domingo, 26 de Abril de 2009

Receita de Mãe!

Eu adoro frango! Assado, cozido, grelhado, salada, maionese, salpicão, defumado, de toda maneira. Mas uma das minhas receitas favoritas é uma da minha mãe. Simples, rápida e saborosa!
Frango no Molho de Tomate


Receita para 2 pessoas


4 Sobrecoxas de Frango
Tempero em pó para aves, eu uso Toque de Chef da Kitano, é o que consigo encontrar aqui onde vivo e é muito bom!
Pimenta do Reino (Preta)
1 Fio de Azeite

Coloque numa travessa todos estes ingredientes. Faça com que as sobrecoxas fiquem todas envolvidas nos temperos. Reserve por, mais ou menos, 2 horas.

4 col. (sopa) de Azeite
2 Cebolas cortadas em pétalas
4 Dentes de Alho fatiados
1 tablete de Caldo de Galinha, eu uso Knorr
1 col. (sopa) de salsa
1 col. (chá) de orégano
1 caixinha (200ml) de Polpa de Tomates

Em uma panela de pressão, coloque o azeite e aqueça. Coloque então as sobrecoxas e doure-as. Quando já estiverem douradinhas, acrescente as cebolas, o alho e o caldo de galinha. Deixe refogar até a cebola começar a amolecer. Junte então, a salsa, o orégano e a polpa de tomates. Tampe a panela e deixe, na pressão, por 15 minutos, aproximadamente. Verificar se necessita de correção de sal. Sirva em seguida.

* Minha mãe costuma acrescentar batatas para cozinharem juntamente com o frango. Fica delicioso! Mas eu servi, desta vez, com arroz e salada.

Espero que gostem tanto quanto eu!

segunda-feira, 20 de Abril de 2009

Promessa é dívida!

Olá, pessoal!
Hoje vou postar uma receita de Bolo de Chocolate, atendendo ao comentário da Susi. Vou postar a receita do bolo, tal como sempre se fez em casa e uma versão para microondas, que é a que eu uso, e que fiz no fim de semana.

Bolo de Chocolate (receita para forno à gás)


2 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de chocolate em pó
1 xíc. (chá) de leite
1/2 xí. (chá) de óleo
4 ovos
1 col. (sopa) rasa de fermento em pó

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e mexa bem. Não é necessário batedeira, mas se preferir pode usá-la. Coloque em uma forma untada e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos.


Bolo de Chocolate (para microondas)


* Essa quantidade é para um bolo pequeno.
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de açúcar
1/2 xíc. (chá) de margarina líquida
1/2 xíc. (chá) de leite
2 ovos
1 col. (sobremesa) de fermento em pó

Coloque todos os ingredientes numa tigela e mexa bem. Coloque em uma forma de vidro untada com manteiga ou margarina culinária e enfarinhada. Leve ao microondas na potência máxima por 5 minutos. Deixe em stand by, dentro do microondas, por 5 minutos. Desenforme depois de esfriar.

Recheio:

1 lata de leite condensado
100g. de chocolate em pó
100g. de amêndoas picadas e torradas
1 col. (sopa) de manteiga ou margarina culinária
1/2 xíc. (chá) de creme de leite (natas)
1/2 xíc. (chá) de leite
1 col. (sopa) de farinha de trigo

Dissolva a farinha de trigo no leite. Coloque em uma panela e junte todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e mexa sempre, até engrossar. Reserve.

Cobertura:

1 caixinha (200ml) de creme de leite (natas)
100g. de chocolate em pó
1 col. (sopa) de jeropiga (vinho licoroso)

Coloque todos os ingredientes em uma tigela alta e leve ao microondas em potência máxima por 3 minutos. Reserve.

Calda:

1 xíc. (chá) de água
2 col. (sopa) de chocolate em pó
1 col. (sopa) de açúcar de confeiteiro (em pó)
Leve ao fogo até todos os ingredientes estarem bem dissolvidos. Reserve.

Montagem:

Corte o bolo em duas camadas, com o auxílio de um fio (de nylon ou fio dental). Coloque uma camada novamente na forma e regue com metade da calda. Coloque o recheio. Coloque a outra camada de bolo e regue com a outra metade da calda. Leve à geladeira por aproximadamente duas horas. Desenforme e coloque a cobertura sobre o bolo.

Divirta-se e bom apetite!

sábado, 18 de Abril de 2009

Ketchup????

Pois é! Nunca entendi porque as pessoas colocam ketchup no Strogonoff. Sinceramente, não conheço a receita original. Por isso, não faço idéia se o seu criador usou o ketchup ou não. O que sei é que não uso ketchup no "meu" Strogonoff. Mas, acho que posso usar minha "liberdade" para criar uma receita minha. Sei é que, aqui em casa, todos gostam! Vou postá-la aqui e vocês comentem! Um abraço à todos!

"Meu" Strogonoff

Para 4 pessoas

500g. de frango cortado em tiras
sal
pimenta
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) de azeite
2 col. (sopa) de whisky
páprika (pimentão) doce
salsa
1 tablete de caldo de galinha (eu uso knorr)
250g. de cogumelos fatiados
1 e 1/2 caixinha de creme de leite (natas)

Em uma travessa, coloque o frango, sal e pimenta. Deixe descansar por cerca de duas horas.
Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o frango temperado. Deixe alourar, mexendo sempre. Quando estiver bem cozido, acrescente o whisky e mexa até o álcool evaporar (cerca de 3 minutos). Acrescente, então, a páprika e a salsa e o tablete de caldo de galinha. Mexa até o tablete desfazer-se e todos os ingredientes estejam bem incorporados. Prove para verificar se é preciso uma correção de sal e pimenta. Baixe o fogo (lume)e acrescente os cogumelos e as natas. Incorpore bem.

Eu uso essa mesma receita para fazer o Strogonoff de carne ou camarão. Apenas troco os tabletes de caldo, conforme o ingrediente.

quinta-feira, 16 de Abril de 2009

Hora do Almoço

Olá à todos!

Hoje estive com vontade de comer risoto. Numa quinta-feira, perto da hora do almoço, fui ver o que poderia arranjar na minha despensa. Ótimo! Com o que eu encontrei, preparei esse risoto:

Risoto de Atum




Para 4 pessoas


1 lata de atum (usei atum no azeite)
1 caneca (250ml) de arroz agulha
1/2 bisnaga de tomate concentrado (1 lata pequena de extrato de tomate)
1/2 xic. (chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) azeite
1 tablete de caldo de peixe (eu uso knorr)
páprika (pimentão) doce
pimenta do reino (preta)
salsa
1 col. (sopa) de manteiga ou margarina culinária
2 col. (sopa) de queijo parmesão ralado


Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o atum, o tomate concentrado, o arroz, o tablete de caldo de peixe, páprika, pimenta e salsa. Mexa e deixe refogar até os sabores estarem bem incorporados. Junte as azeitonas e 2 e 1/2 canecas (aquela que usou para medida de arroz) de água. Deixe em fogo (lume) alto até levantar fervura. Assim que estiver borbulhante, baixe o fogo e deixe cozinhar, lentamente, até o arroz estar cozido, mas rijo e com caldo. Junte, então, a manteiga e o queijo ralado e mexa até ficar cremoso. Sirva em seguida. Se quiser, polvilhe o prato com queijo ralado. Bom apetite!

segunda-feira, 13 de Abril de 2009

Sobremesa

Para encerrar a ementa do feriado, a sobremesa. Desta vez decidi inovar e não usei chocolate. Também, como inovação, fiz uma única sobremesa. Isso é bastante 'explicável'. Recebemos amigos para o lanche de sábado à noite, para os maridos assistirem ao jogo do Benfica. Então, fiz a sobremesa para nos servir à todos.

Pavê Pinacolada

Biscoito Champagne (Palitos de la Reine) o quanto baste
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de 200ml de creme de leite (natas)
1 vidro 200ml de leite de côco
100g de côco ralado
1 col. (sopa) gelatina sem sabor
1 envelope de gelatina de abacaxi (ananás)
essência de abacaxi (ananás)
1 lata de abacaxi (ananás) em calda
3 col. (sopa) rum ou essência de rum (1 col chá), para quem não pode com álcool
200ml. de creme de leite fresco(natas frescas)
1 col. (sopa) de açúcar de confeiteiro (açúcar em pó)

Creme de côco:

Em uma panela leve ao fogo (lume), 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite (natas), 1 vidro de leite de côco e o côco ralado. Mexa constantemente até engrossar. Retire do fogo e reserve. À parte, coloque meia xíc. (café) de água numa tigelinha e coloque sobre a água a gelatina sem sabor. Leve ao microondas por 1 minuto e depois mexa até a gelatina estar completamente dissolvida. Junte ao creme de côco e reserve.

Creme de abacaxi (ananás):

Em uma panela junte o envelope de gelatina de abacaxi (ananás) com 1 xic. (chá) de água. Leve ao fogo (lume) e mexa bem até a gelatina estar completamente dissolvida. Junte1 lata de leite condensado e uma embalagem de creme de leite (natas) e continue mexendo até engrossar levemente. Retire do fogo e reserve.

Montagem:

Forre o fundo de uma forma desmontável com os biscoitos, embebidos na calda do abacaxi com o rum. Coloque o creme de côco por cima dos biscoitos. Leve à geladeira (frigorífico) por uma hora, mais ou menos. Depois deste tempo, coloque uma camada de abacaxi picado em pequenos pedaços. Por cima do abacaxi picado, coloque, com muito cuidado e lentamente, o creme de abacaxi. Leve à geladeira por uma hora. Depois deste tempo, coloque mais uma camada de biscoitos embebidos na calda do abacaxi com rum. Volte ao frigorífico por mais umas duas horas. Antes de desenformá-lo, bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro, em ponto de chantilly. Desenforme o pavê, com cuidado. Coloque o chantilly por cima.

O pessoal gostou muito!

Domingo de Páscoa

Para o Domingo de Páscoa, voltamos às carnes! Tentei fazer uma Carne de Panela tão boa quanto a melhor que já comi um dia! Não cheguei nem perto! A melhor Carne de Panela quem faz é minha Tia Marlene. Sequinha, tostadinha por fora e desfiando por dentro. As batatas douradinhas e com o exterior crocante, macias por dentro... ai! Me dá água na boca só de lembrar! Mas, enquanto não chego lá, deixo aqui a receita que fiz no Domingo de Páscoa.

Carne de Panela



500g. de carne de boi em cubos grandes(que seja para esse fim, peito: aí no Brasil. Para estufar, jardineira: em Portugal)
200ml. de vinho branco
2 col. (sopa) azeite
4 dentes de alho picados
2 col. (sopa) molho de soja
1 cubo de caldo de carne (prefiro o caldo para bifes, da Knorr)
3 colheres de azeite
salsa
1 col. (sobremesa) farinha de trigo

Leve o caldo de carne com uma xic. (café) de água ao microondas por 1 minuto. Retire e mexa até o caldo se dissolver. Em uma travessa, coloque o caldo dissolvido em água, o vinho branco, as 2 col. de azeite, o alho, o molho de soja. Mexa bem e acrescente a carne em cubos. Deixe marinar, no mínimo, por 2 horas.
Depois desse tempo, leve uma panela de pressão ao fogo (lume) e coloque as 3 col. de azeite para aquecer. Quando estiver aquecido, junte os cubos de carne, sem o líquido em que esteve marinando. Deixe a carne alourar bem. Vá acrescentando o líquido da marinada aos poucos. Tape a panela e deixe, sobre pressão, por uns 10/15 minutos.
Retire a carne da panela e coloque numa travessa de servir. Conserve o líquido na panela de pressão, em fogo (lume)baixo. Acrescente a farinha de trigo e a salsa e deixe engrossar o molho, levemente. Coloque o molho sobre a carne, na travessa, e sirva.
Eu escolhi servir com arroz branco e batata palha.

Ficou boa, mas eu tenho saudade da minha Tia Marlene e da sua Carne de Panela... beijo Tia!!!

Ementa de Feriado

Olá!
Esses dias em casa foram mesmo bons! Conseguimos descansar e conversar, coisas simples, mas que fazem muita falta! Hoje vou postar as minhas incursões gastronômicas do feriado! Já lhes deixei, aí embaixo, o prato da Sexta-Feira Santa. Agora, vamos ao Sábado de Aleluia.


Bacalhau à Brás


Para 2 pessoas


500g. de bacalhau cozido e desfiado
500g. de batatas cortadas em cubos e fritas
1 xic. (café) de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
pimenta do reino (preta)
sal
salsa picada
4 ovos grandes
azeitonas pretas para enfeitar

Em uma panela, coloque o azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola estar transparente. Acrescente o bacalhau desfiado, a pimenta, o sal e mexa bem até ficar tudo muito bem incorporado. Coloque então a salsa e as batatas, já fritas. À parte bata os 4 ovos com uma pitada de sal. Junte ao refogado de bacalhau e mexa, até os ovos começarem a cozinhar e granular. Coloque em uma travessa e enfeite com as azeitonas.

Muitas pessoas fazem essa receita usando batata palha. Também fica muito bom, mas aqui em casa eu faço com a batata em cubos, frita na hora, pois meu marido gosta assim... e eu também!!!

sábado, 11 de Abril de 2009

Dias de Festa!

Olá, amigos!

Chegamos à Páscoa! Tempo de cho-co-la-te, hummm!!! Mas tempo, também, de pratos especiais. Para esta Sexta-Feira Santa eu escolhi o salmão. Vamos a isso!!!



Salmão com Molho de Manga e Alcaparras

4 lombos de salmão
200ml de suco (sumo) de manga
2 dentes de alho, picados
pimenta (preta) do reino
sal
1 fio de azeite
100ml de creme de leite fresco (nata)
alcaparras à gosto

Em uma travessa coloque os lombos de salmão, o sumo de manga, os alhos picados, pimenta e sal. Deixe marinar por duas horas.

Em uma panela, coloque o fio de azeite e aqueça. Coloque os lombos de salmão, sem o líquido, e grelhe dos dois lados. Assim que estiverem grelhados, junte o líquido onde estavam marinando. Deixe-os ali até o líquido engossar, levemente. Junte o creme de leite e as alcaparras. Deixe engrossar, até ficar com uma espessura leve. Sirva em seguida.

Eu escolhi, como acompanhamento, servir com arroz branco, fatias de manga e rodelas de abacaxi. Aqui em casa todos adoraram!!!

terça-feira, 7 de Abril de 2009

Brigadeiro de Colher

Hoje experimentei uma receita, que vi na internet, de Brigadeiro de Colher. Recomendo! Ficou muito bom!!!


Brigadeiro de Colher


Ingredientes
Rende 5 porções


• 1 lata de leite condensado
• 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 1/2 xícara (chá) de leite
• 1/2 xícara (chá) de creme de leite


Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Mexa até desprender do fundo da panela. Tire-a do fogo e coloque-a em um recipiente com gelo para dar choque térmico. Mexa até esfriar.

*Receita retirada da Revista Manequim

domingo, 5 de Abril de 2009

Almoço de Domingo

Como uma autêntica paulistana, de pai e mãe, tenho na lembrança os almoços de domingo, da infância e adolescência. Macarronada com frango!




Depois de adulta e a dez mil quilômetros de São Paulo, resta tentar matar a saudade. Hoje fiz uma macarronada "daquelas"! Já fiz essa receita várias vezes, em família e para amigos. Todos adoram! Então, aqui vai a receita!!!


Spaghetti Alla Bolognesa (Esparguete a Bolonhesa)


Molho:
400g. carne moída (picada)
1 fio de azeite
2 caixas (210ml cada) polpa de tomates
1 cubo de caldo de carne, prefiro o caldo para bifes Knorr
salsa
orégano (orégão)
páprika (pimentão) doce
Em uma panela, coloque a carne com o fio de azeite. Leve ao fogo até a carne começar a soltar (deitar) líquido, mexendo sempre, para não formar grumos. Assim que estiver cozida e com líquido, acrescente a salsa, orégano, páprika e o cubo de caldo de carne. Mexa bem para incorporar os sabores à carne. Em seguida, acrescente a polpa de tomates. Deixe apurar em fogo baixo. Enquanto isso, prepare a massa.

Massa:
500g. spaghetti (esparguete), prefiro o da DIVELA nº 11
sal
1 fio de óleo
1 colher (sopa) cheia de manteiga
Em um caldeirão, coloque uns 5l. de água para ferver. Assim que levantar fervura, coloque o fio de óleo e o sal (pouco). Coloque a massa para cozinhar. Assim que estiver cozida, escorra e acrescente a colher de manteiga. Em seguida coloque o molho por cima e envolva toda a massa com ele.

Espero que gostem!
Bom domingo!!!

quarta-feira, 1 de Abril de 2009

Choco

Esse senhor simpático, aqui embaixo, é o Choco.
( http://www.ambientesaude.pt/fileviewer.php?file_id=183&type=trabalho_escola )



Segundo a Wikipédia:

Os chocos ou sibas são
moluscos marinhos da classe Cephalopoda, ordem Sepiida.
Os chocos têm uma concha interna, bolsa de tinta, oito braços e dois tentáculos.
Possuem uma capacidade de
mimetismo considerada superior à de um camaleão; suas gamas incríveis de cores são devidas às células especiais, os cromatóforos.
Um animal tímido, os chocos têm uma vida tanto diurna como nocturna, alimentando-se de outros pequenos seres, tais como
camarões, peixes e outros.
Depois que capturam suas presas, eles as matam com um mecanismo na sua boca, semelhante a uma faca, com que retalham suas vítimas, que são, por sua vez, comidas por outros
cefalópodes.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Choco "
E, já que falei em Setúbal, aqui vão algumas fotos!








Choco Frrrite!


Eu adoro Setúbal! Gosto de andar pela baixa, de passear à beira-mar, das pessoas, do modo de falar "Me marride foi ao marr!", gosto de tudo! Mas gosto, principalmente da comida!

Da última vez que eu e meu "marride", que nasceu em Setúbal, fomos até aquela linda terra, almoçamos num restaurante que nos deixou maravilhados! O Capitão Cook fica no bairro das Fontainhas. O Choco Frito estava, simplesmente, divino!!! Adorei o facto do Chef Bruno Rocha ter-nos servido pessoalmente. Um restaurante pequenino, acolhedor, mas com uma delícia de pratos! Já experimentamos , numa outra vez, a Pluma de Porco Preto, maravilhoso prato! Parabéns ao Chef!!!