domingo, 20 de Setembro de 2009

Bolo de Côco


Esta receita de Bolo de Côco sempre esteve presente na minha vida. É uma receita muito conhecida e muito popular no Brasil. Era o bolo preferido do meu pai e seria impossível calcular quantas vezes ele foi preparado em nossa família.
Mas, este bolo tem uma história especial. Em 1979 eu estava cursando a 8ª série. 15 anos de idade, a vida era uma eterna festa! Ano de formatura. Decidimos fazer uma viagem, em vez de um baile. Fomos conhecer o Vale do Itajaí, entre outros lugares do Paraná e Santa Catarina.
Para arrecadarmos dinheiro para as despesas, formamos uma comissão de formatura e realizamos alguns eventos. Um desses eventos era a venda de bolos e salgados no recreio. A cada dia, dois de nós levava uma bandeja de "delícias" e oferecíamos aos outros alunos da escola, em troca de uma contribuição.

No primeiro dia que me calhou, pedi à minha mãe para fazer este bolo. Minha mãe, então, o preparou usando a maior fôrma de bolo que tínhamos. Cheguei toda feliz à escola. Eram 7 horas da manhã e a primeira pessoa que encontro foi a nossa Professora de Educação Física, a Romilda. Ela pediu para ver o que eu trazia, provou um pedaço do bolo e disse: "Pode deixar essa bandeja aqui, eu compro ela toda!". Fiquei maravilhada! Cheguei a sala de aula e contei o que havia acontecido, entregando o dinheiro para a nossa tesoureira. Conclusão: cada dia que calhava à mim eu levava esse bolo e todas as vezes a Romilda o comprava inteiro. E o dinheirinho dela ía certinho para o nosso cofrinho!
E isso foi há 30 anos! E parece que foi ontem!



"Bolo de Côco"

Para o bolo:

4 ovos
2 copos* (250ml) de açúcar
2 copos* (250ml) de farinha de trigo
1 col. (sopa) rasa de fermento em pó
1 copo (250ml) de leite fervente

Bata as claras em neve, junte as gemas uma a uma. Junte o açúcar e bata até formar bolhas. Adicione a farinha de trigo, o fermento e o leite, intercalando este com a farinha.
Coloque em assadeira grande, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 40 minutos, ou até que fazendo o teste do palito este saia limpo.

Para a calda:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca
1 vidro (200ml) de leite de côco

Misture todos os ingredientes muito bem.
Assim que o bolo sair do forno, corte-o em quadrados e, na própria forma, regue com a calda. Toda ela!

Cobertura:

150g de côco ralado

Polvilhe o côco ralado sobre o bolo com a calda.
Leve ao frigorífico de um dia para o outro. Este bolo deve ser servido muito frio!


Hoje vou dedicar esta receitinha à memória do meu pai, um homem maravilhoso que infelizmente nos deixou muito cedo, mas que nos ensinou muito!
E aos meus colegas da turma de 79 do Colégio João XXIII de Vila Prudente!

* Essa é uma receita antiga, usando como medida o "copo americano". Eu faço sempre usando a medida copo=250ml. Mas, procurando responder a uma dúvida que um(a) leitor(a) deixou aqui nos comentários do post, encontrei este link que dá a informação que o "copo americano"=190ml.
Fica aqui a informação e se alguém quiser experimentar com essa medida, depois me contem!