sábado, 13 de Fevereiro de 2010

Uma Aventura em Vermelho


Eu sou uma mulher de sorte! Quem me acompanha sabe que tenho 2 dias por ano, 11 de Janeiro e 04 de Setembro, em que eu e meu marido comemoramos o nosso casamento. Sendo eu brasileira (e portuguesa também, legalmente!) e meu marido português, temos dois Dia dos Namorados para comemorar, 14 de Fevereiro e 12 de Junho!
Para este ano, já havia decidido que iria preparar uma receita que fosse usada no Dia de São Valentim, nos países que o comemoram. A escolha caiu, sem sombra de dúvida, sobre o Red Velvet Cake. Um bolo tradicional do sul dos Estados Unidos e tradicional do Valentine's Day.
Desde que vejo e sigo blogs de culinária que me deparo com receitas do Red Velvet Cake. Há muitas variações e, segundo percebi, ninguém sabe qual é a original.


Entre as 'andanças' para encontrar uma receita que me deixasse entusiasmada, encontrei o site/blog Tartelette. Fiquei encantada com tudo: as receitas, os ingredientes, as fotos! Ai, as fotos!!! Magníficas!
No Tartelette a Helen postou duas receitas de Red Velvet Cake, depois de muito pesquisar: uma com manteiga e sumo de morangos, para quem tem alergia à corantes e outra com óleo e corante vermelho. Preparei esta última e coloco-a aqui para vocês!


"Red Velvet Cake"


(adaptado de "A Taste Of South Side" , South Side Elementary School, La Grange, Geórgia, por Helen do Tartelette)

2 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar
1 col. (sopa) de fermento em pó

1/2 xíc. (chá) de óleo de canola
1 col. (chá) de vinagre
1/2 col (chá) de sal
1 col. (sopa) de cacau em pó
1 xíc. (chá) de buttermilk (usei 1 xíc. (chá) de leite gordo com 1 col. (sopa) de sumo de limão. Misturar e aguardar 10 minutos antes de usar)
1 col (sopa) de extrato de baunilha (usei essência)
2 ovos
1 col (sopa) de corante alimentar vermelho

Numa tigela, misturar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em pó. Adicionar o buttermilk, o óleo, vinagre, baunilha, ovos e corante, nesta ordem e misturar depois de adicionar cada um. Colocar em forma untada e enfarinhada (usei forma de 20cm de diâmetro com lateral de 7cm), forno pré-aquecido em 180º por 30 minutos


Cream Cheese Frosting (para recheio e cobertura)

115g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
230g de cream cheese em temperatura ambiente
230g de açúcar em pó (confeiteiro) peneirado

Na batedeira, bater o cream cheese e a manteiga em baixa velocidade até formar um creme. Junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até incorporar tudo.


Observações desta pasteleira amadora:

- quando começamos a misturar os ingredientes da massa, parece que vai tudo dar errado, mas não! Continue até ao fim que fica uma massa ótima;

- experimentei fazer o frosting com duas marcas de cream chese, mas só ficou mesmo bom com o Philadelfia;



Eu consegui matar a curiosodade em preparar e provar o famoso bolo. Gostei muito, e o marido também!