sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Torta de Maçã


Falei muito cedo da "refrescada" no clima! Já voltou o calor escaldante e com ele todo o meu desânimo! Mas, não quero pensar nisso! Bola pra frentre, que atrás vem gente!
No último fim de semana, com a diminuição do calor, deu para ligar o forno e preparar umas coisinhas. Uma delas foi uma torta, para dar fim a umas maçãs que comprei e não gostei. Secas e "farinhentas". Gosto de maçãs suculentas e crocantes! Por isso preparei uma Torta de Maçãs que minha mãe sempre fez, desde que viu a receita num livro de culinária que veio junto com um fogão que ela comprou em 1984! Aliás, foi o melhor fogão que a minha mãe já teve. O forno era e-nor-me! Há outras boas receitas no livro, que eu vou preparando e postando aqui, aos poucos. Mas hoje, vamos à Torta de Maçãs!


"Sobremesa de maçã, Banana ou Abacaxi"
(retirada do livro Receituário Sistema Multforno Continental 2001)

1 ovo
1 xíc. (chá) de açúcar
1/2 col. (chá) de raspas de limão
1 col. (chá) de essência de baunilha
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 col. (chá) de fermento em pó
1/4 de xíc. (chá) de leite
1/3 de xíc. (chá) de manteiga sem sal derretida
2 maçãs (ou banana, ou abacaxi) descascadas e cortadas em fatias finas
1 col. (sopa) de suco de limão
1 col. (chá) de canela em pó

Bata bem o ovo e, aos poucos, junte 1/2 xíc. de açúcar reservando a outra 1/2 xícara, batendo bem após cada adição. Adicione a casca de limão e a baunilha. Peneire a farinha e o fermento. Junte à mistura do ovo, alternadamente com o leite, em seguida, a manteiga derretida. Misture bem e espalhe numa forma refractária (23 cm), untada e polvilhada com farinha de trigo. Respingue as fatias de maçã com o suco do limão e arrume sobre a massa. Polvilhe com o açúcar restante e a canela. Leve ao forno pré-aquecido em 180º por 40 minutos, até que fique dourado e solte dos lados da forma. Deixe esfriar na forma por 20 minutos.
Sirva com chantilly, se desejar.
Eu servi com sorvete de baunilha, pois o calor pedia algo bem fresquinho!
Dá 6 porções generosas!


Essa receita eu vou dedicar à amigas especiais. Graças à internet reencontrei amigas de infância, da escola e da minha adolescência. Hoje quero deixar aqui para elas um grande abraço, que mesmo distante é todo cheio de carinho e amizade!

Minha amiga/irmã Magda Biagi
Minha amiga/artista ceramista Sonia Giacomelli
Minha amiga/blogueira do Histoblog Susi
Minha amiga/antiga professora artista ceramista viajante Sonia Bogaz
Minha amiga/um pouco sumida Tania Fetchir
Minha amiga/do SAMIAR Cristina Ramos
Minha amiga/lá no céu, olhando por todos Stela Ramos
Minha amiga/recém-redescoberta Rosângela Piedemonte

Espero encontrar ainda mais amigos e amigas dos bons tempos!

24 comentários:

  1. Ficou linda Nô! Eu também não gosto muito de maça farinhenta, parece que perde toda a graça. Ótima idéia para quando aparecer uma dessas em casa. Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Hum... Essa torta deve ser deliciosa hein Nô. Adoro quando vc cita sua mãe nos posts, fico aqui imaginando o livro de 1984 o fogão, ai adoro tudo isso! Um grande beijo e um final de semana lindo!

    ResponderEliminar
  3. Que história linda Nô! E que belíssima torta de maçãs! Eu amo este tipo de torta, que não é tão doce a ponto de ser enjoativa, assim é que é melhor!
    Bjinhos e ótimo final de semana!
    Fabi

    ResponderEliminar
  4. Óptimo aspecto, até parece que já me cheira à canela.
    Bom fim de Semana.

    Bjinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  5. Nô, amo essa torta, acho q minha mãe aprendeu com a sua... sempre que minha mãe faz essa torta eu me acabo, como muito e sempre quero mais... saudade, faz tempo q não como essa delícia... vou aproveitar q ela está em minha casa e vou pedir pra ela fazer...obrigado pela homenagem...
    Galera façam essa torta ela é deliciosa e fácílima de fazer.
    Valeu Nô... Ótima dica...

    ResponderEliminar
  6. Que óptima torta de maçã. Eu adoro este tipo de bolos.
    Aqui no Alentejo as Boleimas são frequentemente recheadas com maçãs e eu faço frequentemente para aproveitar as maçãs.
    Desejo um maravilhoso fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Nô, tenho um selo para si, na minha piscina :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que delícia de torta. Acho que com essas três frutas que você sugeriu ficariam deliciosas.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Gente que delícia! Vou copiar a receita agora, porque, melhor do que falar sobre a torta é comê-la, rsrs. A imagem é super/mega apetitosa!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Ai antes de almoço ver uma receita dessa me faz querer pular direto para a sobremesa...hehehe.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que deve ter ficado muito boa. Bom fim de semana para sí também. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ficou excelente esta sobremesa :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Noêmia!
    Parece mto boa sua receita e o visual...me deu água na boca.
    Lendo seu comentário sobre feira...,é verdade ,aqui onde moro tinha uma feira de artesanato mto boa que ficava numa bela praça,era um passeio agradável,tiveram q. tirá-la da praça pois estavam estragando-a,a gente entende mas que perde a graça algumas mudanças q. são feitas lá isso perde.
    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. QUE TORTA MARAVILHOSA , COMO TUDO O QUE VI POR AQUI, ADOREI O SEU BLOG BJS

    ResponderEliminar
  15. Nô, que delícia!!!
    Essa semana fui a um jantar e comi torta de maçã com sorvete de creme... Estava boa demais, amei sua receita!

    Bjos

    Eliane

    ResponderEliminar
  16. Dani, eu sou uma fãzona de maçãs e de doces com maçã! Mas tem de fazer "croc"!!!!

    Paulinha, tenho tantas ótimas lembranças da minha mãe na cozinha de casa! Aos pouquinhos vou contando aqui!

    Fabi, acho que os doces com frutas devem ser assim, abusando do açúcar natural da fruta! Fica muito mais gostoso, né?!!

    Hummm, Maria José! Eu também amo o cheirinho de canela pela cozinha!

    Obrigada, Maria Elena! Essa torta é mesmo de comer e rezar!!!

    Susi, era marivilhoso como as nossas mães trocavam receitas, não é?! Também tenho umas boas da Tia Celina aqui anotadas. A coxinha já está aqui no blog! A amizade entre as nossas famílias tem de ser celebrada sempre! Beijos pra ti e pra Tia Celina!

    Belocas, já vi receitas de boleimas, mas nunca as fiz. Sequer as experimentei. Uma boa pedida para eu fazê-las. Obrigada pela lembrança!

    Manuela, já vou lá dar um mergulho!!!

    Daniana, a receita é mesmo boa e fica bem com muitas frutas, mas a melhor é mesmo com maçãs!!!

    Marly, tem tooooda a razão!

    Hehe, isso também me acontece muito, Fla!

    Obrigada, Alcina!

    Obrigada, Xana!

    É isso, Ana, principalmente aqueles eventos tradicionais que estão cheios de história, não é?! Mas, temos de nos conformar!

    São33, obrigada pela visita e pelo comentário! Seja sempre bem-vinda!

    Eliane, é uma combinação divina, não é???!!!

    Amigas queridas! Obrigada por suas visitas e por seus comentários! Todas alegram o meu dia!
    Beijos à todas!
    :o)

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Nôemia!
    Menina se cada vez q. venho aqui e olho com vontade pra essa sua torta eu engordasse estaria perdida,tô aqui salivando...
    Brigadim pela visita.
    Uma semana abençoada pra vc.

    ResponderEliminar
  18. Adoro tartes de maçã! Ainda por cima receita de 1984!!! Vou guardar, claro!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Ai, Ana! É o que sempre penso quando visito os blogs amigos!!!

    Marina, as antiguinhas são muito boas, né??!!

    B.V. já passei por lá! Obrigada pela visita e pelo comentário! Seja sempre bem-vinda!

    Beijocas, amigas!
    :o)

    ResponderEliminar
  20. What a lovely apple pie! Looks too tempting!

    ResponderEliminar
  21. Rachana, obrigada! Essa torta, além de deliciosa, é muito bonita e faz uma ótima apresentação!

    Iliane, obrigada!

    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar
  22. Oi Noêmia
    Ddescobri seu blog hoje, procurando uma receita que levasse maçã.SOu do Brasil e moro no Rio de Janeiro.
    FIquei encantada com a história de sua mãe e a receita tbem.Vou experimentar hj mesmo.A torta tem que ser acompanhada de sorvete, porque aqui o calor está terrivel.
    Um grande abraço e obrigada pela receita
    Ana Maria Tavares
    anna.tavares@terra.com.br

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.