segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Salmão ao Molho de Vinho do Porto

Já disse aqui, várias vezes, que gosto muito de inventar receitas. Esta é uma delas. Aqui em casa gostamos muito de peixe, e de acompanhá-lo com arroz. Gosto muito de cebola e alho, por isso sempre encontrarão aqui montes deles, em minhas receitas. Gosto, também, de receitas simples. Deixo aqui a receita do nosso almoço deste domingo.


"Salmão ao Molho de Vinho do Porto"

4 lombos de salmão
sal
pimenta preta
1 cebola em tiras
3 dentes de alho em lâminas
3 col. (sopa) de azeite
200ml de vinho do porto
1 caixinha (200ml) de creme de leite
50g de queijo ralado (grana padano)

Tempere os lombos de salmão com sal e pimenta. Deixe-os assim por, no mínimo, 1 hora.
Numa panela (eu uso uma frigideira grande) coloque o azeite, a cebola e o alho e deixe fritar até a cebola estar transparente. Coloque os lombos de salmão por cima dessa cama de cebola e alho, e deixe cozer bem, dos dois lados. Acrescente o vinho do porto e deixe reduzir a metade. Retire os lombos e reserve-os. Na panela, acrescente o creme de leite e o queijo ralado e deixe encorpar. Corrija o sal, se necessário.
Sirva os lombos com o molho por cima.


Servimos acompanhado de arroz de salsa.





Os lombos ficam úmidos.


E o molho, cremoso!


Tudo isso regado com muito vinho verde, bem gelado!!!

As fotos, maravilhosas, são do José Augusto!

13 comentários:

  1. Este post está tímido!
    Não quer aparecer pra ninguém, huahuahua!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá, conheci hoje o teu blog, através de um outro e adorei este salmão. Deve ficar delicioso.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Elisabete!
    Este salmão eu recomendo! Fica muito bom!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  4. Oi, Noêmia! Obrigada por compartilhar suas lembranças. Gosto muito quando alguém conta um pouco mais nos comentários, a gente vai conhecendo um pouquinho mais de cada um.
    Esse salmão.... Que maravilha! A carne parece deliciosa e o molhinho pra acompanhar é tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. Oi, Talita!

    Eu também adoro dividir lembranças com todo mundo! Todas as pessoas têm histórias interessantes, não acha?
    O salmão, modéstia à parte, ficou muuuito bom!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto tãoooo apetitoso!!!
    Que delicia!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Cinha, estava mesmo bom!
    Beijos! E uma ótima semana para você!!!

    ResponderEliminar
  8. Aiiiii, que aspecto delicioso! Até o arroz está lindo!

    ResponderEliminar
  9. Noêmia, fiquei com água na boca! E esse arrozinho...

    ResponderEliminar
  10. Pois é, minha amigas, M. e Paula!
    Esse salmão me deixou "maluca", de tanto que gostei! O Zé Augusto não para de falar nele!!! E o arroz também tava "bué bom", como se diz por aqui!!!!

    ResponderEliminar
  11. Espectacular este salmão, tb gosto muito.
    bjss

    ResponderEliminar
  12. Hummm.... Meu Deus... Que sorte teve quem se sentou nessa mesa de domingo. O salmão com esse molhinho tão cremoso parece do céu!....

    Vou levando mais essa, eu como boa canceriana também sou apaixonada por pratos a base de peixe.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  13. Cherry, estava muito bom, desculpe a falta de modéstia! E na mesa estavamos eu e meu marido! Ele fala do salmão até hoje!!!!
    Beijos!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.