sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bolo de Aniversário da Minha Amiga Mena, Versão 2010!


O Natal está chegando e os dias estão ficando curtos! Correr para conseguir preparar tudo o que eu inventei de fazer para alguns amigos. Porque eu acho que as prendas feitas por nós, por mais simples que sejam, tem um valor especial! Dá trabalho, é correr o dia todo, mas é tão bom!
Por isso não sobra tempo para mais nada, mas eu preciso postar hoje! Porque esse post é uma homenagem à minha amiga Mena, que ontem fez aniversário! Houve festa! Oba! E toda festa de aniversário tem de ter um bolo!
E para falar do bolo, eu tenho de começar um pouco antes da sua preparação.
Vocês sabem o que é um "bicho teimoso da muléstia"? Bem, essa é uma personagem que eu conheço bem! Vejo coisas e preciso fazê-las! O "bicho teimoso da muléstia" toma conta do meu cérebro, e eu só penso nessas coisas!
Foi o que aconteceu quando eu vi esse bolo da nossa querida amiga Marly! E, não bastasse uma vez, ele apareceu no meu caminho uma outra vez! Talvez um sinal, para que eu não deixasse escapar a ocasião! Por isso, esse foi o escolhido para o aniversário da Mena, com algumas adaptações!
Escolhido o sabor do bolo, restava a decoração. Que também vem de uma possessão do tal "bicho", desde que vi esse post de um blog que eu acompanho há muito tempo, o I am Baker da Amanda. Colocavam-se aqui dois entraves. Primeiro, há anos que eu não uso um saco de confeitar e as minhas mãos estão um tanto enferrujadas! Segundo, na hora de confeitar o bolo dei por falta do meu bico de pétala! Deve ter-se extraviado em alguma das nossas mudanças de casa e eu nem dei por isso. Daí que, como o "bicho teimoso da muléstia" não perdoa, fiz a decoração com um bico de folha!
O importante é que todos ficaram contentes! A Mena e a sua família e amigos, eu e o "bicho teimoso da muléstia"!


"Bolo Piña Colada"

Para o recheio:

500g de chocolate branco, picado
200g de creme de leite fresco/natas frescas
500g de abacaxi em calda, picado (reserve a calda para molhar o bolo, juntamente com uma col. (chá) de rum)
100g de coco ralado
2 col. (sopa) de rum

Junte o chocolate, o creme de leite/natas e o rum em uma tigela e leve ao microondas, em potência média, por 2 minutos.
Retire do microondas e misture bem, até obter uma massa lisa, sem grumos.
Deixe amornar.
Junte o abacaxi bem picado e o coco ralado.
Misture bem e leve ao frigorífico por umas 3 horas.

Para o bolo:

2 xíc. (chá) de farinha de trigo para bolos (com fermento)
2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
4 ovos grandes
250g de iogurte natural

Misture todos os ingredientes secos numa tigela. Reserve.
Noutra tigela, misture muito bem os ingredientes restantes.
Junte as duas misturas até obter uma massa lisa.
Leve para assar em forma untada. Eu usei uma forma de 25cm untada com o Spray de Untar.
Forno pré-aquecido em 180º, por uns 35/40 minutos.

Para a cobertura:

400g de creme de leite fresco/natas frescas
3 col. (sopa) de açúcar de confeiteiro/em pó
1 col. (sopa) de essência de coco

Junte os três ingredientes e bata até o ponto de chantilly.


Montagem:

Depois do bolo assado e frio, corte-o ao meio e coloque um disco na forma onde foi assado. Molhe com parte da calda do abacaxi e rum. Coloque o recheio e sobre esse o outro disco e molhe com a calda de abacaxi e rum. Leve ao frigorífico por umas duas horas.
Desenforme o bolo novamente e passe uma espátula para uniformizar a superfície, na região do recheio. Também com uma espátula, distribua uma camada de chantilly por todo o bolo.
Com o saco de confeiteiro e o bico de pétala, no meu caso foi folha, faça zig-zag verticalmente nas laterais do bolo. Na parte de cima, faça o mesmo zig-zag circulando o bolo, de fora para dentro.

19 comentários:

  1. Oi meu anjo, mencionei esta receita no blog Oficina com os devidos créditos. Esta receita é divina! Beijos =)))

    ResponderEliminar
  2. Oii!!

    Lindo Lindo Lindo seu boloo! Vou adicioná-lo na minha lista de receitas!

    Super beijo e um ótimo final de semana :-)

    ResponderEliminar
  3. Com certeza, a amiga Mena ficou muito feliz, o bolo ficou lindo!
    Adorei o "bicho teimoso da muléstia"...rs!
    Por muitas vezes sou assim também!
    O que importa é a intenção, e a sua foi muito carinhosa!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo o seu bolinho.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  5. QUEM ME DERA SER A AMIGA MENA, ESSE BOLO ENCHEU-ME AS MEDIDAS, FICOU SUPER LINDO...ADOREI.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. que maravilha de receita!!!tô levando..pois amei..ando sem ideia para as festas de final de ano!!!!parabens a sua amiga e a você tambem..bjus

    ResponderEliminar
  7. Una tarta deliciosa está muy bonita tan blanca.
    Besitos,

    Suny

    ResponderEliminar
  8. menina que vontade de passar o dedo nesse bolo e lamber,hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    parabéns a amiga e à vc.
    soninha

    ResponderEliminar
  9. Nô!
    Que delícia de bolo.
    Parabéns a você pela arte e sua amiga pelo aniversário.
    Também pretendo fazer um bolo com esse recheio no final do mês para o almoço em família.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Deve ser bom ter você por amiga ;))
    Lindo bolo mesmo com a falta do bico.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. hola vengo de visita y me encuentro con esta tarta ummmmmmmm, te sigo desde y, te invito un pastel en mi blog dulce, besos

    ResponderEliminar
  12. Oi, Nô,

    Só entrei na Internet agora porque no PC do meu marido (encontrado ligado ociosamente) a página do Google estava 'piscando' pra mim, rsrs. Então resolvi dar uma espiada no blog e assim cheguei aqui, rsrs.
    Menina, mas que bolo, você é muito talentosa para este tipo de trabalho! Eu também quero fazer um bolo com esta decoração, desde que a vi numa revista da Martha Stewart. O seu ficou lindíssimo, ô amiga sortuda, essa sua, rsrs.
    Espero que o sabor tenha realmente agradado pois aqui ele sempre agrada.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. nossa no que bolo magnigico
    esta mesmo a chha,ar para uma trinca
    parabens.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ficou divino, a falta do bico não fez a menor falta.parabéns para vc e para a amiga.bjs

    ResponderEliminar
  15. Nossa Senhora, que bolo lindo Nô! Eu amo pinã colada, esse bolo deve ter ficado dos Deuses, amei! Bjokas

    ResponderEliminar
  16. Amo bolo de abacaxi e coco e este seu está lindo de ver e com certeza uma delícia, também!

    Tenha um final de semana abençoado.
    Abraço,
    Talita Cristina

    ResponderEliminar
  17. A DECORACÃO FICOU MUITO LINDA PARABENS

    ResponderEliminar
  18. Um bolo que só agora conheci .... adorei!
    Que delicia, parabéns e que bela (doce e tentadora) partilha! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Clauds!
      Peço imensa desculpa por responder só agora, mas às vezes o tempo é muito curtinho para tudo o que temos de fazer.
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.