domingo, 1 de maio de 2011

Lavoisier e a Cozinha


Muitas lembranças que tenho da minha infância estão ligadas à escola.
Lembro-me perfeitamente do dia em que fui apresentada à Lavoisier e a sua célebre frase "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." Esta frase penetrou no meu cérebro e desde sempre está cá, dentro da minha cabeça.
Bom, Lavoisier era químico. A cozinha é química! A única diferença é que podemos adaptar a frase de Lavoisier e dizer que "na cozinha tudo se cria, tudo se aproveita, tudo se transforma". E, em tempos bicudos como estes que vivemos aqui em Portugal, e pela experiência que carrego do outro lado do Atlântico de tempos bicudos, FMI, governos incompetentes e sociedade inerte, faz muito bem seguir a teoria do químico para comer bem, gastando pouco e aproveitando tudo!
Para aproveitar uns finzinhos de queijos que tinha no frigorífico e preparar um almoço de domingo, resolvi enriquecer a massa com almôndegas recheadas. Fica aqui a sugestão, mais do que uma receita! Postarei aqui os queijos que usei e a maneira que preparei, mas fica ao gosto e a disponibilidade de cada um para aproveitar o que puderem e transformar as sobras em um grande prato!


"Almondegas Recheadas com Queijos"

Eu usei:

1 pedacinho de bacon
1 pedacinho de queijo curado de cabra
1 pedacinho de queijo feta
1 queijinho fresco
3 fatias de queijo flamengo
salsa
orégano
3 gotinhas de Tabasco

Coloquei tudo no processador/robot de cozinha até formar uma massa uniforme. Enrolei bolinhas na mão e reservei no frigorífico.

Preparei a massa das almôndegas como fiz neste post. Depois cobri as bolinhas de queijo com a massa das almôndegas, cozi no microondas e juntei ao molho de tomates.

Servi sobre massa cozida.


Uma idéia simples e rápida para aproveitamento de sobras.

À partir desta semana colocarei em prática uma nova escala de horários, sobrando tempo para eu poder retornar à minha cozinha. Já tenho algumas pesquisas em curso para o preparo de receitas que me deixam curiosa, mas também para receitas econômicas, pois os tempos assim pedem!


12 comentários:

  1. Essa ideia de recheio me agradou muito. Tenho vários queijos em casa e acho que terão um ótimo destino.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Que boa sugestão. Devem ficar deliciosas. Aqui em casa tenho um pequenote que diz não gostar de queijo,..., no entanto, come pizzas e outras comidas em que ele não desconfia que tem queijo....Um destes dias vou experimentar a fazer almondegas com queijo, pois eles adoram almondegas...
    Um gd Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá, passei por aqui e amei!
    Te convido a conhecer meus cantinhos www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com e www.viviass.blogspot.com
    Seja bem vinda e participe dos sorteios.
    Bjs e ótima semana

    ResponderEliminar
  4. QUE DELICIA ,COSTUMO FAZER MAS ASSIM NUNCA FIZ, MAS ADOREI O ASPECTO , O SABOR DEVE SER SUPER DELICIOSO.
    GOSTEI DESSA MASSA , NÃO CONHECIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Maravilha amiga uma delicia...adoramos cá em casa...bjokitasss

    ResponderEliminar
  6. Ficaram com um aspecto super delicioso.
    Essa frase a mim também não me saiu da cabeça.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Nô,

    As fotos já dizem tudo: as almôndegas ficaram macias e saborosas; a foto dela cortada ficou muito tentadora. Mas a verdade é que o prato todo me deixou com água na boca, rsrs.

    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Fantástica receta para estos tiempos.
    Un beso

    ResponderEliminar
  9. Noêmia, Que delicia, almondegas com recheio, eu nunca comi com recheio, vou experimentar, fiquei com água na boca, voce sempre com suas receitas saborosas, fazendo agente sair da dieta, rsrsrs. Vira e mexe eu venho saboreá-las.
    Amiga, estou passando também para te convidar a participar do sorteio maravilhoso que está acontecendo no meu blog, COISAS DE CRISTAL, passa lá.
    Boa Sorte!
    Tenha uma ótima semana.

    Bjs cristalinos

    ResponderEliminar
  10. Ola Noemi,

    Me chamo Rogerio, sou um dos administradores do FoodBrasil, e entrei aqui pra lhe parabenizar pelo seu blog. E gostaria de saber se voce è que è a Fotografa profissional de seu blog....pois as fotos sao maravilhosas.

    Abraço fraterno,

    Rogerio
    FoddBrasil.net

    ResponderEliminar
  11. Nô, pára tudo que eu quero descer! Amei a almôndega e concordo com você, há que se ter sabedoria em gastar e aproveitar tudo em tempos de crise. Mas eu fiquei bege mesmo foi com esse macarrão de folhinha...QUE LINDOOOOO!
    =D
    Bjs

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.