sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bolo de Laranja "Molhadinho"


Hoje temos aqui mais um bolinho! E daqueles de receita de muuuitos anos!
Este bolo é muito simples, mas causa um certo efeito! A única exigência é que as laranjas estejam sumarentas e doces!


Este é um bolo com uma massa muito fofa e não muito doce.


Pode ser embrulhado, para aquela festinha no escritório ou na escola.


"Bolo de Laranja 'Molhadinho'"

2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de açúcar
3 ovos
1 col. (sopa) de fermento em pó
1/2 xíc. (chá) de sumo de laranja, coado
1/2 xíc. (chá) de azeite

Misture todos os ingredientes, mexendo bem, sem necessidade de bater. Mas, se quiser usar a batedeira não há problema! Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido em 200º, até que enfiando o palito, este saia limpo (mais ou menos 30 minutos). Assim que o bolo sair do forno, corte-o em quadrados na própria forma e deite sobre ele a calda.

Calda:

1 xíc. (chá) de sumo de laranja, coado (usei o sumo de 3 laranjas muito sumarentas)
1/2 lata de leite condensado

Sendo a laranja uma fruta cítrica, faz com que o leite condensado espesse, quando misturados. Por isso, prepare o bolo como descrito acima e assim que misturar o leite condensado com a laranja, deite sobre ele, rapidamente. Pode colocar a faca nos cortes e abrir um pouquinho, para a calda penetrar bem.

Cubra com papel alumínio e leve ao frigorífico de um dia para o outro. Desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.


Se quiser, pode usar a calda com o sumo de laranja e açúcar, também fica muito bom!

23 comentários:

  1. Esse bolinho deu água na boca! Meu marido ama bolo de laranja! Por enquanto a dieta não permite, mas logo poderei fazer!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi No, quando acho um bolo molhadinho me ato a testar, adoro bolos molhadinhos!!! Receita anotada. Quero provar. Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  3. Amo bolo de laranja! Adorei a receita e vou fazê-la.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Nossa, esse bolo esta muito fofo, e essa calda que tu fez deve ser muito gostosa. Eu polvilharia com coco ralado hidratado no leite que também deve fcar muito bom. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que rico bolinho, gosto muito de tudo que leve laranja e este bolo já o anotei para fazer
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Que delicía.
    Gosto de bolos húmidos.
    Esse ficou muito do meu agrado.
    Irresistível.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Nô, que bolo óptimo!!! Fica com óptimo aspecto!! Super húmido e fofo!
    Beijos*

    ResponderEliminar
  8. Este também vou fazer!! e é ja este fim de semana!que bom aspecto que tem!!

    Só uma dúvida, posso substituir o leite condensado por alguma outra coisa?

    ResponderEliminar
  9. Delicioso com certeza...da vontade de correr pra cozinha!

    ResponderEliminar
  10. Nô,
    Esse bolo me fez salivar!!
    As fotos estão muito apetitosas, dá vontade de correr pra cozinha pra fazê-lo! Eu tenho umas três boas receitas de bolo de laranja, mas a sua será testada brevemente, pois parece muito simples e boa!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Tati, ver estas coisas na dieta é torturante, né?!

    Carol, eu também adoro! Tenho uma coleção de receitas deles. Aos poucos vou postando!

    Fabiana, esta receita eu a tenho a pelo menos uns 35 anos! Dá sempre certo!

    Suely, pode colocar o que quiser! As boas receitas são aquelas que adaptamos ao nosso paladar, né?!

    Tia Adelaide, é um bolinho ótimo para festinhas rápidas!

    Autora do Blog, eu também adoro bolos molhadinhos!

    Cuca, ele é mesmo muito fofo e não muito doce, uma delícia!

    Doc, pode substituir o leite condensado pelo sumo de laranja adoçado com açúcar. Pode, também, acrescentar um pouco de alguma bebida alcoólica, como vodka ou licores. Mas apenas para adultos, ok??!!

    Renata, então corra que não se arrepende!

    Marly, esta eu faço há muitos anos, e já experimentei outras. Mas acabo sempre voltando a esta!

    Obrigada à todos pelos comentários!

    Beijos!

    :o)

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha de bolo e que linda a decoração de Natal do blog ;)
    Bjs,
    Madalena

    ResponderEliminar
  13. Bolo maravilhoso e concerteza super gostoso. Estou a imaginar um pedaço desse bolo na boca, qual despertar de sentidos, deve desfazer-se de tão delicoso.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  14. Olá,

    Tem no meu blog um questionário/desafio para você participar.

    Bjs

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Nô, tô babando aqui! hahahahaha
    Que bolo espetacular!!!!!
    Parabéns!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Que bela fatia, adoro bolos de laranja, são deliciosos.

    ResponderEliminar
  17. Que delicia de bolo, amo bolo de laranja e molhadinho então, affff... Maravilhoso! Adorei Nô! Bjokas

    ResponderEliminar
  18. No, fiz ontem a torta de ricota, ficou uma delicia mas o aspecto nao ficou iguala sua,acho que nao me acertei ainda com meu novo forno,mas meu marido adorou..
    bj

    ResponderEliminar
  19. Como assim: não precisa bater??? Amei! Vou fazer em breve!

    ResponderEliminar
  20. Olá!

    Eu só queria dizer que seu blog é lindo! Já adicionei nos meus favoritos !

    Com carinho
    Cátia MIlhomens

    ResponderEliminar
  21. Obrigada, Madalena!

    Elisabete, é mesmo muito saboroso!

    A Autora do Blog, obrigada, deixarei um recadinho lá!

    Obrigada, Thais!

    Isabelocas, a laranja fica bem em muitos pratos, não é?! Eu adoro!

    Paula, eu também sou maluca por bolos molhadinhos!

    Susi, que bom saber que você fez a torta de ricota! Eu também ainda não estou em harmonia com meu forno!!! Mas o tempo vai nos deixar íntimos!

    Talita, é isso mesmo. Esta é a minha receita de bolo favorita, por isso mesmo!!!

    Cátia, muito obrigada pelo comentário! Seja sempre bem-vinda!

    Obrigada à todos pelos comentários!
    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar
  22. OIOIOI!!!! EU FIZ E ADOREI FICA MESMO MOLHADINHO É TAMBÉM MUITO RÁPIDO.BJS !!!!

    ResponderEliminar
  23. Tirei do forno neste momento e não resisti, provei quente! hehehehe! Muiiiiitttoooo bommmm!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.