quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2013

Puchero Lusitano



Os dias estão frios, e isso convida a preparar refeições quentes, encorpadas, com "sustânça".
Resolvi aliar minhas raízes espanholas às raízes alentejanas do marido e preparar um Puchero Lusitano do Meu Jeito.
O puchero é um prato típico da Espanha (veja aqui). É muito parecido com o Cozido à Portuguesa (veja aqui) e há várias versões dele, mesmo na Espanha e nos países que foram colonizados por ela, como Argentina, Uruguai, Paraguai, México e outros.
O Puchero que fiz é uma versão minha, baseada na versão espanhola e acrescentando ingredientes portugueses.
Nem preciso dizer que o marido ficou muito feliz!!!

Puchero Lusitano do Meu Jeito

500g de grão-de-bico
1 cebola grande
4 dentes de alho
Azeite de oliva
2 cenouras grandes
2 batatas médias
1/2 couve-lombarda/repolho branco
Sal
Pimenta
Salsa
3 sobrecoxas de frango
500g de carne de porco em cubos
300g de carne de vaca em cubos
1 pé de porco
1 orelha de porco
1 rabo de porco
1 pedaço de toucinho fresco (100g mais ou menos)
1 chouriço de carne (ou linguiça calabresa)

Antes de tudo, escolho lavo e coloco de molho em água o grão-de-bico. Depois...

... começo com as carnes:

Retiro a pele do chouriço e corto em rodelas. Cozinho a farinheira como de costume. Reservo os enchidos e a água da farinheira.
Corto o toucinho em pedaços médios. Reservo.
Coloco na panela de pressão aquecida um fio de azeite. Depois, vou colocando as sobrecoxas, os cubos de carnes de porco e vaca e os apetrechos (pé, orelha e rabo cortados em pedacinhos pelo açougueiro/talhante), sal. Deixo refogar e tampo a panela. Espero apitar e baixo o fogo para o mínimo. Fica aí por uns 20/25 minutos. Depois desse tempo, desligo a panela e deixo tampada até perder toda a pressão.
Enquanto isso...

... vou tratar dos temperos, legumes e verdura:

Pico a cebola e o alho e coloco em uma panela grande, com um fio de azeite. Reservo.
Descasco as cenouras e corto em pedaços médios. Faço o mesmo com as batatas. Corto a 1/2 couve ao meio e separo as folhas. Reservo tudo.

 1ª etapa

Leve a cebola e o alho para refogar. Junte o chouriço em rodelas e deixe refogar bem. Junte ao refogado as carnes cozidas na pressão e metade do caldo dessas carnes. Baixe o fogo no mínimo e tampe a panela.
Na panela de pressão, coloque o grão-de-bico na outra metade de caldo das carnes. Adicione a água da farinheira e, se necessário, um pouco mais de água e leve o grão para cozinhar por uns 20 minutos, primeiro em fogo alto até apitar, depois em fogo baixo. Deslique o fogo depois do tempo e deixe a panela repousar até perder a pressão.

2ª etapa:

Depois do grão cozido, escorra-o e reserve o líquido, coloque-o na panela onde estão as carnes. Junte as batatas, as cenouras e o toucinho. Acrescente o líquido do cozimento do grão até cobrir tudo e levante o fogo. Verifique o sal, junte pimenta e deixe cozinhar os legumes até estarem ainda firmes. Junte o toucinho e as folhas de couve. Tampe a panela e deixe por uns 5/10 minutos. Verifique se os legumes estão cozidos, corrija o sal, junte a salsa e a farinheira cortada em pedaços médios. Tampe a panela e desligue o fogo. Deixe descansar por uns 10 minutos.
Sirva com arroz branco.
Fiz fotos da panela, durante o cozimento, pois sabia que não teria tempo de preparar cenários!!!