Sei que sou extremamente chata! Reclamo e reclamo do calor e pareço um disco riscado! Só falo nisso! Mas é que o calor que dá cabo de mim "grelhou" meus neurônios!
Eu explico: no fim de semana fui às compras com o marido. Chegamos à casa suados, cansados e com fome! Pensei então em fazer um arroz de frango, com o que sobrou do frango da churrasqueira, que foi o nosso jantar do dia anterior. Então lá vou eu! Desossei as sobras de frango, piquei cebola e alho, cebolinho, azeitonas verdes e tomate. Fui buscar o arroz agulha na despensa e... cadê???? Não havia! Tinha acabado de conferir a despensa para ir às compras e JURO que vi um pacote de arroz agulha! Na verdade era carnarolli! Então, mudança de planos! Prepara-se um risotto! Mas não há vinho branco??? Oh, céus! Mas há vodka! Então o nosso almoço resumiu-se num Risotto do Improviso! E sabe de uma coisa? Ficou bom!!!! Poderia estar mais cremoso, mas isso é por culpa exclusiva da cozinheira que "deixou passar" uns minutinhos! Vamos lá a receita de uma bagunça, que ficou tão boa que veio parar aqui!!!
"Risotto do Improviso"
1 xíc. (chá) de arroz carnarolli
azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 xíc. (chá) de vodka
raspas de 1 limão
1 litro, mais ou menos, de caldo de frango quente. Feito em casa ou de compra, como quiser.
sobras de frango da churrasqueira (quanto quiser)
azeitonas verdes picadas (quanto quiser)
1 tomate sem pele nem sementes, picado
tomilho fresco
1 col. (sopa) de manteiga sem sal
2 col. (sopa) de queijo ralado
sal
pimenta
cebolinho picado para polvilhar
Numa tigela, junte o frango, as azeitonas, o tomate, tomilho e misture. Reserve.
Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o arroz e refogue. Junte a vodka e deixe que reduza a metade. Junte as raspas de limão e deixe que reduza mais um pouco, sempre mexendo. Assim que quase "secar" vá juntando o caldo de frango aos poucos. Deixe reduzir quase a secar entre as adições de caldo. Quando o arroz estiver quase no ponto, al dente, junte a mistura de frango reservada. Misture bem. Desligue o fogo e junte a manteiga e o queijo. Misture novamente e verifique se precisa de sal. Junte a pimenta, se quiser, e sirva imediatamente.
Coloque no prato e polvilhe com o cebolinho picado!
Para improviso tem muito bom aspecto, eu ja me servia.
ResponderEliminarQuanto ao calor, eu ca axo que vou derreter literalmente, não sei se sera por estar gravida mas nunca passei tão mal com o calor irra :)
bjs
Eu gosto e sou fã de pratos improvisados. Sempre ficam bons, parece que ponho mais empenho, e fico buscando o sabor melhor.
ResponderEliminarNô
ResponderEliminarO que sai de improviso, por vexes sabe bem melhor.
Bjinhos
Papinha Doce
kkkkkk... O calor realmente faz a gente enxergar coisa que não existe né, temos pequenas alucinações como nos desenhos animados no deserto, hahaha... Tô rindo aqui, mas só de imaginar o calor de vcs aí fico angustiada aqui, também não gosto do calor, sou um bichinho do frio! Mas vamos ao risoto, que ficou muito lindo e apetitoso, o sabor da vodka ficou muito evidente ou nem deu para perceber? Beijos Nô
ResponderEliminarMas Nê, os improvisados são sempre os melhores!
ResponderEliminar=)
Beijos
Concordo com a Flá, os risottos improvisados são sempre os melhores!
ResponderEliminarOs meus risottos nunca são programados, a não ser quando o marido pede, e assim são sempre mais gostosos!
Beijinhos
Oi Nô, realmente ficou lindo. Sabe que ontem eu fiz o jantar com sobras de arroz? Ia fazer um arroz de forno com azeitonas, frios, ovos cozidos, ervilhas, molho de tomate caseiro e cheiro verde (minha mãe fazia isso). Mas uma amiga me ensinou a fazer um arroz de ovos e resolvi experimetar. Refoguei cebolas picadinhas, quebrei ovos, misturei bem e acrescentei arroz e cheiro verde. Ficou uma delícia. bjs. mamélia
ResponderEliminarmenina..kkkkk..a semana passada fiz um rissoto assim..de um tanto de frango assado que sobrou..e chegou uma visita de ultima hora em casa!e ficou bom..o seu ficou lindo!!fico com pena de você com todo esse calor e ti entendo!!já começo a imaginar o que vem por ai..para aqui no Brasil..afffff..ningume merece mesmo..bjus
ResponderEliminarQue atire uma colher de pau, aquele cozinheiro que não se enganou com relação aos mantimentos existentes na despensa (ou em outras partes da cozinha), rsrs. Mas não é que desses enganos muitas vezes resultam pratos criativos e saborosos? Este é exatamente o caso desse risoto!
ResponderEliminarQuando li: vodka, limão, frango, queijo ralado e azeitonas já comecei a salivar, rsrs.
Beijão.
Nô esses dias também fiz um risotto assim sem o vinho que infelizmente tinha acabo e eu tive que prosseguir e fazer um belo risotto, rsrs.
ResponderEliminarSeu risotto me deixou salivando...
Bjs
Improviso de muito sucesso este! Ah se os meus improvisos fossem assim...
ResponderEliminarNão posso reclamar do calor, já que aqui estamos no final do inverno: nem muito frio, nem muito quente! Agosto aqui em Belo Horizonte é um mês de muuuito vento!
Beijinhos
Esse improviso me parece delicioso.
ResponderEliminarAbraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Nô como sempre tu sabes fica tudo uma maravilha...um beijinho.
ResponderEliminarsabe que uso sempre vodka, acho que tds os risotos postados são com vodka, esta sempre mais a mão. não se trata de improviso e sim de criatividade. parabens. que a onda de calor diminua, aqui mas frio na previsão. bjs
ResponderEliminarGeralmente é assim que costumamos criar os nossos pratos. Acostumadas a seguir receitas, por vezes acabamos copiando exatamente como está e não criamos nada.
ResponderEliminarQuando acontece isso que ocorreu com você, temos a oportunidade de pôr a prova nosso feeling e nos surpreendemos com o resultado.
Adorei o Risotto da Nô!
Bjuss!!!
Se todos os meus improvisos corressem assim bem eu tinha um blogue com muito mais receitas, eheheh
ResponderEliminarAs fotos dizem tudo, Nô!
ResponderEliminarMenina que perfeito improvisado é esse???
Se tivesse planejado não sairia tão bom...
Bjinhos
Li
Pois o aspecto está fabuloso!!! Viva a vida com improvisos! Mas nada de fazer neurónios grelhados para o jantar ;)))
ResponderEliminarBjsss
B.V., olha eu não estou grávida mas o calor está a dar cabo de mim!
ResponderEliminarSueli, concordo contigo!
Maria José, é assim que nascem grandes receitas, não é?!
Paulinha, a vodka por si só já não tem muito sabor. O risotto ficou no ponto! Sem sabores marcados, um conjunto muito bom!
São sim, Fla!
Fabiana, também penso assim!
Maria Amélia, também me lembro bem do arroz de forno da minha mãe! Preciso preparar um e postar aqui, porque pode ser antigo e tal, mas é muito bom!!!
Pois é, Iliane! Ninguém merece, mas temos de enfrentar! O risotto é ótimo para visitas de última hora, né?!
Marly, que a colher de pau seja daquelas bem pequeninas!!! Adorei a combinação da vodka com o limão no risotto. Acabou virando um risotto "caipiroska", hehe!!!
Ana, a gente não pode desistir porque faltou alguma coisa, né?! Ainda mais nós, as brasileiras!!! Improvisar é o nosso ofício!
Flavinha, aqui a ventania vai começar já para o próximo mês e fica mesmo forte no Inverno. Ter cuidado com a roupa no varal é importantíssimo!!!
Daniana, ficou muito bom!
Natércia, linda! Obrigada!
Angela, já havia visto algumas receitas de risotto com vodka, mas sempre deixei passr. Precisou de uma "emergência" para eu provar e, sabe que mais, devia ter provado antes!!!
Rachelzinha, você disse tudo!
Hehehe, Catarina! No seu blog eu sempre quero mais uma fatia!
Eliane, é verdade! Se fosse planejado não saía tão bom!
Madalena, viva! Os neurônios ficam pra próxima!!!
Queridas amigas! Beijos e obrigada pela visita e comentário!
Desculpem a demora em vos responder, mas o tempo está curto!
:o)
Gostei de mais dessa receita ... que bomq estou seguindo esse blog rsrsrsrs
ResponderEliminarparabéns
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/
Puxaaa....adoro reaproveitamento, sempre faço isso...rsrs
ResponderEliminarAmei seu blog viu..A receita então nem se fala, no improviso é melhor...
Vou te seguir.
Se quiser me faça uma visitinha, e se gostar pode me seguir também...
bjinhos
Janaína
http://janainamechi.blogspot.com/