O bolo do meu aniversário também tem uma historinha. Como há muito, muito tempo estava afastada dos afazeres da culinária e, ainda bem!, retornei para eles nos últimos meses, resolvi preparar um bolo à antiga.
Eu nasci no Brasil, em plena primavera, por isso quis fazer um bolo repleto de flores!
A massa, tirei do site da Talita, o Chocorango. O recheio, vi uma coisa aqui e outra ali e resolvi fazer da minha cabeça. A cobertura, chantilly. Como a minha sillhueta pede, um bolo diet. Sim, engor-diet, huahuahua!!!!
Bem, vou transcrever aqui a receita que tirei lá do Chocorango. Segui a receita toda, sem modificar nada. Entretanto, no lugar da essência de baunilha, usei essência de limão. Como queria um bolo pequeno e alto, fiz duas receitas, uma de cada vez, numa forma de 20cm.
Recheio:
500ml de leite
4 col. (sopa) de maizena
3 col. (sopa) de açúcar
2 gemas passadas pela peneira
2 latas de leite condensado
2 limões sicilianos
1 caixa (200ml) de creme de leite
400g de pistachio picado
Separe 1 xíc. do leite e dissolva a maizena. Leve o restante do leite ao fogo baixo, em uma panela. Junte o açúcar, as gemas. Junte o leite com a maizena dissolvida. Vá mexendo esta mistura de ingredientes, até formar um creme muito firme. Reserve, enquanto coloca em uma tigela o sumo dos limões e o leite condensado. Mexa até dar consistência de creme. Junte as duas misturas e bata na batedeira, juntando o creme de leite. Pare de bater quando estiver bem misturado. Junte os pistachios. Reserve.
Montagem:
Na forma onde assou os bolos, coloque uma parte de bolo, cubra com metade do recheio. Coloque outra parte do bolo, cubra com o restante do recheio. Termine com a outra parte do bolo. Leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Cobertura:
500ml de creme de leite fresco
2 col. (sopa) de açúcar de confeiteiro (em pó)
corantes
Bata o creme de leite fresco com o açúcar, em ponto de chantilly.
Desenforme o bolo, cubra com chantilly e deixe-o liso, o mais que puder. Dê cor ao restante chantilly e faça rosetas com o bico de confeitar, para usar como base das flores de açúcar.
Os nossos amigos gostaram muito do resultado e nós também!