segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sobremesa

Para encerrar a ementa do feriado, a sobremesa. Desta vez decidi inovar e não usei chocolate. Também, como inovação, fiz uma única sobremesa. Isso é bastante 'explicável'. Recebemos amigos para o lanche de sábado à noite, para os maridos assistirem ao jogo do Benfica. Então, fiz a sobremesa para nos servir à todos.

Pavê Pinacolada

Biscoito Champagne (Palitos de la Reine) o quanto baste
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de 200ml de creme de leite (natas)
1 vidro 200ml de leite de côco
100g de côco ralado
1 col. (sopa) gelatina sem sabor
1 envelope de gelatina de abacaxi (ananás)
essência de abacaxi (ananás)
1 lata de abacaxi (ananás) em calda
3 col. (sopa) rum ou essência de rum (1 col chá), para quem não pode com álcool
200ml. de creme de leite fresco(natas frescas)
1 col. (sopa) de açúcar de confeiteiro (açúcar em pó)

Creme de côco:

Em uma panela leve ao fogo (lume), 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite (natas), 1 vidro de leite de côco e o côco ralado. Mexa constantemente até engrossar. Retire do fogo e reserve. À parte, coloque meia xíc. (café) de água numa tigelinha e coloque sobre a água a gelatina sem sabor. Leve ao microondas por 1 minuto e depois mexa até a gelatina estar completamente dissolvida. Junte ao creme de côco e reserve.

Creme de abacaxi (ananás):

Em uma panela junte o envelope de gelatina de abacaxi (ananás) com 1 xic. (chá) de água. Leve ao fogo (lume) e mexa bem até a gelatina estar completamente dissolvida. Junte1 lata de leite condensado e uma embalagem de creme de leite (natas) e continue mexendo até engrossar levemente. Retire do fogo e reserve.

Montagem:

Forre o fundo de uma forma desmontável com os biscoitos, embebidos na calda do abacaxi com o rum. Coloque o creme de côco por cima dos biscoitos. Leve à geladeira (frigorífico) por uma hora, mais ou menos. Depois deste tempo, coloque uma camada de abacaxi picado em pequenos pedaços. Por cima do abacaxi picado, coloque, com muito cuidado e lentamente, o creme de abacaxi. Leve à geladeira por uma hora. Depois deste tempo, coloque mais uma camada de biscoitos embebidos na calda do abacaxi com rum. Volte ao frigorífico por mais umas duas horas. Antes de desenformá-lo, bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro, em ponto de chantilly. Desenforme o pavê, com cuidado. Coloque o chantilly por cima.

O pessoal gostou muito!

2 comentários:

  1. Oi NO, tudo bem?
    Sabe, lembrei de um bolo que sua mãe sempre fazia e as poucas vezes que estive na sua casa com minha mãe eu comia e adorava.
    O bolo de chocolate com aquela cobertura feita com creme de leite e chocolate, nossa era uma delícia, molhadinho, fofíssimo, maravilhoso.
    Sempre tenti fazer, mas o sabor nunca era igual ao que sua mãe fazia.
    Você faz esse bolo aí em Portugal?
    Tenho certeza que pessoal vai adorar.
    Você se lembra desse bolo?
    Nossa! essa sobremesa que você colocou aí deve ser divina também.
    Meu, eu engordo só de olhar.
    beijus.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Susi!
    Se me lembro daquele bolo???? Quem poderia esquecer!! Aquele bolo e muitas outras receitas, da minha mãe, estão aqui comigo. Só, ainda não as fiz e postei aqui, por um simples percalço técnico: eu não tenho forno à gás!!! Espantoso, né?! Mas sempre que posso, e quando me dá vontade de as comer, adapto as receitas para o microondas. Vou fazer o bolo de chocolate no fim de semana e vou postar aqui, com a receita, ok?!
    Um beijão!!!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!