quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bolo de Aniversário da Minha Amiga Mena


Eu disse para vocês que faria muitas coisinhas que gosto no feriado, lembram-se?
Passeei, namorei, comprei e ainda sobrou tempo para fazer o bolinho de aniversário da minha única amiga 'física' que tenho em Portugal!
A Mena é uma pessoa sem igual! Ela, e o marido José Duarte, estão sempre ali quando você precisa! Seja para diversão seja para coisas mais complicadas. Tem uma energia trifásica! Adoro ela!
Bem, há algum tempo ela pediu que eu fizesse o bolo de aniversário dela, que foi ontem, dia 9 de Dezembro. Preparei o bolo e recheei no feriado e confeitei ontem. Ainda estou muito 'enferrujada', mas acho que saiu bem! A Mena adorou o bolo e os convidados, entre eles eu e o marido, também!!!
As fotos não ficaram muito boas, mas mostram bem o bolo, quando terminei de confeitar e o interior dele, já na casa da Mena.


"Bolo de Aniversário da Mena"

Um bolo bastante grande. Serve bem 30 pessoas.

Massa:

2 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/2 xíc. de (chá) de maisena
1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 xíc. de (chá) de azeite de oliva (ou óleo)
1/4 xíc. (chá) de leite
1 col. (sopa) rasa de fermento em pó
4 ovos

Coloque em uma tigela todos os ingredientes secos, peneirados. Junte os líquidos e mexa. Não é necessário bater, apenas mexer para que tudo fique muito bem incorporado. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido em 200º de 30/40 minutos. Despois de assada, deixe esfriar sobre uma grade. Reserve.
Fiz 3 receitas, em 2 acrescentei 1 col. (chá) de canela moída.


Recheios:

1-) Chocolate com Framboesa

100g de chocolate meio amargo picado
1 e 1/2 xíc. (chá) de leite
1 lata de leite condensado
3 col. (sopa) de maisena
1 col. (sopa) de manteiga sem sal
1 xíc. (chá) de framboesa
100ml de creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly

Numa panela, coloque 1/2 xíc. de leite e o chocolate picado. Em fogo baixo, deixe o chocolate derreter. Junte a manteiga e o leite condensado, continue mexendo bem até incorporar. Dissolva a maisena no leite restante e junte à panela. Mexa até formar um creme. Retire do fogo e deixe amornar. Junte as framboesas. Deixe esfriar completamente e junte o chantilly, mexendo delicadamente. Reserve.

2-) Côco

É, basicamente, o recheio da Torta Merengue de Côco, que fiz propositadamente para que eles provassem e eu me certificasse que eles gostavam do recheio.

1 lata de leite condensado
1 col. (sopa) de açúcar
80g de côco ralado
2 gemas, passadas pela peneira
2 xíc. (chá) de leite
4 col. (sopa) de maisena


Dissolva a maisena no leite, coloque em uma panela junto com os outros ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que forme um creme espesso. Deixe esfriar. Reserve.

Calda:

2 xíc. (chá) de água
1 xíc. (chá) de açúcar
2 cravinhos
6 bagas de cardamomo amassadas

Juntar tudo e lavar ao fogo até formar uma calda muito rala.

Na forma onde assou os bolos, colocar uma parte da massa assada com canela. Molhar com 1/3 da calda. Colocar o recheio de côco sobre a massa. Espalhar por igual. Colocar a massa assada sem canela sobre o recheio de côco. Molhar com mais 1/3 da calda. Colocar o recheio de chocolate sobre a massa. Espalhar por igual. Colocar a segunda massa com canela sobre o recheio de chocolate. Terminar com a calda. Embrulhar bem com papel alumínio e levar ao frigorífico de um dia para outro.



Cobertura:

1-) Ganache Branco para cobrir o bolo:

400g de chocolate branco picado
150ml de creme de leite de caixinha
1 col. (chá) de manteiga sem sal

Coloque tudo num refratário e leve ao microondas por 2 minutos na potência 5. Retire do microondas e misture, até estar tudo bem incorporado. Deixe esfriar. Leve ao frigorífico por uns 15 minutos. Retire e bata coma batedeira para engrossar até ao ponto de poder espalhar pelo bolo com uma espátula.

2-) Ganache escuro para os acabamentos em pitanga:

200g de chocolate meio amargo picado
60ml de creme de leite de caixinha
1/2 col. (chá) de manteiga sem sal

Repita o processo do ganache branco.

3-) Ganache branco líquido para o fundo do aro de cobertura:

100g de chocolate branco picado
100ml de creme de leite de caixinha

Misturar, aquecer no microondas, como nos anteriores. Aplicar no bolo quando ele estiver num morno para o frio e ainda 'líquido'.

4-) Ganache escuro líquido para pingar no aro de cobertura:

50g de chocolate meio amargo picado
50ml de creme de leite de caixinha

Mesmo processo do anterior.


Desenformar o bolo sobre uma bandeja. Cobrir todo o bolo com o ganache branco de cobertura. Fazer uma fileira de pitangas, com o ganache escuro, em toda a volta do bolo, e no centro (use um marcador de alumínio ou um pires para marcar). Faça pitangas no bolo, junto à bandeja para dar acabamento.
Com o auxílio de uma colher, coloque o ganache branco 'líquido' no aro que formou entre as pitangas de ganache escuro. Com o auxílio de outra colher, vá pingando o ganache escuro 'líquido' sobre o branco. Com um palito, vá fazendo desenhos, misturando os ganaches.
Leve ao frigorífico por, no mínimo, 2 horas.

25 comentários:

  1. Fcou lindíssimo o bolo e lendo os ingredientes, ja deu para babar. Adorei a decoração, bem diferente. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente encantada com teu blog, é maravilhoso - parabéns!
    Que amiga sortuda! Um sonho tua torta.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  3. O bolo está lindo, como sempre, de uma ponta à outra, de dentro para fora!!! Maravilhoso!!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  4. O bolo ficou lindissimo Nô!
    Parabéns!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Enferrujada ?!? Chiça, o que fará qd não estiveres hehe Lindo, maravilhoso tudo perfeito e viva a amizade :*

    ResponderEliminar
  6. Nô,
    Minha nossa, estou sem palavras! Imagine se a Mena não gostaria de um bolo desses!! Eu amei! Estou indo copiar a receita!
    P.S: Enferrujada? Até parece!
    Beijinhos.

    Ah, sim, Acabei de postar uns esclarecimentos sobre a Pasta de Chocolate que talvez lhe interessem.

    ResponderEliminar
  7. Noêmia que bolo lindo! parabéns!! a Mena deve ter ficado hiper feliz, parabéns a ela tb pelo aniversário. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Noêmia, que lindíssimo bolo, parabéns pelo capricho! Tenho certeza que seus amigos devem ter adorado!
    Abraço, tudo de bom!

    ResponderEliminar
  9. O bolo ficou lindo, perfeito!!!! Que coisa fantástica!!!
    A sua amiga deve ter ficado super contente com o resultado!!!
    Beijos*

    ResponderEliminar
  10. Mas que bolo lindo, maravilhoso. Ficou perfeito e claro que sua amiga tinha que adorar esse bolo. E o interior mostra a delícia que deve ter ficado. Divino, uma decoração linda.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, Suely! Eles adoraram o recheio também!

    Olá, Léia! Que bom ter você por aqui! Seja sempre bem-vinda!

    M., obrigadíssima!

    Vânia, muito obrigada!

    Ai, Samma! Se fosse há uns aninhos atrás teria ficado com as laterais lisinhas, como os bakers dos blogs americanos fazem! Viva a amizade!

    Marly, querida! Como disse à Samma, se fosse há uns aninhos atrás... Já vi sseu post, obrigada!

    Nane, ela ficou sim!

    Renata, eles gostram sim e me deixaram feliz por isso!

    Cuca, obrigada! Ela ficou muito feliz, sim!

    Elisabete,obrigada!

    Beijos, minhas amigas queridas!
    :o)

    ResponderEliminar
  12. Noemia, que perfeição. quanto ao café do famoso edificio, ainda existe, e já frequentei muito quando trabalhava por lá, saudosismo! js

    ResponderEliminar
  13. Noemia,esse bolo parece ser dos deuses,recheados ainda, bom, so nao sei o que è ganache.
    bj

    ResponderEliminar
  14. Nô, está lindo!! Mesmo mesmo especial. Me encanta seus bolos de aniversário. Parabéns.

    ResponderEliminar
  15. Noemia, o bolo está lindo, lindo, lindo!
    Desde a massa, o recheio, até à decoração: 5 estrelas! Imagino o sabor e já estou a babar!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Noemia
    Adorei o bolo digno de um pasteleiro chef de renome!Perfeito!

    ResponderEliminar
  17. Nossa.. que bolo maravilhoso :)
    Que bem que era se tivesse agora uma fatia :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. deve ter dado imenso trabalho, mas ficou lindo, lindo!!!

    ResponderEliminar
  19. Angela, bondade sua! E o café continua lá??!! Ai, era mesmo bom ir tomar um café e comer uma empanada, né?! Eu adoro aquele edifício! Pena estar um pouco 'abandonado', pois suas curvas sempre moraram nos meus sonhos!!!

    Susi, eu gosto de bolos assim, pois sou muito gulosa! Ganache é uma preparação que se faz, basicamente, com chocolate em barra e creme de leite. Há vários pontos de 'firmesa' podendo ser usado para calda, cobertura e bolos, biscoitos ou bem firme para trufas! Hummm que perdição!!!

    Rute, muito obrigada! O seu bolo de 'praia' também estava lindo!

    Marina, este é daqueles bolos tipo 'gostosão'! Com muita coisa para nos entreter!

    Ai, Canela! Assim eu fico sem jeito!!! Se fosse há uns anos atrás, quando eu estava com mais prática, ficaria mais 'lisinho'!!!

    Soraia, pra mim também dava jeito...

    Smas, o trabalho se faz com prazer quando gostamos do que fazemos! E era para uma grande amiga, por isso só me deu prazer!

    Obrigada à todas!

    Beijos!

    :o)

    ResponderEliminar
  20. Oi, Noêmia, amo seu blog, não dá nem vontade de sair, fico horas passeando pelas delícias, também sou apaixonada por chocolate, essa decoração na torna com os raminhos de chocolate, nossa! Ficou em escâdalo!! amei, também tenho um blog, se chama Aroma Doce, também faço com muito carinho, Bjinhos e atá breve. Adorei !! E não se importe se quizer postar outro bolo de chocolate que a gente adora, tá Bjs

    ResponderEliminar
  21. Noemia o que aconteceu com a pagina de facebook EU AMO CHOCOLATE?

    Se for verdade o que esta publicado la pense que nem todas as pessoas entendem como funcionan isso de "republicar" fotos ou receitas.

    A vida ja é complicada, para que aumentar fazendo problemas?
    Aprendi a nao ver maldade nos atos das pessoas e em caso de ser necesario explicar e ensinar a pessoa para que nao volte a "cometer o mesmo erro". Sabe que isso faz minha vida mto mais facil e tb faco a vida dos outros mais facil e agradavel.

    A final ninguem é perfeito. Trate de usar a empatia e assim colocar.se no lugar da outra pessoa: se tivesse sido eu quem errou, gostaria que a pessoa fosse grossa ou mal educada comigo?

    Obviamente que nao, entao atue do jeito que gostaria que atuassem com vc e de sempre o primero passo, é mto mais nobre.

    Boa noite e espero que nao leve a mal o comentario. Seu blog esta otimo e obrigado por compartilhar suas receitas e experiencias na cozinha.

    Claudia Cáceres

    ResponderEliminar
  22. Sra. Cláudia Cáceres:

    Analisando o que a sra. escreveu aqui só posso imaginar que não leu o comentário que eu fiz por debaixo da MINHA FOTO, que foi publicada no perfil "Eu amo chocolate", SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO. Se tivesse lido saberia que nunca faltei ao respeito com a dona do perfil. apenas a avisei que já era a SEGUNDA VEZ que ela colocava UMA FOTO MINHA SEM AUTORIZAÇÃO e que, se ela publicasse UMA TERCEIRA VEZ eu teria de denunciá-la. Como disse para a tal senhora, em resposta a VÁRIAS MENSAGENS GROSSEIRAS que ela enviou para meu perfil no Facebook, eu a avisei para que ela NÃO VOLTASSE a cometer o mesmo erro. Tentei mostrar-lhe como as pessoas de BOA FÉ agem na internet, mas ela prefere IGNORAR e continuar com a atitude HIPÓCRITA de que o que está na internet não tem dono!

    Eu sou uma pessoa de princípios e luto pelos meus direitos contra qualquer pessoa que os tente ignorar. Sinto muito se isso não agrada a quem acha que apenas eles têm direitos!

    Passe bem!

    ResponderEliminar
  23. menina..vi esse bolo agora..que lindo!!!!parabens...amei a receita e as fotos tambem..bjus

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.