segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ossobuco com tomates



Ossobuco é a canela do boi. Uma carne firme que precisa de muito tempo na panela. Como meu tempo é curto e não sou sócia da galp (companhia do gás) resolvi fazer o meu ossobuco na panela de pressão e encontrei uma ótima receita. Sim, eu sei que muitos dos meus queridos amigos que realmente entendem de cozinha vão achar isso um sacrilégio, mas a vida não tá pra deixar uma panela no fogo por 3 horas!



Ossobuco com Tomates
(adaptada desta receita)

2 ossobucos
1 cebola grande em rodelas
5 dentes de alho laminados
1 talo de aipo (salsão) picado
2 cenouras em meias rodelas
2 copos de vinho tinto
1 lata grande de tomates pelados amassados
Tomilho e oréganos frescos
Azeite de oliva
Sal
Pimenta

Na receita original o autor diz para amarrarmos o ossobuco com um barbante à volta, e que "Na verdade, eles soltam mesmo amarrados, mas a gente tenta!". E soltam mesmo, eu comprovei!
Tempere os ossobucos com sal e pimenta e coloque-os em uma panela com um fio de azeite, alguns minutos de cada lado para selar a carne.
Na panela de pressão, refogue a cebola e o alho em azeite. 
Junte o aipo e a cenoura, refogue mais um pouco.
Coloque os ossobucos sobre os legumes e junte o vinho.
Agora junte os tomates, o tomilho e o orégano.
Corrija o sal e a pimenta.
Tampe a panela de pressão e deixe em fogo baixo por 1 hora.
Depois deste tempo, deixe a pressão da panela sair.
Retire a tampa e deixe o molho apurar.

O mais comum é servir com polenta, mas eu servi com purê de batatas.


14 comentários:

  1. O meu marido gosta muito.
    Tem razão em fazer na panela de pressão,três é demais.
    Ficou com um aspecto delicioso
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu marido nunca tinha experimentado. Eu também nunca tinha encontrado ossobuco por aqui (não sou grande frequentadora de talhos). Ele adorou!
      Não dá pra ficar com grandes gastos, né São?
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  2. Uma refeição de aspecto bem aconchegante e caseiro, gosto tanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostamos de refeições reconfortantes por aqui, Luisa.
      Obrigada pelo contato!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  3. Fiquei com água na boca!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. nunca comi, pelo menos eu acho que não.
    realmente é mesmo muito tempo na panela assim torna-se bem mais rápido.
    Ficou com muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, se você gosta de carne de boi recomendo que experimente. A carne é saborosa e o tutâno (interior do osso) delicioso!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  5. Ao navegar pela net encontrei o seu blog, não li muito,mas gostei do que vi e li,espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
    Abraço fraterno.António.

    ResponderEliminar
  6. Hummm... a aparência ficou incrível, vou incluir essa receita no meu menu. Volto pra te contar :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, Suzana!
      Por favor, me desculpe pelo atraso na resposta. Não recebi notifcação de seu comentário e só hoje, passeando pelo blog para ver se estava tudo ok é que vi.
      Essa receita é muito boa, recomendo fortemente!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.