segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma pausa por bons motivos!


Há pessoas que fazem parte da nossa vida. Pais, irmãos, parentes. Mas ainda melhor quando são os amigos! Pois os amigos são conquistados pela empatia!
Minha amiga Magda e eu nos conhecemos há mais de quarenta anos e somos muito próximas, apesar da distância entre nós, apesar de nos falarmos quando o tempo permite.
A Magda vem passar uns dias aqui em casa! E durante alguns dias não aparecerei por aqui! Vamos passear muito, tirar muitas fotos, colocar a conversa em dia! Vai ser muito bom!
E, para receber a minha amiga fiz um Bolo Floresta Negra, pois ela adora chocolate e cerejas!


"Torta Floresta Negra"
(esta é a minha versão)

Bolo:

1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo com fermento
1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 xíc. (chá) de cacau em pó
1/2 xíc. (chá) de chocolate em pó
1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
4 ovos grandes
1/4 de xíc. (chá) de óleo de girassol
1/4 de xíc. (chá) de leite

Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture-os bem.
Noutra tigela, misture bem os ovos, o óleo e o leite.
Junte os líquidos aos secos e misture tudo muito bem, até estarem todos os ingredientes bem incorporados.
Coloque em forma de fundo removível (usei de 23 cm) untada e leve ao forno pré-aquecido em 180º até que enfiando um palito ao centro este saia limpo.
Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
Depois de frio, corte-o em 3 discos e reserve-os.

Cerejas:

1 xíc. (chá) de cerejas frescas sem caroços
1/4 de xíc. (chá) de açúcar
2 col. (sopa) de rum branco (usei rum pois não tenho kirsch em casa)

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, até o açúcar estar derretido. Reserve.
Depois de frio, coloque as cerejas numa peneira para separá-las do líquido. Reserve os dois.

Chantilly:

500g de crem de leite fresco/natas frescas
4 col. (sopa) de açúcar

Junte os ingredientes e bata até atingir o ponto de chantilly. Reserve.


Montagem:

Chocolate ao leite ralado
Cerejas frescas

Num prato de servir coloque um disco de bolo e molhe-o com 1/3 do líquido das cerejas. Cubra com 1/3 do chantilly. Salpique metade das cerejas.
Repita a operação e use o último disco como última camada.
Cubra este último disco com o restante do chantilly e polvilhe com o chocolate ralado.
Faça rosas com o chantilly e coloque cerejas frescas ou pedacinhos de chocolate nelas.
Sirva muito frio.

20 comentários:

  1. Un pastel delicioso y muy bonito. Feliz verano y feliz día!

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo ela vai adorar, pois quem não gostaria!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Uma maneira deliciosa de dar a boas-vindas a alguém tão especial!
    Aproveitem bastante.

    ResponderEliminar
  4. Há tanto tempo que ando para fazer esse bolo.
    O seu ficou com um aspecto delicioso.
    Beijinho e aproveite a companhia da sua amiga

    ResponderEliminar
  5. FICOU LINDO O SEU BOLO,APOSTO QUE A SUA AMIGA VAI ADORAR.
    DIVIRTAM-SE MUITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. ficou maravilhoso!!sei que ela amou!!!!eu amei...bjus

    ResponderEliminar
  7. Foi-se embora mas deixou-nos muito bem acompanhados... Este bolo chama por mim!
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha Nô... estás de parabéns e a tua amiga também... :-)

    Bjokas e boa semana :-D

    ResponderEliminar
  9. Aproveite a companhia da sua querida amiga! Amizades valem ouro.
    Adorei o bolo, ficou lindo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. q delicia!!!!

    torta linda...quero um pedaço!hahaha

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. no esta uma maravilha. esta uma tentaçao para mim.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto delicioso :) sou desde já tua seguidora visita.me em cafenoirpatisserie.blogspot.com :D

    ResponderEliminar
  13. Oi, Nô,

    É tão bom ter uma amiga assim, de muito tempo. Já vi que vocês duas terão muitas conversas e diversões, nos próximos dias, rsrs. Por coincidência eu estive pensando muito em fazer um floresta negra, para dar de presente, nesses últimos dias. Gosto deste bolo porque ele é simultaneamente semples e sofisticado, não é verdade? O seu ficou lindo demais!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Isso aconteceu comigo há poucos meses, quando recebi uma amiga e fiz exatamente isso, passeamos e "papeamos" muito.
    Aproveite bem!

    ResponderEliminar
  15. Ficou lindo, Nô! Nunca fiz este bolo, mas dá mesmo vontade de experimentar :-)
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  16. Amei o blog e já estou por aqui. Que delícia de bolo. Qdo eu conseguir visualizar os seguidores já vou te seguir. Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Bolo de um digno proficional! Fantastico e parabens! bjks

    ResponderEliminar
  18. O bolo ficou lindo!! Excelente para receber uma amiga tão especial! Aproveitem o tempo ao máximo!
    Agora as cerejas... eu ando louca à procura delas e acho que já não vou encontrar mais este ano... onde encontráste essas Nô???
    Beijinhos e divirtam-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Marina!

      Acho que já não encontramos cerejas. Este bolo eu fiz há dois anos. Resolvi relembra-lo porque todo mundo anda seguindo a moda dos naked cakes e eles já existem há muito tempo.
      No entanto, vi mirtilos, amoras e framboesas lindas no Lidl. Vale a pena adaptar e usar outras frutas!
      Beijocas,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.