sábado, 29 de agosto de 2009

A "Sobremesa da Nô"


Oi, pessoal!
Se vocês passaram por aqui e leram o post anterior, sabem que hoje meu marido se encarregou do almoço, para eu poder ter "dedicação total" a uma de nossas sobremesas favoritas. E, um almoço tão saboroso, porque estava mesmo bom, merece uma sobremesa dessas.
Quem tem a minha idade, um pouco mais ou um pouco menos, deve lembrar-se de um chocolate que existia no "nosso tempo", infância e adolescência. É o "Dois Amores" da antiga Mirabel. Um tablete de chocolate branco na base, sobreposto por chocolate ao leite, em uma embalagem coral com letras douradas, se não me engano. Bem, eu era doida por este chocolate!!!
Alguns anos depois, já sem a existência do "meu chocolate", resolvi fazer uma sobremesa em homenagem à ele. Daí surgiu a minha criação, que posso dizer, (sem modéstia, desculpem!) que muita gente adora!


"Sobremesa Dois Amores" ou "Sobremesa da Nô",
como é mais conhecida!


Esta é uma sobremesa feita em camadas. Não é difícil. É elaborada, mas eu garanto que vale a pena!!!

1ª camada: Brownie

Há uns 15 anos, ou mais, recebi da Nestlé do Brasil uns livros de receitas com seus produtos. Num deles, só sobre chocolate, havia uma receita de brownie. É esta receita que eu uso como base da sobremesa. Fiz uma pesquisa e vocês podem encontrá-la aqui.

"1 tablete de Classic Meio Amargo
50 g de manteiga em cubos
meia xícara (chá) de açúcar mascavo
5 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de noz picada
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

Coloque em uma panela o Chocolate e a manteiga e leve ao fogo em banho-maria, até obter um creme homogêneo. Adicione o açúcar mascavo e o açúcar e mexa até estar bem dissolvido. Bata os ovos com a essência de baunilha e misture ao creme de chocolate. Adicione a farinha de trigo, o bicarbonato e as nozes. Despeje a massa em uma fôrma retangular pequena (23 x 32 cm), untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Corte em quadrados e sirva.
"
Eu assei a massa numa forma de fundo removível, redonda. Depois de assado, deixe-o esfriar completamente.

2ª camada: Chocolate Branco

250ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
200g de chocolate branco derretido e frio
1/2 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina sem sabor, incolor, em pó (morna, para frio)

Misture todos os ingredientes, delicadamente, de baixo para cima, até formar uma mousse.
Coloque sobre o brownie e leve ao frigorífico até firmar.

3ª camada: Chocolate Meio Amargo

250ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
200g de chocolate meio amargo derretido e frio
1/2 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina sem sabor, incolor, em pó (morna, para frio)

Misture todos os ingredientes, delicadamente, de baixo para cima, até formar uma mousse.
Coloque sobre a mousse de chocolate branco, já firme, e leve ao frigorífico até firmar.


Cobertura:

Ganache de chocolate branco:

150g de chocolate branco em pedaços
100ml de creme de leite fresco

Ganache de chocolate meio amargo:

150g de chocolate meio amargo
100ml de creme de leite fresco

Leve o chocolate branco ao micro-ondas, potência média por 1 a 2 minutos, até ele estar derretido. Junte o creme de leite e mexa até incorporar. Faça o mesmo com o meio amargo.
Coloque o ganache de chocolate branco sobre a mousse de chocolate meio amargo e espalhe, uniformemente.
Com uma colher, vá "pingando" ganache de chocolate meio amargo por cima do ganache de chocolate branco.
Com o auxílio de um palito, vá fazendo "rabiscos" mesclando os dois ganaches.
E com o restante do ganache escuro, dê acabamento na base.
Fica muito bonito!!!


E gostoso! Quer uma fatia???!!!

27 comentários:

  1. Nôemia, isso não é uma sobremesa: isso é uma obra de arte!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, M.!
    A criei há muitos anos e ela sempre faz sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Noémia ficou 10 estrelas!!!Nunca eu faria uma coisa tão bonita...beijo**********))

    ResponderEliminar
  4. Alexandre, muito obrigada!
    E, sabe, ela é muito saborosa!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  5. Que linda sobremesa :) todas as camadinhas deliciosas hehe e essa cobertura fantástica :*

    ResponderEliminar
  6. Oi Nô, claro que eu tinha que indicar esse seu blog mega gostosinho, foi um prazer. E que sobremesa é essa, uma delícia, se não engordasse eu corria pra fazer...hehe
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!!! Esta sobremesa tem um aspecto divinal!! A cobertura está mesmo muito bonita.

    ResponderEliminar
  8. Samma, Pamela e Marina!
    Obrigada pela visita! Esta é uma sobremesa de muitos anos e, toda vez que a faço, as pessoas elogiam muito. Tanto pelo sabor como pela aparência!
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  9. Nõ do céu!!
    Me diz de onde saiu essa preciosidade...
    Menina... estou com agua na boca!!
    Vou ter que fazer!!

    PS: A sua jóia ficou lindaaaaaaa, maravilhosaaaaa,hummm agora eu quero tbm!!!
    Bjos querida!!

    ResponderEliminar
  10. Voce e uma artista na cuzinha! Eu adimiro a suas creacoes, e esa aqui parece mesmo uma obra de arte!.

    ResponderEliminar
  11. Tamyres, eu faço essa sobremesa já há uns 12 anos, mais ou menos. Tenho orgulho em dizer que eu criei a montagem e a maneira de aplicar o ganache. Como digo no post, se alguém faz isso também, eu não conheço, mas coloco aqui no blog com o maior prazer! Beijos e obrigada pelo elogio a minha "filha"!

    Gaby, eu sou uma amadora muito curiosa! Adoro cozzinhar! Obrigada e um beijo!

    ResponderEliminar
  12. Linda, linda, linda! Deve ser muito deliciosa!

    ResponderEliminar
  13. Paula, obrigada!
    Para os chocólatras, como eu, é o paraíso!!!

    ResponderEliminar
  14. Nossa que sobremesa linda!!
    Eu quero!!
    beijos

    ResponderEliminar
  15. Olá Noémia! Cheguei aqui através do Petit Chef e adorei, esta sobremesa é uma maravilha!
    Ficou linda...
    Se quiseres dá um pulinho ao meu blog.
    Espero que gostes.
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Nossa! Esta cobertura está magnifica. Estive a ler atentamente para aprender a fazer. Parabéns. Sobremesa deslumbrante.

    ResponderEliminar
  17. Obrigada, Rute!

    É muito simples de fazer e tem um efeito muito interessante!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. É Noêmia, essa cobertura é nota 1000!
    Linda, linda, linda mesmo,
    posso publicar no blog da vovó, linkando pra cá?
    Essa obra de arte precisa ser divulgada para todos os lados, aguardo seu contato, beijos.

    ResponderEliminar
  19. Obrigada pela resposta e permissão para postar essa obra de arte no blog da vovó, estarei postando em alguns minutinhos, bjs.

    ResponderEliminar
  20. Querida........
    Ameiiiii.
    Acho que vou copiar, posso?
    Parabéns, vc é um artista!

    ResponderEliminar
  21. Olá, Nô, vim aqui lhe agradecer, fiz esta sobremesa para o dias Mães e foi simplesmente um SUCESSO ! Só fiquei triste pois não consegui fazer a decoração com o palito, procurei no youtube mas não achei nada parecido. Parabéns pelo blog muito organizado. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Karina!
      Fico feliz que tenha gostado! Este desenho da cobertura foi "descoberto" por puro acaso! Depois de muitos anos é que vi algo parecido em bolos mesclados. Aliás, tenho um bolo mesclado aqui que também foi feito assim. Mas, se foi um sucesso não foi preciso a cobertura! O carinho da cozinheira é que deu um toque especial, certo?!
      Beijos e muito obrigada pela visita!
      :o)

      Eliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. muito bonito e do coraçao

    ResponderEliminar
  24. Muito boa a sobremesa adoreii blog muito bom !

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.