quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O frio e as sopas.




Nos últimos dias o frio se fez presente e, segundo os meteorologistas, os próximos dias serão ainda mais frios. O que me leva a pensar em algumas sopas para o jantar. Não sou muito fã de sopas. Venho de um país tropical onde as saladas são mais comuns que as sopas.
E foi pensando no verão que tive a ideia para esta sopa, que não é inédita, mas nunca tinha preparado. No verão cai muito bem um suquinho bem gelado de cenoura e laranja, né? 


Sopa de Cenoura com Laranja


1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) de azeite de oliva
3 batatas pequenas, descascadas e cortadas em 4
5 cenouras grandes, descascadas e picadas
1/2 xíc. (chá) de suco de laranja
2 litros de caldo de galinha
Sal
Tabasco
200ml de creme de leite light/natas ligeiras

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite.
Junte as batatas, as cenouras e o sal. Refogue.
Junte o suco de laranja e deixe apurar uns minutos.
Acrescente o caldo de galinha e deixe cozinhar até as batatas e as cenouras estarem macias.
Retire do fogo.
Passe pelo liquidificador ou mixer/varinha mágica, até estar bem homogêneo.
Volte a mistura para a panela, para apurar mais um pouco.
Confira o sal e acrescente o Tabasco a gosto.
Retire do fogo, junte o creme de leite/natas e sirva.
Na minha, juntei iogurte e sementes de girassol .


30 comentários:

  1. Também não sou de sopa mas estes cremes ainda como.
    E este já podia ser o meu almoço pois esta uma maravilha.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São!
      Apesar de não ir muito à bola com as sopas, à noite no friozinho cai muito bem!
      Também prefiro os cremes ou aquelas bem rústicas, de mãe, de vó!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  2. Adoro sopa! Esta ficou mesmo ao gosto dos meus filhos :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro sopa e esta parece ter um sabor exótico.
    Kiss, Susy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susy, eu me surpreendi com o sabor. Fiz a sopa, cética o tempo todo, mas o sabor me conquistou!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  4. Adoro sopa, de todo o género e feitio! O aspecto desta sopa é simplesmente reconfortante. Fiquei curiosa e com vontade de experimentar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia, recomendo vivamente!
      Se conquistou a mim que torço o nariz, imagine para você que adora!!!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  5. Uma sopa bem cremosa sabe sempre tão bem!
    Que refeição reconfortante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luisa!
      Realmente fez a diferença no jantar de um dia frio! Gostei muito!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  6. Está aí uma sopinha que é um luxo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, M&M!
      Um luxo muito simples e fácil de praparar!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  7. Adoro sopa de cenoura, mas com laranja nunca experimentei! Bem tentador :D

    Beijinhos e um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joana!
      Apesar de já ter visto receitas em vários blogs, nunca tinha preparado.
      Gostei do resultado!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  8. Eu adoro sopa! :)
    Esta tem um aspecto tão cremoso, uma maravilha!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bé!
      Ficou mesmo cremosa, aveludada, uma beleza!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  9. Que delícia, por aqui ainda anda muito frio, mas vou guardar a receita.
    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fê!
      Quando experimentar me diga se gostou!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  10. Olá Nô querida voltando de férias e colocando as visitas em dia, mas que delicia encontro aqui, gostamos de uma sopinha de vez em quando. De cenoura são especiais, mas nunca provei com laranja. Gostei. Ficou linda e muito cremosa.
    Nô querida, um Feliz 2013 pra vc e sua familia com muita saúde, paz, e alegrias. Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Josy! Desejo o mesmo para ti!
      A sopa me surpreendeu! Adorei o resultado!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  11. Confesso que não sou muito de sopas, mas nem me importo nada de comer um creme assim, especialmente nos dias de frio! :) Nunca tinha visto uma sopa com sumo de laranja, achei engraçado!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuca, como gosto muio de suco de cenoura com laranja, resolvi experimentar na sopa. Depois da sopa feita, fiz uma pesquisa e encontrei várias receitas! Achei engraçado!
      Vale a pena provar!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  12. Uma sopinha com este tempo alimenta a nossa alma!
    A tua sopa ficou realmente maravilhosa!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia!
      Eu gosto de cremes e este me agradou muito!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  13. Com este tempo, sabem bem estas sopinhas,....
    Uma delícia!
    Beijinhos e Feliz 2013,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mary! Desejo um ótimo 23013 pra você e família!
      Só o frio me faz ir de encontro às sopas!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  14. Olá querida,
    passei aqui para conhecer o seu blog e amei tudinho!!!
    seguindo, claro.... Também te convido para conhecer o meu cantinho e se gostar me siga! Vou adorar te ver por lá...
    ah,E que esse ano de 2013 seja repleto de união, paz, amor, fraternidade!!!


    Beijinhos,
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vera!
      Seja sempre bem-vinda ao Blog da Nô!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.