terça-feira, 3 de agosto de 2010

Um passeio, uma decepção e bruschetas XXL!


Bem, e o calor resolveu dar uma trégua para os pobres coitados que já iam se desmilinguindo! Esse fim de semana até consegui ligar o forno! Aleluia!
Mas antes, vou lhes contar que eu e o marido, para aproveitar a diminuição do calor, fomos dar uma volta pelo nosso passeio preferido, que é Setúbal! Resolvemos tomar um sorvete, passear pela beira-mar, andar pela baixa e voltar para casa. E quando lá chegámos, resolvemos ver como era a "Feira de Santiago" fora da Avenida Luísa Todi, pois nunca lá fomos. E a decepção foi tão grande que acho que nunca mais lá volto! A Feira encolheu! Já não há mais tantas tendas de cerâmica, louça e verga! Parece mais uma Feira do Churro, pois isso não falta, há muitas tendas de churros e farturas! Que saudade da antiga Feira! Sei que muitos vão dizer que era necessário tirar a Feira do centro da cidade e tal, e eu entendo isso, mas a Feira perdeu o seu encanto! Pelo menos para mim! E, como chegámos a casa já a anoitecer, resolvi preparar umas "enormes" bruschettas, para o nosso jantar. As fotos ficaram péssimas, pois quando as fiz a luz já não era nada boa. Mas fica o registo da minha sugestão para um lanche!

Bruschetas XXL

Fatias de pão de trigo
Dentes de alho
Azeite de oliva

Levei as fatias de pão ao forno, para tostarem, mas sem dourar. Retirei-as e esfreguei os dentes de alho dos dois lados da fatia de pão. Deitei um fio de azeite de oliva em cada fatia de pão e cobri com :


Tomates cherry vermelhos, cortados em quatro
Rodelinhas de azeitonas pretas
Fatias de presunto (parma)
Fatias de queijo flamengo (não tinha mussarela em casa)
Folhas de manjericão



Tomates cereja amarelos cortados em quatro
Fatias de salmão fumado
Requeijão português esfarelado
Cebolinho picado para polvilhar, depois de assado

Levei ao forno até que um cheirinho delicioso de pão assado, manjericão e azeite começaram a invadir a cozinha!

19 comentários:

  1. Olá Noêmia,

    estas XXL estão o máximo, vou guardar uma imaginária para o lanche.

    Beijinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  2. Se essas fotos não estão boas, como é que não paro de salivar...rs!
    Deliciosas bruschettas amiga!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  3. Uma tentação!
    Deu saudade de bruschettas, faz tempo que nçao preparo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Eu simplesmente AMO bruschettas e uso o pão que tiver em casa quando bate a vontade e não tenho o pão mais apropriado para fazê-las. São fáceis e deliciosas!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns! Muito fofo seu blog!
    Adorei tudo que vi e li!
    Bjs!
    PS. Da uma passadinha no meu...
    Link: http://receitasdatatialves.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. humm..eu amei..e as fotos?estão lindas!!!deu agua na boca!!!aqui..pelo menis..em São Paulo..tá um friozinho delicioso..bjus amiga..li

    ResponderEliminar
  7. Nô, eu gosto muito de bruschettas, mas mais no Inverno. Uma delícia, quentinhas com o queijo a derreter!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nô,

    As suas bruschetas ficaram com um aspecto saboroso. O queijo derretido sobre o presunto de Parma me fizeram salivar, rsrs.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá No
    É uma boa sugestão para um jantar pratico, tambem costumo fazer.
    Fiquei triste, pois lembro bem a feira antiga.......
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Que pena essa coisa da feira menina...........
    Adoraria poder ver as ceramicas daí.e o que é verga?
    Mas tua bruschetta saiu ,hummmmmmmmmmmmmmm ,nem precisa a imagem sair boa não.....bjim

    ResponderEliminar
  11. Que delícia de brschetas. Amei todas.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Nô, amo brschettas!!!! Valem por uma refeição completíssima para mim :)
    Beijocas,
    Thais

    ResponderEliminar
  13. Eu achei as bruschettas lindas!
    E muito apetitosas.
    E que pena que a feira encolheu. Alguns lugares perdem seu charme ao longo dos tempos né?
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Maria José, é um ótimo lanche! Uma refeição completa!

    Rachel, se tivesse luz natural tinham ficado mais reais. Mas se vc está salivando, então acho que consegui passar a mensagem!!! :o)

    Gina, eu também já não as preparava há um tempo, mas a pressa me fez ressucitá-las!

    Fabi, concordo contigo e faço exatamente o mesmo, porque nunca encontrei um pão italiano por aqui!

    Tati, muito obrigada pela visita e comentário! Vou já, já lá ver o teu cantinho!

    Iliane, obrigada! Eu estou com inveja de você!!!! Um friozinho até que ia bem!!!!

    Manuela, confesso que para mim o clima não interfere quando for pra apreciar comida italiana. Eu AMO!!! Afinal, sou paulistana!!!

    Obrigada, Marly, minha querida! Eu amo queijos! Queijos e mais queijos!

    Pois é, Helena. Acho que a feira na avenida tinha um charme especial! À noite, andar pela feira, sentindo os cheiros das marisqueiras logo ali ao lado e do Duarte dos Frangos, misturado a churros e farturas, pães de chouriço e de gente feliz! Mas tudo tem um fim, uma pena!

    Soninha, acho que você ia gostar da cerâmica, apesar de ser para uso, principalmente na cozinha e não artística. Além de ser típica de Portugal! Verga é como chamam aqui ao material de artesanato de móveis e cestos que nós no Brasil usamos o bambu, a taboa e outros materiais assim!

    Obrigada, Daniana!

    Thais, para mim também!

    Pois é, Fla! Uma pena mesmo! Você tem razão no que diz!

    Queridas e queridos! Obrigada pelas visitas e comentários!
    Beijos em todos!

    :o)

    ResponderEliminar
  15. para mim a fotos me dizem que estão deliciosas! bjs

    ResponderEliminar
  16. NÔ as fotos estão lindas como sempre!!!
    Também eu tive muita pena da feirinha...um beijo:))

    ResponderEliminar
  17. Obrigada, Angela!

    Pois é, Vitória! Mas fazer o que?! Obrigada pela visita!

    Beijocas às duas!

    :o)

    ResponderEliminar
  18. Hummmm! Não tem como não passar por aqui e não salivar e ficar desejando ir pra cozinha fazer algo parecido! Parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Obrigada, Sueli!
    Suas criações também me dá vontade de pôr mãos à obra!
    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.