sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Melhor Bolo De Chocolate Que Já Comi!


Sou uma colecionadora compulsiva de receitas de bolo de chocolate! E, no meu passeio pelos blogs, sempre me deparava com uma receita de bolo de chocolate com cerveja Guinness. Muito atrativo para mim, pois eu sou grande fã da cerveja! Mas, dentre todas as receitas que vi essa receita do site da Gizzi me deixou apaixonada. Se o meu bolo ficasse semelhante ao do site eu já ficava satisfeita! Mas ficou igual! Lindo, absurdamente negro, intenso!!! Recomendo a receita, pois me surpreendeu!


"Chocolate Guinness Cake"
(receita adaptada do site Gizzi Erskine)

250ml de Guinness (se não tiver essa cerveja, use qualquer outra cerveja preta)
250g de manteiga sem sal
100g de chocolate 70% picado
35g de cacau em pó
400g de açúcar refinado
1 iogurte natural (125g) (usei grego)
2 ovos em temperatura ambiente
1 col. (sopa) de extrato de baunilha (usei essência)
275g de farinha de trigo
2 e 1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio

Pré-aqueça o forno em 180º. Unte uma forma de 23cm de fundo removível e forre-a com papel manteiga/vegetal (o fundo e a lateral).

Em uma panela, coloque a Guinness e a manteiga. Aqueça até a manteiga derreter. Retire do fogo e junte o chocolate picado, mexa até o chocolate derreter. Junte o cacau em pó e o açúcar. Mexa até estar tudo incorporado. Reserve.

Numa tigela bata os ovos com o iogurte e a essência de baunilha. Junte à mistura de Guinness, mexendo delicadamente. Misture a farinha de trigo ao bicarbonato e junte à mistura anterior. Misture bem e coloque na forma forrada com papel. Leve para assar por uns 45 minutos.

Retire do forno e coloque sobre uma grade, retirando o papel da lateral, para arrefecer. Deixe por uns 20 minutos e vire, retirando o papel do fundo. Deixe esfriar completamente.

Na receita original ele é coberto por um glacê de cream cheese. Eu só o polvilhei com açúcar de confeiteiro/em pó, pois achei que era o suficiente.

O bolo fica muito macio, úmido, delicioso! Para refazer muitas e muitas vezes!

45 comentários:

  1. Parece uma delicia, vou ter de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. tchiiiii que pena não ter aqui essse guiness,fiquei com água na boca,jinhoss

    ResponderEliminar
  3. Tem uma cor decadente! Vou guardar nos favoritos e fazer no meu aniversário. Também deve ser uma receita boa para cupcakes!

    ResponderEliminar
  4. No, eu adorei esse bolo. Vou fazer com certeza!!! bjs

    ResponderEliminar
  5. Nô,
    Você adivinhou os meus pensamentos, tenho um bolo de chocolate com guiness para fazer há imenso tempo :)
    Não conhecia esse blog e adorei, agora vou cuscar mais um bocadinho.
    Teu bolo ficou perfeito.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Nossa! Como é que fica molhadinho assim! Sem molhar? rsrsrs Vou procurar essa cerveja, não lembro de ter visto, mas sou desligada nessa área.
    Parabéns pela receita.

    ResponderEliminar
  7. Nõ fiquei sem palavras, o seu bolo está demais, lindo e tentador como se quer um bolo de chocolate. Será que quem não tem essa cerveja pode fazer com outra??? Obrigado por divulgares a receita e o teu bolo maravilhoso, beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Ola amiga que belo bolinho de chocolate, até faz água na boca ,bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Noêmia, jogamos no mesmo time...rsrs....amo chocolate e estou sempre procurando e querendo arquivar tudo sobre o assunto, e esse bolo está divino!!! Não tenha dúvida que vou fazer! Tenho uma receita no meu blog que, além de prática, também fica pretinho! Depois veja lá, ok?
    Obrigada querida!
    Beijos doces!

    ResponderEliminar
  10. Uma vez quando era menina, meus pais sairam de casa e eu inventei de fazer um bolo de chocolate, quando já estava tudo certo para o bolo ir ao forno descobri que não tinha fermento, abri uma latinha de cerveja e despejei na massa, não é que deu certo, ficou delicioso, todo mundo perguntava o segredo do bolo, nunca mais me arrisquei, mas agora com essa indicação vou fazer loguinho!!!

    Beijão

    ResponderEliminar
  11. Bolo de chocolate é tudo de bom, esse seu está maravilhoso!!

    Bjos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Pero que cosa tan rica!!!! Lo haré seguro.
    Un besiño.

    ResponderEliminar
  13. Wow! This choco cake looks mouthwatering...wish to have a bigggg slice :-)

    ResponderEliminar
  14. Ai, Nô, agora sou eu que estou doidinha para fazer esse bolo. Já tinha lido alguma coisa sobre ele, mas confesso que não estava botando muita fé, rsrs. Deixe-me ir "catar" a receita.

    Beijinho e ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Estou para fazer este bolo ao tempo. E há dias voltei a pegar na receita. Mas não há meio de encontrar a guiness stout! lol
    Ando tão curiosa para o provar...
    Ainda me aguçou mais! Noemia, o bolo ficou lindo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. É MESMO UMA DELICIA PENA QUE AQUI NÃO TEM ESSE GUINESS PORQ FIQUEI DE AGUA NA BOCA.EU SOU CHOCOLATRA .BJS!!!

    ResponderEliminar
  17. Amigaaa!! Que bolo maravilhoso!! Preciso ver se encontro essa cerveja por aqui urgente!
    Será que consigo um bom resultado se colocar menos açúcar?

    Muito obrigada pela receita e grande beijo para você.

    ResponderEliminar
  18. Olá Noêmia,
    Pela foto dá quase para sentir o aroma, rsrsr
    Adorei!!

    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  19. Obrigada, Silvia!

    Belinha, eu comprei no Lidl, mas sempre vejo no Jumbo.

    S., acho que em cupcakes deve ficar ótimo! É só experimentar!

    Fe, faça sim! Eu recomendo!

    Moira, acho que temos isso em comum: curiosidade pelos pratos emblemáticos da culinária mundial!

    Sueli, ele fica maravilhosamente úmido! Perfeito!

    Mariana, essa receita é feita com a Guiness Stout, pois é um ícone da Irlanda. Acredito que possa usar outra cerveja preta, mas tem de ser uma cerveja muito intensa, forte.

    Maria, obrigada! Bom fim de semana pra ti também!

    Carol, já passei por lá e já apontei a receita! Obrigada!

    Pois é, Sandra! É experimentando que a gente consegue boas descobertas!

    Eliane, obrigada!

    Kanela, yo recomiendo! No se arrepentirá!

    Rachana, yes, it's divine! The best ever! Take as many slices you want!

    Marly, eu também tinha muita curiosidade! mas quando vi essa receita, achei tão mais fácil de fazer que arrisquei! E adorei! Fica mesmo muito bom!

    Mariana, eu comprei no Lidl. Os hiper também sempre têm. Experimente que vai gostar!

    Alexsandra, use uma outra cerveja preta. Talvez chegue perto do resultado. Mas a Guiness, não tem igual! Adoro!

    Ana, a Guiness é uma cerveja preta, amarga. Por isso, a quantidade de açúcar! Também fiquei tentada a diminuir, mas nunca mexo numa receita pela primeira vez. Acredite: não fica muito doce!

    Miriam, é o conjunto todo: o visual é lindo, a textura densa, o aroma delicioso! Tou apaixonada pelo bolo, hehe!

    Queridas, obrigada pelos comentários!

    Beijos à todas,

    :o)

    ResponderEliminar
  20. Nô, divino, o yogurt grego que vc se refere, seria a nossa coalhada??. bjs

    ResponderEliminar
  21. Adoro chocolate... esse bolo, huuummm...tudo de bom! Mande-me uma fatia, por favor! rsrs

    ResponderEliminar
  22. Angela, é iogurte mesmo, mas é mais cremoso, com mais gordura e de textura firme.

    Daniana, é mesmo delicioso!

    Alcina, eu também amo chocolate! Por favor, sirva-se à vontade!

    Obrigada, meninas!
    beijos!

    :o)

    ResponderEliminar
  23. Nô Parabéns pelo blog
    descobri hoje o blog da rainhaso e amei tudo, as receitas são tentadoras e esse bolo de chocolate está divino, vou tentar fazer com certeza !
    Também gosto de cozinhar para marido e filha, amigos, aliás sossô ou professora Soninha esteve aqui em casa a pouco e levou uma fatia do bolo que minha filhota Lelê me ajudou a fazer, também de chocolate misturado tudo a mão. Será que encontro essa cerveja guiness aqui em São Paulo?
    bjs,
    Miki

    ResponderEliminar
  24. Nossa, esta cor está me deixando doida!!
    Adorei, No!!!!
    Quero testar!!!!!!!!!!!
    bjos
    si

    ResponderEliminar
  25. Miki, então é amiga da Soninha? Nossa fessôra linda?! Bolo de chocolate é tudo! Em São Paulo deve encontrar a Guiness com certa facilidade. Procure em grandes hipers ou em lojas de importados!

    Si, para nós chocólatras é uma verdadeira maravilha, né?!

    Beijos, minhas meninas fofas! Obrigada pela visita!
    :o)

    ResponderEliminar
  26. Olá Nô!
    Bolo de Chocolate com cerveja! Deve ser espectacular. Tenho que experimentar...
    Bjs e Boa semana

    ResponderEliminar
  27. Olá, Nô!

    Há já algum tempo que acompanho o seu blog, tem receitas fantásticas.
    Andava à procura de um bolo de chocolate assim escuro e nem acredito que encontrei.

    Só uma curiosidade, o nome do meu marido é Noémio.LOL

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  28. Também adoro bolos de chocolate!! Este é maravilhoso pelos ingredientes que leva!!
    beijinho e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  29. Amiga é mesmo um bolo maravilhoso.
    Bjoooooo))

    ResponderEliminar
  30. Nô, com esse título já está bem anotadinha aqui!

    A foto é linda!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  31. Eu não tenho dúvidas de que deve ser perfeita essa receita. Mas essa cerveja nunca vi por aqui. Vou ficar de olho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Nô, está genial, adorei!!! E tenho Guiness em casa ;)))
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  33. Hummmm... Tão escurinho... QUe delícia, Nô!!
    Postei uma receita de scone que vi aquiii!

    Um beijão!

    ResponderEliminar
  34. Ola,Noemia.
    Seu bolo ficou divino.A cor esta maravilhosa,bem escura,e o aspecto esta excelente.Meu marido adora essa cerveja,entao creio que tambem vai adorar esse maravilhoso bolo.Tomara que fique lindo como o seu.Grande abraco.zenaide storino.

    ResponderEliminar
  35. Belocas, experimente que você não se arrependerá!

    Carla, obrigada pela visita e pelas palavras! Seja sempre bem-vinda! E meus cumprimentos pro meu xará!!!

    Isabel, é irresistível! Boa semana!

    Se é, Vitória!

    Renata, a receita me despertou curiosidade justamente pelo nome que vai direto ao ingrediente principal! Obrigada pelo elogio!

    Fla, se não encontrar use uma cerveja preta bem forte!

    Madalena, então aproveite! Se gosta da cerveja, como eu, vai gostar ainda mais do bolo!

    Talita, é muito bom! Vi a receita do scone lá no Chocorango! Boa mesmo! Adorei a sua versão!

    Zenaide, se ele gosta da cerveja, vai adorar o bolo! Isso eu garanto! Quando fizer, mande uma foto pra eu ver!

    Amigas queridas, muito obrigada pelas visitas e pelos comentários! Beijos!

    :o)

    ResponderEliminar
  36. Com certeza, essa é uma receita a ser testada por aqui, linda cor e pela foto dá até pra imaginar a textura e sabor, ficou lindo!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  37. Noêmia, esse bolo está demais!!!
    Eu sou fã de chocolate;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Olá queria saber como se coloca os ovos nesse bolo... coloco o ovo inteiro ou separo as claras, juntando de seguida já batidas em castelo??
    Obrigado pela receita.

    ResponderEliminar
  39. OLÁ NÔ GOSTARIA DE SABER O QUE É GUINESS? GOSTEI MUITO DA RECEITA MAS NAO SEI O QUE É ESSE INGREDIENTE.
    OBRIGADO!!!

    ResponderEliminar
  40. Anônimo1: os ovos são batidos inteiros juntamente com o iogurte.

    Anônimo2: Guiness é uma marca de cerveja irlandesa. A Stout é a preta. Se não encontrar Guiness use outra cerveja preta!

    Obridada pela visita!
    :o)

    ResponderEliminar
  41. Nô,


    Descobri seu blog navegando na internet e virei fã!!! Fiz o oblo de cenoura e foi um sucesso, e passei a seguir o Chocolatria tb, por "culpa" de vc's, rs, eu e todos em casa ganhamos mais uns quilinhos...

    Vim pra dizer q este bolo é divino mesmo!
    Meu pai é um adorador de doces e cervejas, fiz no aniverásrio dele, em outubro, e foi um sucesso!

    Aqui no RJ, no Brasil todo, a Guiness é bem cara e não tem em todo mercado facilmente, por isso substituí por uma outra, chamada Zebu, tb do tipo Stout e ficou ótimo, dá próxima coloco a Guiness ;)

    Tb arredondei o cacau pra 40g, e diminuí a manteiga pra 200g (a diminuição não alterou receita). Aqui não temos chocolate nacional com mais de 60% de cacau, então usei o de 60% mesmo da Hershey's.

    Muito obrigada por suas receitas deliciosas!!! Vou fazer em breve o bolo de chocolate branco c/amêndoas, como boa filha de português adoro elas, doces de ovos, bacalhau e etc...


    Muita súde, paz e sucesso, bjs perfumados de coisas boas =)

    ResponderEliminar
  42. Ola!
    Estava paquerando essa receita faz tempo q acabei fazendo hoje...
    So um problema, achei q ficou extremamente oleoso!! e coloquei exatamente as medidas da receita.......
    E também esperava q ficasse mais com gosto de guinness...
    Bom, da proxima vez tentarei fazer com beeeeeeeeeem menos manteiga....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu tinha vontade de experimentar esse bola há muito tempo! Pesquisei muito e vi várias receitas. Essa foi a que eu achei mais equilibrada e, de todas que testei, essa foi a melhor!
      Como você pode ver pela foto, o meu não ficou oleoso. E ficou com um sabor bem marcado de chocolate. Bem do jeito que eu gosto, com uma textura muito densa!
      Chato o seu não ter ficado como queria, mas na cozinha temos de experimentar e ir adaptando ao nosso gosto. Talvez na próxima, com as mudanças que você quiser fazer fique do jeito que você espera!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      :o) Nô

      Eliminar
  43. O bolo fica fofo e molhado devido a uma reação química entre o bicarbonato de o iogurte natural e com certeza a cerveja. Vi uma moça fazendo esse bolo, mas ela não usou a cerveja.
    Vou tentar fazer, deve ser, realmente, divino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser isso mesmo, Débora.
      O que importa é que o sabor é divino!
      Obrigada pela visita e pelo comentário e peço que me desculpe pelo atraso na resposta.
      Bjs
      :)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.