quarta-feira, 29 de setembro de 2010

46!

Imagem retirada da net


Eu e a minha amiga aqui de cima completamos hoje 46 anos!
Por isso, hoje vamos esquecer todas as chatices dos últimos dias, as incompetências das empresas de telecomunicações, da falta de timing de políticos que querem saltar do barco na pior hora, das "Tiriricas" de galinha, dos terroristas com status de Chefe de Estado, das mazelas do mundo e vamos comemorar, na excelente companhia do marido!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária


Através das Farinhas Branca de Neve e dos produtos Espiga, as Fábricas Lusitana com seus 55 anos de história em Portugal, elaboraram uma campanha promocional em que são escolhidos os melhores blogs de culinária nacionais. Fiquei muito feliz em o Blog da Nô ser um dos escolhidos, dividindo a lista com blogs que eu há tempos admiro!
Os blogueiros escolhidos recebem kits de produtos das marcas citadas, para avaliação e posterior relato de suas impressões às Fabricas Lusitana. O primeiro kit da promoção é composto por azeites de oliva, óleo alimentar e spray para untar da marca Espiga.


Durante os próximos dias estarei incluindo esses produtos em minhas preparações de todo dia e em pratos especiais, para poder degustar e avaliar. Tentarei postar aqui essas receitas e preparações e as minhas impressões!
Agradeço às Fabricas Lusitana por escolherem o Blog da Nô, na pessoa da Adriana Freitas do Gabinete de Relações Públicas e à todos os leitores do Blog da Nô, pois as suas visitas também contribuíram para essa escolha!



sábado, 25 de setembro de 2010

Falsa Mousse de Chocolate



Depois de tantas dúvidas e de tanto pensar em dieta, hipoglicemia e saúde, chegou a hora de satisfazer um desejo do marido. Este sim pode, e deve, comer tudo que lhe apetece e eu repito, amém!
O pedido foi para uma sobremesa que eu não fazia há algum tempo, mas que ele (e eu!) gosta muito. É uma "falsa mousse" rápida que sempre agrada! A textura é muito próxima de uma mousse, por isso o nome!



"Falsa Mousse de Chocolate"

1 lata de leite condensado cozido
200g de chocolate meio-amargo
400g de creme de leite fresco/natas gelado/muito frio
1 col. (chá) de manteiga sem sal


Em uma tigela, junte o chocolate meio-amargo picado, a manteiga e 100g de creme de leite fresco/natas. Leve ao microondas, em potência média, por 2 minutos. Retire do microondas e misture até estar o chocolate derretido e muito bem incorporado aos outros ingredientes.
Junte o leite condensado cozido. Reserve.
Bata o restante do creme de leite/natas até ponto de chantilly suave, sem ficar muito firme.
Misture o chantilly à mistura de chocolate e leite condensado cozido, suavemente com movimentos de baixo para cima com uma espátula, para não perder a leveza.
Coloque em taças individuais ou em uma grande, como preferir. Leve ao frigorífico por, no mínimo, 1 hora.




Recado aos Amigos



Amigos e amigas, peço imensa desculpa por não poder visitar os seus blogs, responder aos seus comentários e colocar aqui novos posts.
Eu e o marido resolvemos mudar de empresa que fornece o serviço de internet em nossa casa e, sinceramente, nos arrependemos muito! Com a antiga empresa nunca tivemos problema algum! Foram anos de um serviço impecável. Mas, é experimentando que conhecemos e essa experiência foi terrível!
Acreditamos que até a próxima semana tudo estará resolvido, com o cancelamento do serviço que não está sendo devidamente prestado e voltando para o anterior.
Obrigada por sua compreensão e logo os visitarei!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Frango de Dieta



Amigos queridos, comentadores, leitores, curiosos, enfim, todos vocês que passam por aqui o meu muito obrigada! Obrigada por estarem aqui, obrigada pelos votos de rápida recuperação, obrigada mesmo!
Passei uma semana muito introspectiva. Pensei e pensei. Cogitei o fechamento do blog, pois estava deprimida e temia não ter material do interesse de vocês para postar, pois "mergulhei de cabeça" numa dieta para controlar a minha hipoglicemia e isso reduzirá em muito as minhas aventuras culinárias.
Desliquei-me de tudo e, peço desculpas, li todos os comentários mas não respondi a nenhum. Vou respondê-los, sim! Basta eu colocar tudo que tenho aqui no meu cérebro no seu devido lugar!
E, depois de analisar bem, decidi que não é isso que vai me tirar daqui! Pelo contrário!
Por isso, a partir de hoje vou criar um marcador novo, o DIETA. Quero é esclarecer que não se trata de uma dieta para emagrecimento, mas uma dieta para controle de uma "disfunção", onde são evitados ao máximo os hidratos de carbonono. Algumas trocas são feitas: produtos beneficiados, como arroz branco, farinha branca , pelos integrais. Nada de açúcar, tendo cuidado com o consumo de frutas, apesar de bem vindas, por causa da frutose.
E, porque o meu marido é cheio de saúde (amém!), e nem por todos os santos vai seguir essa dieta, ainda terei muitas receitas para postar!
Então, para inaugurar o novo marcador, aqui vai uma sugestão!


"Filé de Frango para Dieta"

1 filé de peito de frango
sumo de 1/2 lima
sal marinho
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de pimenta branca
1 pitada de alho em pó
1 fio de azeite de oliva
1 col. (sopa) de queijo de cabra cremoso light
tomilho fresco

Junte o sumo, o sal, o gengibre, a pimenta e o alho, misture bem e regue o filé com essa mistura. Deixe marinar por uns 30 minutos.
Numa frigideira, coloque o fio de azeite para grelhar o filé. Coloque no prato e espalhe o queijo cremoso sobre o filé e polvilhe com tomilho fresco.

As especiarias "picantes" são excelentes para dar sabor e o seu consumo faz muito bem ao organismo.

Para acompanhar, fiz uma salada de alface iceberg com tomates cereja e mini-chucha, regados com azeite, sal, canela e pimenta.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Embrulhinhos



E para o fim de semana preparei um "peixinho embrulhado" que ilustra bem como me sinto! Acompanhei com arroz, que devia ser integral, mas o marido não gosta. Então, para ele, arroz agulha com cúrcuma e amêndoas!
Vamos as receitas!



"Embrulhinhos de Pescada"
(coloco a quantia que usei em parênteses, para 2 pessoas)

Medalhões de pescada (usei 4)
Presunto/de Parma, fatias muito finas (usei 8)
Ramos de tomilho fresco
Cebola em rodelas (usei 4 fatias não muito finas)
Sumo de maracujá (usei 1/2 xícara de chá)
Azeite de oliva (usei umas 2 col. de sopa)
Vinagre balsâmico (usei 2 col. de sopa)
Alho em pó (quanto quiserem)
Sal (quanto quiserem)
Vodka (usei 2 col. sopa)
Sementes de erva-doce (usei 1/2 col. de chá)

Coloque os medalhões e as rodelas de cebola em uma travessa pequena. Reserve.
Num vidro com tampa, coloque o sumo de maracujá, o azeite, o vinagre, o alho em pó, o sal, a vodka e a erva-doce. Feche e misture bem. Coloque essa mistura sobre os medalhões de pescada e deixe marinar por umas 3 horas.
Depois de marinados, forme os embrulhinhos. Forme uma cruz com duas fatias de presunto, uma sobre a outra. Coloque a rodela de cebola no centro e sobre essa um medalhão de pescada marinado. Reserve o líquido que restou da marinada para preparar o Molho de Maracujá. Dobre o excesso do presunto sobre o medalhão embrulhando-o. Amarre com um barbante, deixando o ramo de tomilho sobre o embrulho. Repita com todos os medalhões.
Arrume-os em um refractário untado com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido em 180º, por uns 20/25 minutos.
Acompanhe com arroz.




"Arroz de Cúrcuma com Amêndoas"

1 xíc. (chá) de arroz agulha
2 xíc. (chá) de água quente
1 col. (chá) de cúrcuma/açafrão das índias
1/2 xíc. (chá) de amêndoas picadas grosseiramente
Azeite de oliva
Sal
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado/ralado/amassado
Cebolinho picado

Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente as amêndoas e deixe dourar um pouco. Junte o arroz e refogue. Junte a cúrcuma, misture bem e junte a água quente. Coloque sal, misture e deixe o arroz secar em fogo baixo. Depois de pronto, junte o cebolinho e misture bem com um garfo.



"Molho de Maracujá"

Coloque o líquido que sobrou da marinada e 1 col. (chá) de farinha de trigo bem misturados em uma panela e mexa, em fogo baixo até espessar.
Use sobre os embrulhinhos depois de assados.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Galette de Bananas


*Essa mesma postagem foi programada para hoje, mas parece que o Blogger teve um "tilt", por isso vou repetí-la, pedindo desculpas aos amigos!

O bom do Verão é que consumimos muito mais frutas frescas! Mas as bananas "sofrem" com o calor e passam do ponto rapidamente! Por isso, essa semana, fiz uma galette para aproveitar as bananas já passadas.

"Galette de Bananas"

Recheio:


4 bananas cortadas em cubos
1/2 xíc. (chá) de nozes picadas grosseiramente

1/2 xíc. (chá) de passas sem caroços/sultanas
2 col. (sopa) de sumo de limão ou lima
2 col. (sopa) de açúcar

1/2 col. (chá) canela em pó

Numa tigela, junte todos os ingredientes e misture-os delicadamente. Reserve.

Massa:

2 xíc. (chá) de farinha de trigo

180g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
3 col. (sopa) de vodka gelada
1 col (chá) de açúcar
1/2 col. (chá) de sal

Numa outra tigela, junte a farinha, a manteiga, o açúcar e o sal. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Junte a vodka e misture, sem ligar muito. Coloque em um papel filme e leve ao frigorífico por uns 30 minutos.
Retire do frigorífico e do papel filme e abra com o rolo formando um círculo de uns 30cm. Coloque sobre o fundo de uma forma desmontável (usei o fundo de uma forma de 27cm). Coloque o recheio no centro do círculo e espalhe, deixando uma borda de 4/5cm. Dobre a borda sobre o recheio e leve ao forno pré-aquecido em 180º, até a massa estar firme e dourada.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Creme de Limoncello ou Limoncino


Limoncello ou Limoncino? Fiz uma pequena pesquisa e, segundo informações que encontrei, a diferença é a região da Itália: Limoncello no sul e Limoncino no norte. Outra informação dizia que a diferença é o tipo de limão usado. O que eu sei é que gosto dos dois!!! Por isso, se alguém souber mais versões sobre a diferença, por favor, me diga!
Os dois são licores típicos italianos, feitos de uma mistura de álcool, casca de limão e açúcar. Há muitas receitas na internet, basta escolher uma e fazer!
Mas, para passar para a receita de hoje, devo dizer que no Verão do ano passado compramos nos supermercados Lidl Limoncino e, em especial, um Crema di Limoncino* que nos fez fãs incondicionais! O problema foi que só foi colocado à venda uma única vez, em uma quantidade de 6 garrafas! As garrafas são de 500ml. Bem, eu comprei 1 para experimentar e corri na loja para pegar as outras duas últimas que havia! Fiquei esperando pelo Verão, este ano, pois sabia que o venderiam novamente! Dessa vez havia 2 caixas, ou 12 garrafas, eu comprei 4 e quando voltei já não havia mais! Por isso comprei mais garrafas de Limoncino e experimentei fazer o eu mesma Crema de Limoncino. Depois de experimentar (e beber) com um ingrediente, sem outro, com esse agora, cheguei a uma que ficou muito próxima do comprado!


"Crema de Limoncello ou Limoncino"
*O Crema di Limoncino não é uma sobremesa. É um licor denso, doce que é servido bem gelado.

Nas minhas experiências, cheguei a proporção ideal para o meu gosto, sendo 1 parte+1parte+1/2 parte. Essa parte pode ser xícara, copo, litro, ou o que você preferir.

Usei um medidor normal, em litro.

200ml de limoncello/limoncino
200ml de leite condensado
100ml de creme de leite/natas

Misturar muito bem com um shaker, ou no liquidificador, ou com o fouet. O importante é que fique muito bem incorporado.
Guardar no frigorífico, por causa do creme de leite/natas e porque quanto mais geladinho estiver, melhor fica!

Não sei dizer qual a durabilidade, pois chega ao fim em poucos dias! :o)


E com essa delícia, levanto um brinde ao meu marido e a mim que amanhã completamos 7 anos de casamento oficial, o de "papel passado"!