segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Salada de Lentilhas e Acelga


Bem, depois de eu me acabar no Bolo de Coco (agora retiraram o acento do coitado do côco!) no fim-de-semana, tinha de preparar um almoço muito leve, aliás levíssimo, para hoje!
Eu adoro acelga! Aqui em Portugal é conhecida como couve chinesa.
Para quem nunca preparou acelga eu dou umas dicas:
- a acelga é rica em água, por isso, não é necessário mergulhá-la em água para cozinhá-la. Coloque-a em uma panela com 1 xíc. (café) de água. Tampe a panela e deixe-a lá.
- ela cozinha muito rapidamente, reduz muito o seu volume e liberta muita água.
- escorra bem toda a água para fazer saladas.


"Salada de Lentilhas e Acelga"

1 xíc. (chá) de lentilha cozida 'al dente' com sal
1 acelga ou couve chinesa, picada e cozida com sal
1/2 xíc. (chá) de azeitonas verdes, sem caroços, picadas
1 xíc. (chá) de tomates-cereja cortados em quartos
1/2 cebola cortada em tiras
2 dentes de alho cortados em lâminas
1 col. (sobremesa) de molho de soja
azeite
1 col. (chá) de tomilho
1 col. (café) de canela em pó
pimenta à gosto

Numa travessa coloque a lentilha cozida, a acelga escorrida, as azeitonas, os tomates-cereja. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e oalho e refogue até a cebola estar transparente.
Coloque este refogado sobre os outros ingredientes, na travessa. Acrescente o tomilho, a canela, a pimenta, o molho de soja e mais azeite, se desejar. Corrija o sal se necessário.
Misture tudo muito bem e sirva.
É deliciosa!!! E leve, muito leve!

8 comentários:

  1. Nô ficou linda essa salada! Um PETÁCULO! Amoooooooooooooooo... saladas! Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Linda salada!!! Eu amo lentilha com qualquer coisa!!
    sobre a mandioca, eu tb gosto dela cozida com sal...é bom também...hehe
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Oi Noêmia,
    bela salada. Faz tempo que não como lentilhas... Um ótimo outono para vocês aí. bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Muito obrigada pela visita, gostei muito dos doces tem excelente aspecto, não fosse eu gulosa.
    Voltarei mais vezes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Noêmia! Eu adoro acelga, até já potei uma saladinha qe fiz, essa receita com lentilha deve ficar ótima, lentilha é muito gostosa, né? Delícia de salada! Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  6. Que bela selecção de ingredientes! Também ando numa de saladas, agora que acabou o Verão!

    ResponderEliminar
  7. Olá. Em Portugal acelga é uma coisa, couve chinesa outra. Talvez vcs no Brasil chamem acelga à couve chinesa mas acelga em Portugal é isto:

    http://static.ddmcdn.com/gif/swiss-chard-image-1.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pelo comentário.
      Eu sei que aqui vocês chamam a acelga de couve chinesa, mas eu sou brasileira e para mim o que usei na receita é acelga. Assim como para mim um caqui será sempre um caqui e não um diospiro.
      Quanto a imagem que deixou, eu conheço essa verdura por raimbow kale.
      ;o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.