domingo, 20 de setembro de 2009

Bolo de Côco


Esta receita de Bolo de Côco sempre esteve presente na minha vida. É uma receita muito conhecida e muito popular no Brasil. Era o bolo preferido do meu pai e seria impossível calcular quantas vezes ele foi preparado em nossa família.
Mas, este bolo tem uma história especial. Em 1979 eu estava cursando a 8ª série. 15 anos de idade, a vida era uma eterna festa! Ano de formatura. Decidimos fazer uma viagem, em vez de um baile. Fomos conhecer o Vale do Itajaí, entre outros lugares do Paraná e Santa Catarina.
Para arrecadarmos dinheiro para as despesas, formamos uma comissão de formatura e realizamos alguns eventos. Um desses eventos era a venda de bolos e salgados no recreio. A cada dia, dois de nós levava uma bandeja de "delícias" e oferecíamos aos outros alunos da escola, em troca de uma contribuição.

No primeiro dia que me calhou, pedi à minha mãe para fazer este bolo. Minha mãe, então, o preparou usando a maior fôrma de bolo que tínhamos. Cheguei toda feliz à escola. Eram 7 horas da manhã e a primeira pessoa que encontro foi a nossa Professora de Educação Física, a Romilda. Ela pediu para ver o que eu trazia, provou um pedaço do bolo e disse: "Pode deixar essa bandeja aqui, eu compro ela toda!". Fiquei maravilhada! Cheguei a sala de aula e contei o que havia acontecido, entregando o dinheiro para a nossa tesoureira. Conclusão: cada dia que calhava à mim eu levava esse bolo e todas as vezes a Romilda o comprava inteiro. E o dinheirinho dela ía certinho para o nosso cofrinho!
E isso foi há 30 anos! E parece que foi ontem!



"Bolo de Côco"

Para o bolo:

4 ovos
2 copos* (250ml) de açúcar
2 copos* (250ml) de farinha de trigo
1 col. (sopa) rasa de fermento em pó
1 copo (250ml) de leite fervente

Bata as claras em neve, junte as gemas uma a uma. Junte o açúcar e bata até formar bolhas. Adicione a farinha de trigo, o fermento e o leite, intercalando este com a farinha.
Coloque em assadeira grande, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 40 minutos, ou até que fazendo o teste do palito este saia limpo.

Para a calda:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca
1 vidro (200ml) de leite de côco

Misture todos os ingredientes muito bem.
Assim que o bolo sair do forno, corte-o em quadrados e, na própria forma, regue com a calda. Toda ela!

Cobertura:

150g de côco ralado

Polvilhe o côco ralado sobre o bolo com a calda.
Leve ao frigorífico de um dia para o outro. Este bolo deve ser servido muito frio!


Hoje vou dedicar esta receitinha à memória do meu pai, um homem maravilhoso que infelizmente nos deixou muito cedo, mas que nos ensinou muito!
E aos meus colegas da turma de 79 do Colégio João XXIII de Vila Prudente!

* Essa é uma receita antiga, usando como medida o "copo americano". Eu faço sempre usando a medida copo=250ml. Mas, procurando responder a uma dúvida que um(a) leitor(a) deixou aqui nos comentários do post, encontrei este link que dá a informação que o "copo americano"=190ml.
Fica aqui a informação e se alguém quiser experimentar com essa medida, depois me contem!

123 comentários:

  1. Isabel S./Lisboa-Portugal20 de setembro de 2009 às 15:34

    Seu blog tem receitas MARAVILHOSAS!!! Parabens!!
    Mas esse Bolo de Côco....é nota 10+ !!
    Mais uma vez parabens e continue com excelente trabalho!!Sucesso!
    Bjs
    Isabel S./Lisboa-Portugal

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Isabel!
    Seja sempre bem-vinda!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Que bolo maravilhosa e, que história incrível da sua adolescência.
    Amei cada pedacinho desse Post.
    Esse bolo farei concerteza muito brevemente.
    Fabuloso. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Que delícia é muito parecido com o bolo 3 leites tb ...adorei com côco :* e ficou lindão

    ResponderEliminar
  5. Pudera, um bolo delicioso assim!!! E parece bem cremoso!

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolo de coco e este tem cá um aspecto! Vou fazer muito em breve e depois conto. Bjs. Suzel

    ResponderEliminar
  7. Nô, Seu bolo está lindo! Ele por acaso não se chama também "Toalha Felpuda"? é que uma vez comi um bolo com esse nome no Brasil e tinha mais ou menos o aspecto do seu... era tão bom que até hoje penso nele :)))

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de côco :) O teu bolo ficou uma delicia :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  9. Elisabete, é mesmo uma delícia quando deixamos a nossa memória voar! Faça sim, você vai gostar!

    Samma, é sim, muito parecido mesmo. Só que este usa o leite condensado no lugar do leite evaporado.

    M, a Romilda que o diga!!!

    Suzel, você não irá se arrepender! Conte sim!

    Carlota, esse é conhecido apenas por bolo de côco ou bolo gelado de côco. Eu tenho a receita do Bolo Toalha Felpuda, se quiser eu lhe mando por e-mail!

    Titó, eu também adoro côco! Gosto de usá-o em doces e salgados!

    Obrigada pelos comentários!
    Beijos à todas!

    ResponderEliminar
  10. Adorei este bolo!!!
    E ainda adorei mais toda história que está por trás dele!!!
    Beijinhos grandes e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Realmente, esse bolo faz sucesso por aqui hein! Na minha casa,também foi feito inumeras vezes! É delicioso! Suave da pra comer a metade dele facinho facinho! hahaha... Bjinhos minha linda!

    ResponderEliminar
  12. Não me admira que a professora tenha comprado sempre porque ele de facto tem um óptiiiiimo aspecto! E deve trazer tão boas recordações!!
    Acho que vou ter mesmo que fazer este! E eu adoro côco!!!!

    ResponderEliminar
  13. Cinha, todos nós temos boas histórias para contar!

    Paula, todo mundo já comeu este bolo, um dia! Faz parte da nossa história!

    Cuca, faça sim! É uma delícia!

    Smsn, é muito bom!

    Obrigadinha!
    Beijos à todas!

    ResponderEliminar
  14. Nô, tambem passei por isto, que fase boa!! adorei a sua receita. bjs

    ResponderEliminar
  15. Que bolo lindo!!! Deu água na boca!! Eu amo bolo de côco!
    Adorei a história também!
    Uma ótima semana para vc!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Angela, é maravilhoso podermos recordar, não é?

    Cynthia, esse bolo é muito simples e muito gostoso! Uma boa semana, também!

    Beijos às duas!

    ResponderEliminar
  17. Querida o teu bolo ficou 5 *****Amei de verdade és uma grande Mestra.Um beijinho...

    ResponderEliminar
  18. Nô, Você tem a receita do Toalha Felpuda? Quero sim!! Quero Muito!! :)))

    Beijinhos Gratos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  19. Obrigada pelo elogio, Natércia! Mas, na verdade, os mestres são os nossos ancestrais que inventaram estas delícias, que hoje preparamos e nos regalamos!

    Carlota, a receita já foi!!!

    Beijos às amigas!
    :o)

    ResponderEliminar
  20. Ummmm...ese bolo deve ser uma delicia! Vou tentar faze-lo.

    ResponderEliminar
  21. Faça sim, Gaby! É muito fácil e muuuuito gostoso!
    :o)

    ResponderEliminar
  22. Nô,
    Este bolo deve ser um pecado !!!
    E só não vou pecar agorinha, porque não tenho leite de coco em casa :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Huahuahua! adorei o comentário!
    Mãe carinho, você não vai se arrepender!
    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar
  24. O gostinho molhadinho e delicioso de coco desse bolo como você mesma mencionou eu já conheço, mas o sabor especial ficou por conta da linda história! A vida é mesmo assim ligeira, passa logo...Mas os pedaços bons esses sim, ficam açucarando a memória da gente...
    beijo

    ResponderEliminar
  25. oi-obrigada

    Sabe a que preço vendiamos umas qeijadinhas na minha escola de emfermagem,também para angariar fundos,isto em 1975?.2$50 o que equivaleria hoje a 12 centimos....bons tempos.

    ResponderEliminar
  26. Oi Nô, estou fazendo o bolo de coco, minha mãe está aqui e mostrei a receita, ela disse que tem saudades dos jantares na casa de sua mãe, e também saudades dos papos com seu pai, que segundo ela era muito inteligente e uma pessoa muito bacana.
    Meu genro viu sua receita e foi correndo comprar o coco que faltava pra fazer o bolo. Tomara que fique tão bom quanto o seu.
    Ofereço também meu bolo de coco, (sua receita) aos nossos pais. Como forma de agradecimento ao respeito e carinho que sua família sempre teve com minha mãe.
    Obrigado!
    Beijos!
    VIVA O COCO!

    ResponderEliminar
  27. Susi, sinto uma saudade enorme das visitas da sua mãe! De quando ela vinha a nossa casa e de quando íamos a casa dela. Sua mãe sempre foi uma fonte de inspiração para mim! Uma mulher forte, guerreira e de excelente humor!!!
    Devemos sempre fazer homenagens aos nossos pais, pois eles foram o nosso alicerce!!
    Um beijo grande e desfrutem do bolinho, como se eu estivesse aí!
    :o)

    ResponderEliminar
  28. Oi, alguns dias atras copiei essa receita e ontem resolvi fazer, pois meu filho me pediu um bolo gelado, e hoje fui comer, nossa é de comer rezando, é delicioso, obrigada por compartilhar conosco essa receita.
    beijos

    ResponderEliminar
  29. Olá!
    Pois esta receita é mesmo de arrasar! Acho que, as receitas de família são as mais interessantes!
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    :o)

    ResponderEliminar
  30. Comecei o dia pelo blog Miojo, que adoro, passei pelo Divã na Cozinha, qu também adoro, e te encontrei, amei, amei, suas fotos são lindas, e as receitas...hum... vou fazer o bolo de cocô hoje....
    Parabéns, sucesso, felicidades, tudo de bom.
    Um grande abraço, Antonia - Bahia -

    ResponderEliminar
  31. Nô fiz o bolinho.... Aiiiii que delícia :)
    Passa no meu blog para ver!
    Beijinhos Grandes e votos de um Feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  32. Maria Aparecida Burato Hiraoka15 de janeiro de 2010 às 14:59

    Olá tudo bem? Descobri seu blog hoje e coincidentemente ao ver essa receita, vi que você morou na Vila Prudente e eu trabalho aqui na Mooca, bem pertinho não é mesmo...
    Estou adorando seu blog, e já copiei a receita da torta cremosa de frango para fazer, depois lhe conto o resultado.
    Fique com Deus, beijos.

    ResponderEliminar
  33. Olá, Maria Aparecida!

    Seja sempre bem-vinda!
    Engraçadas as coincidências nas nossas vidas, não?!
    Além das que você citou, quando li seu comentário não pude deixar de notar no nome Burato, pois meu ex-cunhado é Buratto, e consequentemente meus sobrinhos também!
    Me conte o resultado, sim! Adoro saber!
    Obrigada!

    :o)

    ResponderEliminar
  34. olá noemia!
    Este bolo está com otimo aspecto.Eu ta,bém adoro cozinhar e, estou a ver que vou aprender algumas coisas contigo.
    muito obrigada por estas recitas

    ResponderEliminar
  35. Olá me emocionei com sua história,pois esse bolo tbm tem uma história pra mim.Meu pai adorava qnd eu fazia e levava pra ele num asilo onde estava internado,dizia q era um bolo bem docinho e eu chorava muito qnd ia embora e ñ podia levar meu pai comigo.Ele partiu pra sempre,e esse bolo me da muitas saudades dele! Bjs mari

    ResponderEliminar
  36. NOSSA COMO ESSE BOLO É MARAVILHOSO EU FIZ E ADOREI.E É MUITO LINDO LEMBRA DE UMA PESSOA ESPECIAL IGUAL A SEU PAI. BJS !!!

    ResponderEliminar
  37. Noemia seu blog é tudo de bom, tanto que me tornei seguidora, resolvi fazer esse bolo me deu água na boca.

    abraços,

    artesanatoslapaloma.blogspot.com

    ResponderEliminar
  38. Oi seu bolo é um Pave ou um bolo?

    ResponderEliminar
  39. Oi, Anônimo!
    É um bolo, muito popular no Brasil nos anos 70/80!
    Obrigada pela visita!
    :o)

    ResponderEliminar
  40. Vou fazer este bolo para tunha tia que fez 82 anos domingo passado e vou par de presente .....
    Eu tenho serteza que este bolo vai fazer o maior festa....

    ResponderEliminar
  41. Que bom! Espero que todos gostem, pois é um dos meus bolos favoritos!
    Parabéns para sua Tia! Que tenha muitos outros aniversários pela frente!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  42. Amiga! vc me deixou com àgua na boca.
    Vou faze-lo neste final de semana.
    Sucesso.Tenha um ótimo final de semana abençoado por DEUS.
    beijos.
    dalgiza@surfnet.com.br

    ResponderEliminar
  43. Olá, Dalgiza!
    Tenho certeza que você vai gostar!
    Depois me diga, ok?!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  44. Voce sabe Noemia acho que na nossa epoca esse bolo era mesmo muito famoso,minha mae dava o nome de AMELINHA,igual a maneira de fazer e tbm fiz nas quermeces de festa junina p/arrecadar p/formatura acho que por uns bons anos fizemos,e euzinha vou fazer tbm saudades!!!!!

    ResponderEliminar
  45. No sabado fiz este bolo mas digo não ficou como esperava,ficou um pouco duro penso que por ter mta farinha e o que é leite fervente!penso que será leite a ferver ,foi o que pus no bolo ,apesar de ser uma forma bem grande o bolo ficou mt alto.
    Agradeço que me responda ás minhas questões.

    ResponderEliminar
  46. SR. ou Sra. Anônimo:

    A receita em questão é uma receita tradicional e típica da América do Sul e do Brasil, com incontáveis anos. A receita está escrita em termos regionais e antigos, passados de geração em geração. A variação da qualidade dos ingredientes de região para região pode causar diferença no resultado final. Muitas pessoas seguem a receita e o resultado é o esperado. Algumas não têm o mesmo sucesso. Sugiro que experimente diminuir a medida de farinha, se acha que foi esse o problema. A culinária vive de testes!

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderEliminar
  47. Olá

    O bolo parece delicioso!
    Tenho uma dúvida em relação às quantidades de farinha e açucar. São 2 copos de(250 ml), ou seja 500 ml, certo?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  48. Olá, Anônimo(a)2!

    Como disse no comentário aí de cima, essa é uma receita antiga. O copo é o famoso "copo americano". Procurei na internet e encontrei esse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copo_americano

    Nele a informação dada é que o copo americano tem 190ml de capacidade.
    Vou acfrescentar essa informação ao post. Obrigada por colocar a sua dúvida!
    :o)

    ResponderEliminar
  49. eu adoreiiii muito delicioso tudo de bom...

    ResponderEliminar
  50. Hoje eu te achei copiei tua receita do bolo de coco em meu livro de receita que vai ficar para minha bela Ana Paula ñele registrei como Bolo de Coco da NÔ....vou já para cozinhar fazer ele vai ser o nosso lanche da tarde....Obrigada
    Maristela Foz do Iguaçu PR

    ResponderEliminar
  51. Querida Maristela, obrigada pela visita!
    Espero que você e sua família gostem tanto desta receita como nós aqui em casa!
    :o)

    ResponderEliminar
  52. Nô .. eu fiz o bolo mais não cresceu...:( ficou parecendo pizza, a unica coisa de diferente que eu fiz foi o leite que me esqueci que era quente, e coloquei farinha com fermento, também o que será que aconteceu??

    ResponderEliminar
  53. Olá, Lolla!

    Não sei lhe dizer o que correu mal, mas podemos especular.
    Você diz que usou a farinha com fermento, ok! Mas usou o fermento também??? Ou retirou ele da receita por já ter farinha com fermento?
    Sempre faço com o leite quente, pois foi assim que aprendi a fazer. Nunca usei o leite frio, por isso não sei se há influeência no resultado.
    Também pode acontecer do fermento da farinha ter perdido o efeito. Já aconteceu comigo.
    Por favor, responda as minhas perguntas pra ver se a gente descobre o que aconteceu, ok?
    Um abraço,
    :o)

    ResponderEliminar
  54. Só uma duvida...não precisa de manteiga(margarina) esse bolo???

    ResponderEliminar
  55. Olá, anônimo!

    Não, não leva manteiga.

    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  56. Mais uma receita dos deuses!
    Parabéns, minha querida Nô!
    Beijos, Márcia

    ResponderEliminar
  57. Olá tudo bem?
    Olha eu uma vez comi um bolo de coco igual esse, e nunca mais comi outro igual, e hoje fiz a sua receita e me trouxe o que eu procurava, a doce lembrança da minha infancia!
    Parabéns, mas tenho que fazer uma pergunta peço desculpa, mas esse bolo não leva mesmo manteiga??? o meu mucho é normal? mas fico assado e muuuuito fofinho e uma delicia todos aqui de casa adoro. so perguntei porque to curiosa tah? desculpa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara!
      Fico muito feliz que você tenha encontrado a receita que procurava!
      Pode perguntar o que quiser! Estou aqui para lhes mostrar receitas e tirar suas dúvidas!
      Essa receita é muito antiga e me foi passada desta forma, sem manteiga ou margarina. Sempre fiz assim e sempre deu certo, murchando um pouquinho, mas sem deixar de ficar fofo! Entretanto, se repetir a receita, pode colocar um pouco de margarina se quiser e ver se fica bom, ok?!
      Obrigada pelo comentário e seja sempre bem-vinda aos meus blogs!
      Beijos,

      Eliminar
  58. Nô, adoro sobremesas , bolos que tenham coco!!! e este tem um aspecto delicioso.Vou ter que fazer. Beijinhos linda
    Nanda Gonzalez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nanda, essa é a receita mais vista e mais "famosa" do blog!
      Uma das mais simples, mas com aquela simplicidade que arrebata a gente!!
      Sou suspeita, pois é um dos meus bolos favoritos de toda a minha vida, pois o saboreio desde criança!
      Espero que você goste tanto quento eu!
      :o)

      Eliminar
  59. Adorei esse bolo,,acabei de fazer,,tomara que fique igual...parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lamara!
      Espero que goste tanto quanto eu!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  60. Adorei a receita!! Acabei de fazer, está na geladeira , estamos tds aqui na espctativa rsrs bjaoo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ricardo!
      Espero que gostem, tanto quanto eu! Esse é um dos meus bolos preferidos!!!
      Obrigada e boa semana,
      :o)

      Eliminar
  61. Experimentei esta receita e é mesmo muito boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Xinda e Cia.
      Que bom que gostou! Essa receita é uma das minhas favoritas!
      Obrigada pela visita e seja sempre bem-vinda ao Blog da Nô!
      :o)

      Eliminar
  62. a calda não precisa levar ao fogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá..me chamo Mara,,o bolo está no forno..parece bem apetitoso esse seu..tomara q fique igual...rsss.....Muitoo obrigada por tirar minha dúvida..bjosss....

      Eliminar
    2. Olá, Mara!
      Espero que tenha gostado do resultado!
      Pergunte tudo que quiser! Ajudarei no que souber!
      Depois me diga se gostou, ok?!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  63. Acabei de fazer este bolo ficou divino!!!! amei muito facil de fazer ,quem vai adorar é meu esposo ,fiz pensando nele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, anônimo!
      Estas receitas antigas que passam de mãe pra filha são sempre boas!
      E, quando se faz com amor, o resultado ainda é melhor!
      Um beijo,
      :o)

      Eliminar
  64. Fiz o bolo e gostei muito, é uma receita simples de fazer... e deliciosa...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Milena!
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Sou suspeita em falar, porque AMO este bolo!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  65. Oi No, tudo bem, moro na frança e domingo farei este bolo para aniver do marido hehehe como nunca fiz vou seguir a receita a risca, pra nao errar, farei 2 bolos deste, virao 30 pessoas so da familia e mais uns amigos, uma duvida, a forma grande qual o tamanho apropriado, aro, ??? e o açucar me deixou na duvida, pois meio kilo de açucar e doce mesmo ne rsrs, se vc puder me responder agradeço de coraçao, pois vc e muito fofa, so de ver os comentarios e as respostas e o que sinto, bjs

    ResponderEliminar
  66. Antes de mais, obrigada pela visita, pelo comentário e pelo fofa!!! Amei!
    Agora, as suas dúvidas: Esse bolo da foto eu fiz numa forma de fundo falso de 25cm de diâmetro. Ficou alto e fofo. Essa é uma receita muito antiga, minha mãe fazia numa forma tradicional, redonda de 30cm, ficava muito bom também.
    Dois copos de açúcar, de 250ml de capacidade, são aproximadamente 400gr de açúcar. Pode diminuir para 300g que fica bom na mesma.
    Espero que vocês gostem deste bolo tanto quanto eu e minha família! Ele nunca me desapontou!
    Aproveito para deixar um feliz aniversário para seu marido!
    Um grande beijo e, se puder, depois me diga se gostou do bolo, ok?!
    Seja sempre bem-vinda aqui no Blog da Nô!
    Beijocas,
    :o)

    ResponderEliminar
  67. Oi No, voltei aqui so para te falar do sucesso do bolo, ficou perfeito, maravilhoso, so reduzi o açucar mesmo, mas ficou excelente, todos amaram rsrsrs, gosto muito de fazer coisas diferentes e receitas brasileiras, assim meu marido, familia e amigos franceses conhecem um pouco de nos, e de nossas guloseimas rsrs, fiz 3 bolos, sou meia exagerada, prefiro que sobre do que falte, bom sou de familia gde e a familia do marido tbem e gde, assim todos saboreiam a vontade, so posso te agradecer por compartilhar suas receitas deliciosas, estarei sempre visitando seu blog e me deliciando com suas receitas, e obrigada por felicitar meu marido, como dizem os franceses, merci beaucoup, e sucessos sempre no seu blog, tudo de bom p vc e sua familia
    bjs gdes

    Denise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Fiquei muito feliz em saber que vocês gostaram!
      Mas, por favor, três bolos??? Se eu fizer três, como três!!!
      Hahaha, brincadeira à parte, esse bolo convida a mais uma fatia, por isso, acho bem que tenha feito três!
      Sou eu quem agradece por seu carinho!
      Beijocas cheias de carinho,
      :o)

      Eliminar
  68. Oi, Nô! meu nome é Cláudia e sou nutricionista. Gosto muito de receitas e, nas minhas "vasculhadas" em busca de novidades encontrei seu blog e fiquei encantada com a receita do bolo de coco e pretendo fazê-lo. Estou em dúvida sobre o momento certo de colocar o fermento. Devo colocá-lo antes ou depois do leite quente? isso pode alterar o crescimento do bolo? para mim não ficou muito claro, pois na receita está "adicione a farinha de trigo, o fermento e o leite, intercalando este com a farinha".
    Parabéns pelo blog. Ele é uma delícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cláudia!
      Muito obrigada por sua visita e pelas palavras carinhosas!
      Essa é daquelas receitas muito antigas, que vão passando de pessoa a pessoa e cada uma "escreve" a receita do seu jeito. Eu transcrevi como me foi passada. Mas, o que eu sempre faço é misturar o fermento à farinha e depois vou intercalando essa mistura com o leite. Sempre deu certo! Acho que se nos basearmos no princípio das farinhas com fermento, isso não faz mal! Porém, se você se sentir mais segura, coloque o fermento no final. Acredito que não altere o resultado!
      Espero que você faça e goste tanto como nós aqui em casa! E depois me diga se gostou, ok!?
      Seja sempre bem-vinda ao Blog da Nô!!!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  69. Muito agradecida pela atenção. Essa receita fará parte do meu natal em família. Pretendo impressionar rsr. Não esquecerei de citar seu blog aos interessados. Um abração e boas festas.

    Cláudia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia!
      Também estou pensando em fazer um para o natal. Meu marido adora e eu também! Apesar de aqui estar muito frio, acho que vale a pena!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  71. Boa tarde, este bolo esta com uma cara otima, so uma curiosidade ele não leva mesmo margarina ou manteiga? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Prih!
      Esta receita não leva gordura além das gemas dos ovos, nem manteiga, nem margarina.
      Como é um bolo bastante molhadinho, desabaria se tivesse mais gordura.
      Obrigada pela visita e seja sempre bem-vinda ao Blog da Nô!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
    2. muito bom, vou ja esperimentar..muito obrigada..bjs

      Eliminar
  72. Olá..já fiz este bolo duas vezes, todos gostaram demais.
    Hoje resolvi fazer pela terceira vez, e não coloquei o fermento (esqueci). O resultado foi surpreendente, pq ficou ótimo e fofinho assim mesmo, será o leite fervente? De qualquer maneira, este bolo não sai mais do cardápio!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Liliane!
      A culinária é uma ciência, e quantos enganos ou esquecimentos, em tantas outras, nos deram ótimas descobertas?
      Fico feliz que tenha feito esta descoberta! Vou experimentar!
      Obrigada pela dica!!!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  73. Nossa, fiz este bolo e foi sucesso total! Só dei uma diminuida leve na quantidade de açucar pois prefiro assim... Mas parabéns! Jóia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sra. Cedraz!
      As receitas são mesmo assim, devemos adaptá-las à nossa vontade!
      Obrigada pela visita e comentário!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  74. oii,quero muito fazer esse bolo.. mais tenho uma duvida, eu devo por 500 ml de acucar e farinha de trigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bianca!
      A receita é assim. Eu já a faço há muitos anos e sempre dá certo. Porém, sei de muitas meninas que pegaram a receita aqui e diminuíram a quantidade de açúcar, sem causar nenhuma mudança no resultado final. Por isso, acredito que você possa diminuir a quantidade de açúcar sem problemas.
      Obrigada pelo comentário,
      :o)

      Eliminar
  75. Realmente este bolo é SENSACIONAL! Impossível resistir!

    ResponderEliminar
  76. Esse leite fervente, é o que? deixar o leite ferver? Isso? rs
    e não vai coco na massa? Quero fazer :)
    adoorei, vou fazer e venho falar..
    e a calda, fura o bolo com o garfo e joga, pode ser ne? rs
    beijos e parabens

    ResponderEliminar
  77. Raquel, por favor, leia a receita com atenção. Está tudo lá.
    Obrigada pela visita!
    :o)

    ResponderEliminar
  78. Noemia, amei seu blog e suas receitas! Há tempos procurava um bolo de coco gelado bem gostoso, daqueles com gostinho de infância, e agora posso dizer que encontrei!! Fizemos aqui em casa e adoramos! Eu, meu marido e meu filho comemos todo o bolo em 02 dias, não conseguimos resistir!
    Obrigada por nos presentear com tantas receitas maravilhosas!
    Marina/Belo Horizonte - MG - Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marina!
      Fico muito feliz que tenham gostado!
      Obrigada por seu comentário e seja sempre bem-vinda ao Blog da Nô!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  79. Olá Noenia, gosto desse nome pois é o nome da minha melhor amiga de infância e hj em dia de uma tia muito querida!! Mas estou aqui para lhe contar que fiz sua receita e achei maravilhosa. Obrigado por dividir com todos essa preciosidade. Bjs
    Cilene
    http://cilenefaedo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  80. Olá, Cilene!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Obrigada pela visita e seja sempre bem-vinda!
    Eu também tive uma amiga de infância chamada Cilene! Que coincidência!
    Beijos,
    :o)

    ResponderEliminar
  81. vo fazer para o anivercario do meu pai

    ResponderEliminar
  82. pode crer esse bolo deve ta uma delicia

    ResponderEliminar
  83. Olá, foi a primeira vez que entrei no seu blog. E acabei de fazer a receita deste bolo, simplesmente, maravilhoso!!!!! Amei, e minha familia vai amar! Bjus

    ResponderEliminar
  84. Bom dia,
    Tentei fazer o bolo, mas vai de repente fiquei confuso, pois não estou a ver o que é uma lata de leite de vaca. Agradeço a ajuda.
    Rogério Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Roma Guero, obrigada por seu comentário.
      Use a lata de leite condensado, das pequenas como as da Nestlé, para medir o leite de vaca.
      Obrigada,
      :o)

      Eliminar
  85. A primeira tentativa saiu meio furada, por causa do fermento. Na segunda vai sair melhor de certeza. Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  86. Ola! Queria muito fazer esse bolo. Tenho um copo americano em casa e, quando fui medir, deu 190ml e nao 250ml. O que voce sugere? Que eu encontre um copo que caiba 250ml de agua e use como o padrao da receita ou uso aquele copo americano de 190ml mesmo? Me falaram que o copo de requeijao tem 250 ml.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário.
      Respondendo suas perguntas, como digo no post, o copo americano tem 190ml. Eu uso sempre o copo de requeijão de 250ml, mas se você quiser usar o de 190ml acho que não há problema.
      Até mais,
      :o)

      Eliminar
  87. Finalmente consegui agradecer-lhe a partilha da receita. Como esperava da segunda ficou bem melhor e já faz sucesso entre os pequenos e entre os grandes também. Obrigado
    Rogério

    ResponderEliminar
  88. Olá, Rogério!
    Que bom que gostou e fez sucesso! Aqui em casa é sempre assim!
    Obrigada por me contar!
    :o)

    ResponderEliminar
  89. Oie!
    será que dá pra fazer essa receita e forrar a forma com biscoito maizena?
    http://chefreceitas.blogspot.com.br/2011/07/torta-de-coco.html tipo essa aqui?
    amei esse bolo mas ando com vontade de colocar a bolacha junto, será que pode dar certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Paola!
      Olha, nunca fiz assim como você sugere, mas se você sente que pode ficar bom, experimente!
      Entretanto, como é um bolo, se você forrar a forma com as bolachas, colocar a massa do bolo por cima e levar ao forno é muito provável que as bolachas "subam" e fiquem entranhadas na massa do bolo.
      Se você fizer com as bolachas, depois me diga como correu!
      Beijo,
      :o)

      Eliminar
  90. Saberia me dizer se os pedaços desse bolo podem ser congelados?
    Ps: Já fiz esse bolo uma dezena de vezes, é o preferido de minha família.. Delicioso, perfeito!!
    Obrigada,
    Va

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, Va!
      Obrigada por seu comentário e, por favor, me desculpe pela demora em responder. Não sei por qual motivo as notificações não estão chegando até mim. Enfim, antes tarde que nunca!
      Também é o favorito aqui em casa!
      Nunca congelei, não osso garantir que fique bom. Mas, para a próxima vez que o fizer vou congelar alguns pedaços para testar. Obrigada pela ideia!
      Beijo,
      :o)

      Eliminar
  91. Me dio grandes membrillos, y la receta que yo no soy feliz, me siento muy en juego! gracias de antemano
    Abordo un buena receta que ya ocupó un sitio como este
    Recette couscous
    couscous marocain
    modele cuisine
    Couscous recipe
    Recette cookies
    Recette crepe
    gateau au yaourt

    ResponderEliminar
  92. Ola No, quero agradecer ao maravilhoso bolo que agora faz parte do nosso cardapio...delicioso, facil de fazer e marcante, como sua historia...mas gostaria de saber se caso quisesse fazer com chocolate, quanto de cacau poderia adicionar ?? gostaria de testar essa variacao...posso tambem tentar com suco de laranja ?? obrigada por nos ajudar em alegrar toda familia...bjs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anônimo(a)!
      Obrigada pelo comentário.
      Este bolo é o nosso favorito e a receita é muito antiga, uma maravilha!
      Nunca experimentei com chocolate, mas gostei da ideia e vou experimentar. Quando o fizer, juntarei umas 3 ou 4 colheres de chocolate em pó e 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio na massa. Para a cobertura, chocolate em pó 2 a 3 col. (sopa) e salpicar com chocolate granulado.
      O de laranja eu tenho uma versão no blog. Veja aqui: http://noemiamartins.blogspot.pt/2009/11/bolo-de-laranja-molhadinho.html
      Beijão,
      :o)

      Eliminar
    2. Ola Noemia, muito obrigada pela informacao, vou testar ... mas me veio outra duvida, seria aconselhavel acrescentar o bicarbonato de sodio ?? qual diferenca faz ?? pensei em acrescentar o cacau somente (talvez umas 2 colheres), sera qua nao ficaria bom ??

      Eliminar
    3. Olá!
      O bicarbonato de sódio deve ser acrescentado em qualquer bolo de chocolate. É ele que deixa o bolo bem escurinho!
      :o)

      Eliminar
  93. adorei, guria que bolo!!!!!!
    estava procurando um bolo neste estilo ha muito tempo, fiz e deu certo eh muito bom, parabens!!!!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.