domingo, 23 de setembro de 2012

Brandade de Bacalhau



Como já disse aqui, diversas vezes, quando vivia no Brasil não gostava de bacalhau. Quando me mudei para Portugal, comecei a experimentar diversos pratos com bacalhau e passei a gostar. Não são todos que aprecio e não me apaixonei a ponto de dizer que adoro, mas já estou na fase de sentir a falta dele algumas vezes.
Esta receita é mais uma das recuperadas do outro blog. Já a conhecia no Brasil e é das que mais gosto!

Brandade de Bacalhau

2 lombos de bacalhau cozidos e desfiados.
800g de batatas cozidas e amassadas em purê
200g de creme de leite/natas
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1/4 de xíc. (chá) de azeite de oliva
Pimenta moída
Noz-moscada
Páprica

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite.
Junte o bacalhau desfiado, pimenta, noz-moscada e refogue.
Junte o purê de batata e misture bem.
Junte o creme de leite/natas e misture até incorporar.
Coloque em um refratário, ou ramequins. 
Polvilhe com uma pitadinha de pápricae  e leve ao forno para gratinar.
.



29 comentários:

  1. essa brandade ficou com um aspeto delicioso.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!
    Nunca comi, agora fiquei curiosa. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, é uma das maneiras mais simples de preparar o bacalhau. Mas a simplicidade tem seus encantos!
      Boa semana,
      :o)

      Eliminar
  3. adoro este prato ! tipicamente francês

    bjkas e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. ASSIM NUNCA COMI MAS COMO ADORO BACALHAU HEI-DE FAZER,ESTA COM MUITO BOM ASPECTO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Pelo aspecto bonito também deve ser saboroso-
    Beijinhos Nô

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nanda!
      Os pratos simples são sempre bonitos e muito saborosos!
      Boa semana,
      :o)

      Eliminar
  6. Gosto tanto. Fica uma delicia. Boa semana, Bjs

    ResponderEliminar
  7. Sempre fui apaixonada por bacalhau, coisa de infância mesmo.
    As receitas por vezes se assemelham e recebem nomes diferentes, mas o que vale é o sabor, que pra mim é sempre ótimo!
    Beijos, Nô!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passei a gostar e estou descobrindo muitos pratos à base de bacalhau.
      Aqui em Portugal, como não poderia deixar de ser, há imensas maneiras de preparar!
      Beijocas e boa semana, Gina!
      :o)

      Eliminar
  8. Que aspecto fantástico :)
    Eu adoro bacalhau!!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Nô, eu adoro todas as receitas de bacalhau,...e esta não será excepção tem cá um aspecto,...
    Beijinhos
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mary!
      Tem um aspecto mesmo bom e o melhor é que é muito simples de fazer!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  10. Oi Noemia, arrasou.Adoro bacalhau e sua receita me deixou com água na boca.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Léia!
      Essa receita é famosa, muitas maneiras diferentes de preparar dependendo da pessoa. Gosto mais deste modo simples e prático!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  11. Nô,
    Percebo que não adores bacalhau pois não foste habituada, mas já sentires falta significa que ele já é o teu "Fiel amigo". :))
    Eu adoro e esta tua receita deve ser ótima!!!
    Vou levar :)
    Boa semana e beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delicodoce, você tem toda razão!
      Com o passar do tempo tenho apreciado mais e sentido falta!!!
      O que não faltam são receitas com bacalhau, não é mesmo?!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  12. Olá Nô querida, depois de 1 semana ausente e feliz ao lado da minha filhota, voltei com saudades de todos. Foram poucos dias, mas que valeram a pena, e nunca são suficientes, os momentos que passamos com nossos filhos, sempre queremos mais rsrs. Já sentia saudades desse cantinho delicioso, e me deparo com essa delicia. Nô vc não tem noção de como adoro bacalhau, tudo que leva bacalhau já me conquista (diferente de vc, que gosta pouco né) e seu brandade ficou magnifico, imagino a delicia que ficou. Adorei. Beijinhos ótima semana amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josynha, senti sua falta e dos seus quitutes, mas nada como estar com a filhota, certo??!!
      O gosto pelo bacalhau vai crescendo conforme o tempo que vou passando por aqui! Há milhares de receitas, só é preciso classificá-las conforme nosso gosto!
      Beijos, amiga!
      :o)

      Eliminar
  13. Ai que apetitoso. Não conhecia a receita. Vou ter de experimentar.

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Obrigada pela visita e seja sempre bem-vinda!
    Passarei por lá para conhecer, obrigada pelo convite!
    :o)

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.