domingo, 25 de maio de 2014

Bolo de Coco com Capim-limão (Erva-príncipe)



Olá, pessoal!
Depois de um tempão, aqui estou de volta. E com uma receita deliciosa de um bolinho fofo e saboroso para ser acompanhado por café ou chá.
Gosto muito de capim-limão, aqui em Portugal conhecido como erva-príncipe. Desde chá até refresco e como ingrediente de pratos doces e salgados, sempre deixa um saborzinho bom.


Bolo de Coco com Capim-limão

1 xíc. (chá) de leite
1 punhado de capim-limão (aqui não dá para ser exata, use quanto achar melhor)
3 claras em neve/castelo
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/4 de xíc. (chá) de óleo de girassol
1 xíc. (chá) de açúcar
3 gemas
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de coco ralado
1 e 1/2 col. (sopa) de fermento em pó

Junte o leite e o capim-limão e leve ao fogo até levantar fervura. Retire o capim-limão. Deixe amornar e reserve.
Na batedeira junte a manteiga, o óleo e o açúcar e bata bem até estar tudo incorporado.
Junte as gemas e bata até ficar bem clarinho, esbranquiçado.
Ainda batendo, vá juntando a farinha e o leite reservado, intercalando os dois.
Pare de bater e junte o coco ralado e o fermento em pó.
Junte as claras em neve/castelo.
Misture delicadamente com uma espátula.
Coloque em forma untada e enfarinhada.
Leve para assar em forno pré-aquecido em 180º por 35/40 minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo. 


12 comentários:

  1. Olá!
    Suas receitas são ótimas,ja fiz o bolo de coco varias vezes e seeeepre fica bom!
    Agora quero fazer esse de capim limaõ (aqui chama-se erva cidreira).
    Uma pergunta, será que da pra diminuir a quantidade de manteiga?
    Abraço,
    Cleo Andreola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Cleo!
      Aquele bolo de coco é tiro e queda, muito boa receita, daquelas antigas que nunca falham.
      Sim, também conhecido, acho que pela maioria do povo, por erva-cidreira. Sou brasileira e morei anos no interior de São Paulo, hehe!
      Este bolo eu fui colocando tudo no olhômetro, aquilo que eu deduzia que ficasse bom, e anotando as quantidades. É uma questão de experimentar com menos manteiga. Eu já uso uma parte manteiga e outra de óleo para não ficar uma massa firme demais.
      Obrigada pelo comentário.
      Abração,
      :o)

      Eliminar
    2. Capim limão nunca se chamou de erva cidreira. Basta ver no Google as imagens para você verificar que está redondamente enganado/a.
      Para os conhecedores de ervas aromáticas e terapeuticas, as nossas avós e tias, isso nunca se confunde pelo simples facto que nem são parecidas.
      Capim limão além de várias propriedades benéficas é a erva usada em confeitaria pelo seu aroma acentuado a limão... A cidreira apenas serve para chá, e as suas folhas fazem uma boa decoração em semifrios e gelados...

      Eliminar
    3. Olá, Ezacatela.
      Pelo "facto" que vejo no seu comentário deduzo que seja portuguesa. Vivo em Portugal há dez anos, mas sou brasileira e vivi muitos anos no interior de São Paulo. Lá o capim-limão, conhecido em Portugal por erva-príncipe, também é conhecida por erva-cidreira. Sim, sabemos que o capim-limão não é a erva-cidreira, mas também é conhecida por esse nome. Cada terra com suas características.
      :o)

      Eliminar
  2. Que bolo tão fofo, Nô! Ficou perfeito!
    Eu adoro bolo de côco :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, Cuca. Um dos meus (vários) favoritos!
      Beijo,
      :o)

      Eliminar
  3. um bolinho lindo e com um interior ainda mais guloso.
    adoro erva-príncipe e tenho que experimentar em bolos.

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, fica muito bom com um toque delicado. Eu AMO erva-príncipe!
      Beijo,
      :o)

      Eliminar
  4. Nô,
    Tenho um pezinho de capim-limão só, mas de vez em quando rende umas folhas para me "agradar". Dá um toque especial aos pratos. Apenas um ingrediente e o sabor muda completamente, não é mesmo?
    Beijos transatlânticos!

    ResponderEliminar
  5. Adoro, Gina, mas não tenho aqui. Preciso encontrar uma mudinha e plantar em casa.
    Beijos recebidos e outros lusitanos devolvidos!
    ;o)

    ResponderEliminar
  6. Nô, amei essa receita!!
    A cozinha ficou com um cheirinhooo bommmm de casa de avó, amei.
    Obrigada querida. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, Bia!
      Adoro capim-limão e esse bolo ficou mesmo muito bom!
      Beijão,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.