segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E o respeito? Onde fica?


Imagem retirada do blog "Acorda Consciência"


Imaginem uma situação assim:

Tenho uma casa que gosto muito! Gosto tanto que deixo as portas abertas, para que as pessoas entrem e a admirem! Isso me deixa muito feliz!

Nas paredes tenho imensa quantidade de fotos que fiz com carinho, para registar as minhas criações! Criações inspiradas por trabalhos que admiro, reproduções de trabalhos tão bons que mereciam uma reprodução e criações realmente minhas, que nasceram de muito pesquisar, testar e investir dinheiro e tempo!

Um dia, uma pessoa entra na minha casa e gosta muito de uma foto. Sem eu estar presente e sem a minha autorização, essa pessoa retira a foto da parede da minha casa e leva para a casa dela. Coloca na parede e deixa exposta para os seus amigos a admirarem, sem nunca dizer que a foto é minha e foi retirada da minha casa!

Pois é, amigos! É assim que me sinto quando alguém vem aqui no Blog da Nô, copia fotos e publica sem pedir minha autorização, sem dar os devidos créditos! E me sinto muito triste, quando ando pelos blogs e redes sociais e vejo minhas fotos e minhas receitas, que eu desenvolvi com investimento em testes, tempo e ingredientes, postadas como se fossem de outrem!

Acho que tudo se resume a uma questão de respeito, ou a falta dele!

Sou uma pessoa de princípios e luto pelos meus direitos! Vou sempre, sempre lutar para que se tenha respeito! Mesmo que isso seja mal visto por muitas pessoas, pois muitas pessoas acham que eu não deveria tomar atitude alguma e passar por isso como se nada tivesse acontecido! Mas eu não penso assim! Penso que vale a pena lutar pelo que é nosso! Pelo respeito!

E agora, vamos para a cozinha preparar coisinhas boas para novas postagens!

:o)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amizade e Chocolate: Coisas Boas da Vida!


Ufa!
Consegui vir aqui postar! Pensei que não conseguiria!!! O tempo todo tomado pelo trabalho e pelas tarefas diárias da casa, que passaram a ser semanais e olhe lá! Mas muito feliz e satisfeita por voltar ao trabalho! Infelizmente não tenho tido tempo suficiente para visitar os blogs e comentar! Mas, com o tempo tudo se ajeita e volta ao normal!
Hoje venho falar de algumas coisas boas da vida. Uma delas é a amizade. Este post é dedicado à uma amiga de longo, longo tempo. Uma amizade de infância que passou à adolescência e está forte até hoje! Aliás, como costumamos nos chamar, somos "amirmãs"!!! Amanhã é aniversário da Magda! E como sei que ela divide uma paixão comigo por outra coisa boa da vida, o chocolate, aqui vai uma receita especial para ela!
Beijos, Ma! Obrigada por ser minha amiga!


"Salame de Chocolate"

180g de chocolate em pó
30g de cacau em pó
1 col. (chá) de café solúvel
210g de açúcar fino/refinado
150g de biscoito champagne/palito de la reine
1/2 xíc. (chá) de cerejas em calda
1/2 xíc. (chá) de avelãs torradas e picadas grosseiramente
90g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 col. (sopa) de Moscatel Roxo
1 ovo

Numa tigela junte o chocolate em pó, o cacau em pó, o café solúvel, o açúcar, a manteiga, o vinho e o ovo. Misture muito bem até obter uma massa homogênea.
Junte o biscoito, as cerejas e as avelãs e envolva-as muito bem na massa.
Coloque a massa sobre uma folha de papel alumínio ou manteiga/vegetal e enrole bem apertando as pontas.
Leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Desembrulhe e corte em fatias.


Eu gosto muito de salame de chocolate, mas gosto assim como faço porque fica bastante úmido!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pavê de Morangos: Cozinha Retrô!


Há dias em que me pego a lembrar da infância e adolescência. Sou uma pessoa de muita sorte! Tive uma infância memorável! E uma adolescência ainda melhor! Pais participativos e interessados em suas filhas. Boa educação, com sólidos fundamentos de cidadania. Bons colegas e amigos sempre presentes!
E além das lembranças de tudo isso, ainda há a culinária da época. Arroz de forno da Vó, aquele em camadas separadas por presunto e queijo! Bolinhos de chuva da outra Vó, recheados de banana! Mariscada da Mãe, sempre acompanhada de coca-cola, para fazer a boca "ferver"!
E os morangos? A época dos morangos era esperada com ansiedade! Comprava-se pouco, pois eram caros e entravam no rol dos artigos de luxo! Uma das receitas de morangos, minha favorita, era o Pavê de Morangos! Por isso, a semana passada, voltei no tempo e preparei um belo pavê!


"Pavê de Morangos"

200g de biscoito champagne/palitos de la reine
400g de morangos frescos
1 lata de leite condensado
750ml de leite
3 col. (sopa) de maizena (amido de milho)
açúcar (as medidas eu dou no desenrolar da receita)
200g de creme de leite fresco/natas frescas

Comece batendo o creme de leite fresco com 3 col. (sopa) de açúcar até formar um creme espesso. Reserve no frigorífico.
Corte os morangos e polvilhe com 2 col. (sopa) de açúcar. Misture e reserve.
Numa panela, coloque a maisena dissolvida num pouco de leite, o restante do leite, o leite condensado, 3 col. (sopa) de açúcar.
Leve ao fogo brando até formar um creme leve, quase um molho.
Num refratário, forre o fundo com biscoitos e cubra com uma camada de morangos. Sobre eles, coloque uma camada de creme. Vá repetindo as camadas até acabarem os ingredientes, sendo que a última camada é de morangos.
Leve ao frigorífico por uns 30 minutos e cubra com o creme de leite batido.
Volte ao frigorífico e sirva bem frio.



Obs.: O creme é bastante leve e líquido para que os biscoitos o absorvam e fiquem úmidos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Uma tradição reconfortante!



O Rancho, para mim, tem tudo para ser um prato reconfortante! É a típica "comida da Vó", quando vemos o prato fumegando, naqueles dias frios, nos convidando para a mesa!
Há inúmeras maneiras de se fazer o Rancho. Essa é uma versão, digamos, light. O marido gostou, mas protestou a falta de, o cito, "componentes essenciais como orelha de porco, chispe (pés de porco), tudo aquilo que faz o colesterol subir como foguete"!


"Rancho"

400g de carne de vaca cortada em cubos
200g de bacon, em cubos
200g de chouriço de carne, em rodelas (pode usar linguiça calabresa)
1 farinheira (se não tiver não há problema, mas é muito bom!!!)
1 xíc. (chá) de grão-de-bico cozido
1 xíc. (chá) de cenoura picada
1 xíc. (chá) de massa cotovelo
1 cebola picada
3 dentes de alho fatiados
azeite de oliva
sal (se necessário)
pimenta preta

Numa panela pequena, cozinhe a farinheira. Reserve, em separado, a água do cozimento e a farinheira cozida.
Na panela de pressão, junte um fio de azeite, a carne de vaca, o bacon, e o chouriço com 1/2 xíc. (chá) de água. Coza por uns 15 minutos ou até estar tudo muito macio. Reserve.
Numa panela, junte um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a cenoura, o grão-de-bico e refogue.
Junte a carne, bacon e chouriço e o líquido onde foram cozidas as carnes e a farinheira. Junte a pimenta e a massa. Corrija o sal, se necessário e deixe no fogo médio até cozer a massa. Junte a farinheira cortada em pedaços!
Sirva beeeem quentinho!