segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comida de Mãe!


Ah, porquê a gente têm a mania de não ouvir "tudo" que a nossa mãe diz??? Se ela é mais vivida, mais experiente, mais intuitiva, mais tudo, porquê???
Minha mãe, em matéria de alimentação, é extremamente "natureba"! Está sempre à procura de tudo que seja mais saudável, mais natural, menos industrializado. Claro que eu também sou assim (ranran)! Mas apenas de segunda à sexta, porque de fim de semana o cardápio é do marido e "natural e saudável" pra ele é Feijoada à Trasmontana, Pézinhos de Porco de Coentrada, Cozido à Portuguesa e por aí vai! Tudo muito bom, claro, mas cheio de calorias, gorduras, colesterol e outras cozitas más! E, não querendo deixar as culpas todas para o pobre homem, eu AMO doces, bolos, biscoitos, gelados, tortas, tartes, rocamboles, etc.! Quem segue o blog sabe que por aqui a coisa está um tanto calórica!E, ironia das ironias, o marido precisa fazer um esforço para engordar! Engordou um pouquinho e solta rojões por estar "bem". E realmente está muito bem! Quanto a mim... acho que não preciso me prolongar neste quesito!
A consciência doeu e eu resolvi "pegar leve"! E quando isso acontece, vou directamente às memórias de discursos da minha mãe e retiro coisas como esta:


"Arroz Integral com Feijão Azuki"

1/2 xíc. (chá) de arroz integral (demolhado por umas 4 horas)*
1/2 xíc. (chá) de feijão azuki (demolhado por umas 8 horas)*
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
fio de azeite de oliva
sal (pouco)
água quente

Numa panela aqueça o fio de azeite e frite a cebola e o alho até a cebola estar transparente.
Junte o arroz e o feijão e refogue.
Junte 3 xíc. (chá) de água e coloque sal, pouco sal.
Deixe levantar fervura e baixe o fogo para o mínimo. Vá experimentando a textura do arroz e do feijão, deixando cozinhar muito lentamente, adicionando mais água quente se necessário.
Retire do fogo quando arroz e feijão estiverem macios, mas firmes!

* Atenção: em qualquer demolhe que fizer descarte sempre a água e coza em uma água nova.


Arroz Integral: o arroz integral deve o seu valor aos nutrientes que se encontram na casca: fibras, vitaminas, minerais e óleos essenciais. Por exemplo, a uma chávena de arroz integral correspondem cerca de 3,5 gramas de fibra, enquanto que à mesma quantidade de arroz branco equivale somente 1g.
O arroz integral é rico em vitamina E, vitaminas do grupo B, cálcio, fósforo e magnésio. Estes nutrientes são importantes numa alimentação equilibrada, e ajudam a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e a diminuir o nível de colesterol no sangue. No que respeita ao teor de fibras alimentares contidas no arroz integral, estas favorecem a digestão, ajudando a promover o bom funcionamento intestinal.
O principal inconveniente deste arroz é que o seu prazo de conservação não é tão alargado como o do arroz branco, e o tempo de cozedura é mais prolongado. Porém, para facilitar a cozedura pode deixar-se o arroz integral de molho, cozê-lo duas vezes ou ainda cozê-lo na panela de pressão. (Mais informações clique aqui.)

Feijão Azuki: O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. A sua introdução na Europa deu-se após o século XX, depois de ter sido levado pelos emigrantes japoneses para o Brasil. É um alimento de grande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
Para além de propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. Os japoneses utilizam-no na preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas ou chili, por ser leve e saudável. Também é usado na preparação de sopas e saladas. O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa. (Mais informações clique aqui.)


Com a minha mãe aprendi a gostar de legumes, verduras, produtos integrais e naturais, principalmente porque ela os prepara deixando tudo muito saboroso, sem gosto de "comida de hospital"! Basta usar o bom senso e não exagerar nas doses. O equilíbrio é o ingrediente principal!

29 comentários:

  1. Arroz com feijão é música para os meus ouvidos!....
    Mãe sabe sempre tudo....
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Babette! Principalmente quando o prato referência da gente nos lembra que estamos há 10 mil quilômetros de "casa"!!!

    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  3. arroz gostoso caia bem com um pedaço de picanha agora para o meu almoço, bjs

    ResponderEliminar
  4. São, não sou muito fã de carne vermelha. Aqui eu gosto de juntar um filé de frango grelhado!
    Mas, de vez em quando, uma picanha vai bem! Mas picanha mesmo, não aquilo que servem nos restaurantes daqui!

    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  5. Nô,

    A imagem é maravilhosa, pura 'comfort food'. E das boas (nutritiva e cheia de fibras). Vai para minha listinha e, breve, para a minha boca, rsrs.

    Um beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Olha nunca comi nada disso ... Mas acredito que deve ser bom rsrsrsrs

    abraço

    Daniel Moura

    ResponderEliminar
  7. Nô isso é tudo de muito bom amei mesmo vou ver se arranjo o feijão...um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Oi
    Mãe sabe muito
    e nos ensina a comer
    melhor.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderEliminar
  9. Bem amiga não querendo dizer mal do prato nem tão pouco mais ou menos, mas odeio feijão, de certo para quem gosta é bem apetitoso.
    bj

    ResponderEliminar
  10. Duas boas fontes de hidratos de carbono, que o nosso organismo necessita.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  11. Comida saudável pode ser muito saborosa: assim o demonstrou a minha amiga Nô! As mães têm sempre razão!!
    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. deve ficar muito bom mesmo, mas sabe de uma coisa, nunca como feijão e arroz junto, não gosto, como os dois separadamente, manias...bjs

    ResponderEliminar
  13. Hoje também falei sobre "mãe" no meu post.
    Elas realmente sabem das coisas né?
    Ficou lindo seu prato.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Parece ser uma delicia! Nao sei se vendem feijao Azuki por aqui, tenho que ir a procura.

    ResponderEliminar
  15. Você não imagina como fiquei com vontade de provar esse prato! Tenho feijão azuki em casa, mas nunca fiz com arroz junto.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  16. menina..isso deve ter ficado uma delicia...adoro feijão azuki..mas..numca fiz com arroz..ficou tão bonito que deu até fome..vou experimentar..bjus

    ResponderEliminar
  17. Nossa Nô, juro que pela foto pensei que fosse Mijadra (arroz com lentilha.Embora eu também ache que feijão azuki tem um gostinho, lá de longe, de lentilha. Ainda vou fazer essa tua receita, deu até fome, rsrsrsr
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Hummmmmmmmm, que coisa boa esse arroz com feijão!!! Óptima cara! Também fiz arroz integral noutro dia, mas ele é uma peste para cozer, horrível!
    Bjs, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  19. Nunca provei nem o arroz nem o feijão. Mas devem ser bons e saudáveis.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Não teve jeito, tive que copiar mais uma...rs, sempre tive vontade de preparar feijão azuki, aí está uma boa oportunidade!
    Tentação de comidinha!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  21. Marly, é mesmo pura comfort food!

    Daniel, aproveite e experimente!

    Natércia, há no Continente, Jumbo, Pingo Doce e Modelo. Esses eu sei que há, de certezinha!

    Maria Lúcia, se sabe!!!

    B.V., gosto não se discute! Para quem gosta, como eu, é uma excelente opção!

    Isso mesmo, Maria José!

    Querida amiga, Isabel! Disse mesmo tudo!

    Angela, eu também tinha essa mania! E ainda tenho outras manias! Mas a minha mãe é sábia! E me fez gostar de muita coisa que eu detestava!

    Sabem mesmo, Fla!

    Silvia, você encontra o feijão azuki nas prateleiras de produtos naturais. É fácil de achar! O Continente tem um espaço ótimo de naturais!

    Gina, se você já aprecia o feijão azuki é quase certo que vai gostar desse modo!

    Iliane, que bom que vai experimentar! Depois me diz se gostou, ok?!

    Ale, eu adoro arroz com tudo isso!!! Aqui no blog há uma receita de mjadra!

    Hehehe, é uma peste mesmo Madalena! Mas deixando de molho ele fica mais domável!

    Daniana, experimente! Assim fica a conhecer e pode ser que aprecie!

    Rachel, eu adoro! É muito mais leve que os feijões que estamos acostumados! Experimenta e depois me diz se gostou, ok?!

    Amigos e amigas! Feliz por tê-los aqui!
    Um grande beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  22. Ai, Nô! Sofremos do mesmo mal!! Maridos que não engordam!! rsrs

    Lembro que comprei arroz integral ano passado. Coloquei no freezer e esqueci. Toda vez que o via, empurrava pra um canto, pobrezinho!

    Acabei jogando fora (que pecado!) e nunca provando o tal do arroz integral! Posso ir na sua casa almoçar? =)

    Obrigada pelo carinho do comentário no blog!

    Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  23. NÔ!
    Me apetece totalmente!!!
    Mãe sempre sabe das coisas! Eu que o diga, a minha também é um tanto assim. Quando era adolescente fui apresentada a comida natural e a Yoga por ela e sou grata até hoje...Mas....masssss...Hoje já tenho meus próprios conceitos do que julgo ser "o comer bem" assim como você...
    ( aliás,Pézinhos de Porco de Coentrada é tudo..ahahah)...E como moramos juntas nesse real momento, vez ou outra entramos em conflito!..ahahahah...
    Mas sei com certeza absoluta e sou agradecida pelas noções de saúde que aprendi,principalmente por ela me ensinar a amar alimentos saudáveis,como você mesma observa. "Sabor & Saúde", União linda e perfeita!

    Beijinho daqui linda!Saudade....

    Espero que Corroios esteja mais fresco hoje!

    ResponderEliminar
  24. É mesmo comidinha de mãe :)... Adorei o aspecto...
    beijoca

    ResponderEliminar
  25. Em matéria de culinária concordo, agora no resto convém ter uma escuta selectiva em relação ao que as mães dizem. É que caso contrário eu ainda tinha de entrar em casa antes das 20 horas...

    ResponderEliminar
  26. Nô parabéns pelo blog...fiz o Arroz integral com feijão azuki foi um sucesso!!!
    Coloquei a receita no meu blog com devidos créditos...Espero que aprove...
    bjss na alma

    ResponderEliminar
  27. Obrigada, Sandra!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  28. Olá. Vi esta receita, pareceu-me simples e saborosa. E gosto muito de feijão azuki (aliás ... qualquer feijão). Vou fazer ...!

    http://dietatipogenetico.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Também adro feijão azuki.
      Espero que goste!
      Beijo,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.