar!

    Titó, ficou mesmo boa!

    Marly, aprontei sim e não foi pouco! Não conhecia esse nome da torta, mas cai super bem! É mesmo uma tentação! Um amigo nosso a comeu aqui em casa no domingo e ontem veio me dizer que ainda pensa nela e fala pra todo mundo que comeu um manjar dos deuses, aff!

    Thais, obrigada querida!

    Angela, não diria perfeita, mas chega lá perto! (ai, que convencida!!!!!)

    Mana, eu sou uma carrasca! Gosto de torturar as pessoas com meus métodos macabros e culinários!

    Mãe Carinho, é pra tentar mesmo!!!

    Paula, essa tortinha é uma receita antiga... Acho que é de um dos livros do Açúcar União dos anos 70!!! Eu até sei a receita de cabeça! Coisinhas dos tempos das nossas mães!!!

    Queridos e queridas do meu coração, obrigada pelos comentários e pelas visitas!
    Beijokas para todos!
    :o)

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Nô, que linda tarte já ia uma fatia.
    Vou faze-la um dia, como não tenho paciência para fazer a massa faço de outra maneira, eheeehhe.
    Adoro limão, obg por mais um mimo.
    Bj e muita imaginação.
    Silvia Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sílvia!
      Use massa quebrada de compra, também fica bem!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.