terça-feira, 26 de Maio de 2009

Aproveitando as sobras!

Bem, na minha terra, domingo é dia de frango assado. Almoço de domingo, vamos até a padaria e compramos um maravilhoso frango de "televisão de cachorro". Eu a-do-ro! Aqui, fazemos o mesmo, vamos até a churrasqueira e compramos um "franguito". Mas, muitas vezes, sobra. Quando acontece, eu gosto de aproveitar essas sobras preparando pratos também muito saborosos. Um destes pratos é este:

Risoto Frango de Ontem


Sobras daquele "franguito", sem peles e sem os ossos, cortado em pequenos pedaços
1 caneca (200ml) de arroz agulha

1 xíc. (chá) de vinho verde

1 tomate, sem pele, picado

cebolinho picado

tomilho fresco
pimenta do reino (preta)

1 tablete de caldo de galinha

2 col. (sopa) azeite

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picados

1/2 xíc. (chá) de ervilhas congeladas

1 col. (sopa) manteiga

1/2 pacote de queijo ralado (grana padano)


Numa panela, coloque o azeite e junte a cebola e o alho. Deixe cozer até a cebola estar transparente. Junte o tomate picado, o cebolinho, o tomilho, o caldo de galinha e a pimenta ao seu gosto. Deixe cozer até o tomate deitar todo o líquido. Junte, então, o frango, o arroz e as ervilhas e o vinho verde. Refogue bem para que o arroz incorpore os sabores e evapore o álcool do vinho. Acrescente 2 canecas (400ml) de água e deixe cozer até o arroz estar macio, mas firme, ainda com um pouco de líquido. Desligue o fogo e junte a manteiga e o queijo ralado. Mexa bem e sirva em seguida. Foi o nosso jantar de ontem. Estava muito bom!

segunda-feira, 25 de Maio de 2009

Caracolada!

É isso mesmo! Ontem fomos aos caracóis! Nossa amiga Mena é especialista nisso, e em muitas outras coisas! Não faltará oportunidade para eu postar aqui algumas delícias preparadas pela Dona Mena! Fico devendo a receita desses caracóis, pois esqueci-me de pedir a Mena, mas são os caracóis tradicionais de Portugal! Aqui vão algumas fotos.

Aqui está ele: o Caracol!

Todos lavadinhos!


Eles, na panela!


Humm, muito bom!


Caracóis!!!

sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Um docinho, afinal!

Há muito que não fazia uma sobremesa. Talvez porque, como meu marido não é muito guloso, eu acabe por devorá-la quase toda, sempre! Mas hoje resolvi experimentar uma sobremesa. Espero que experimentem também, e digam se gostaram ou não! Então, vamos a isso!

"Sobremesa de Pêssego e Bis"


Para 4 porções

Creme:

1 lata de leite condensado (use a lata para medir os outros ingredientes)

1 1/2 lata de suco (néctar) de pêssego

2 caixas (200ml) de creme de leite (natas)

1 col. (sopa) cheia de maisena
1 gema de ovo passada pelo coador (passador)

Coloque todos os ingredientes numa panela. Tome o cuidado de dissolver a maisena no suco de pêssego, para evitar que o creme forme grumos. Leve ao fogo médio e mexa sempre, até engrossar. Reserve.

Montagem:


1 caixa de Bis (12 unidades de waffers cobertas de chocolate. Eu usei Viena da Favorini, que comprei no Lidl)

4 metades de pêssegos em calda picados

Chocolate granulado

Chocolates


Use tigelas individuais. Coloque 4 Bis picados no fundo da tigela. Cubra com uma concha de creme e sobre esse 1 metade de pêssego picada. Cubra com mais uma concha de creme. Decore com o chocolate granulado e o chocolate. Faça o mesmo nas outras tigelas. Leve à geladeira (frigorífico) e sirva fresco.

quarta-feira, 13 de Maio de 2009

Enfim, o crepe!


Há algum tempo que eu estava aqui pensando em fazer uns crepes. Bem, ontem finalmente os fiz! Foi um sucesso! Estava mesmo muito bom!

"Crepes de Frango com Creme de Queijo"

Essa receita dá 10 crepes.

Para os crepes:

1 ovo
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de leite
1/2 xíc. (chá) de caldo de frango (Pode-se usar o tablete ou a água em que cozeu o frango do recheio. Foi o que eu fiz.)
2 col. (sopa) azeite
1 col. (café) sal

Misturar tudo muito bem, no liquidificador ou com a varinha mágica. Em uma frigideira untada com manteiga, colocar uma concha pequena e espalhar. Levar ao fogo e cozer dos dois lados. Reserve.

Recheio:

500g de peito de frango cozido e desfiado.
3 fatias de bacon cortados bem miudinho
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate, sem pele e sememtes, picado
1/2 xíc. (chá) de azeitonas verdes picadas bem miudinho
2 col. (sopa) de alcaparras
salsa picada
cebolinha picada
1 tablete de caldo de galinha
2 col. (sopa) de azeite
1/2 xí. (chá) de caldo de galinha
1 col. (sopa) de farinha de trigo

Numa panela colocar o azeite, a cebola, o alho e o bacon. Refogar até a cebola estar transparente. Acrescentar o tomate, as azeitonas, as alcaparras, salsa, cebolinha e o tablete de caldo. Deixar refogar e acumular algum líquido. Juntar o frango desfiado e incorporar bem. Acrescente o caldo de galinha, já com a farinha dissolvida nele. Mexa bem até engrossar ligeiramente. Reserve.

Creme de queijo:

Basta fazer um Bechamel (a receita já passei aqui), acrescentando 1 pacote de queijo ralado (grana padano). Misturar bem. Reserve.

Montagem:

Para a montagem, você vai precisar, ainda, de 10 fatias de queijo. Pode ser mussarela, prato. Eu usei flamengo.

Coloque uma fatia de queijo sobre o crepe e sobre este um pouco do recheio de frango. Enrole o crepe e coloque numa travessa. Você pode serví-los no prato e colocar o creme de queijo por cima, como eu fiz. Ou pode colocar o creme sobre todos, na travessa.

De roupa nova!

Pois é! Seguindo os conselhos da minha amiga Susi, mudei o visual do Blog. Vi centenas de templates, mas acabei optando por um simples. Espero que vocês tenham gostado do resultado!

sábado, 9 de Maio de 2009

Jaquinzinhos

Boa tarde, pessoal!
Hoje o dia está chuvoso e só apetece ficar em casa. Principalmente se for preparar um bom almoço. Já havia resolvido, a pedido do meu marido, que o almoço de hoje seria "Jaquinzinhos Fritos com Arroz de Tomate". Ele adora!

Mas antes de ir para a receita, tenho de explicar aos meus amigos do Brasil o que são Jaquinzinhos. Bem, Jaquinzinho é um Carapau pequenino! Ok, ok! Carapau é um peixe e vocês podem vê-lo
aqui. Mas, para i
lustrar melhor, eu diria que o Jaquinzinho pode se assimilar a nossa Manjuba. Então, vamos a receita!

"Jaquinzinhos Fritos com Arroz de Tomate"



Bem, para os Jaquinzinhos é muito fácil! Para 2 pessoas comprei 500g de peixe. Basta comprá-los, lavá-los, temperá-los com sal, passá-los por farinha de trigo e fritá-los. Uma maravilha!!!

Agora, o Arroz de Tomate. Essa receita dá para 4 pessoas.


2 dentes de alho cortados em lâminas

1/2 cebola picada grosseiramente

3 col. (sopa) de azeite

3 tomates sem pele picados

250g de arroz (+ ou - 1 caneca de café, grande)

1 tablete de caldo de legumes

1 col. (sopa) de extrato de tomate

salsa

páprika

1 col. (sopa) de manteiga ou margarina culinária


Numa panela, coloque o azeite, o alho e a cebola e deixe refogar até a cebola estar transparente. Junte os tomates picados e mexa até ficar com algum líquido. Junte o arroz, o caldo de legumes, o extrato de tomate, salsa, páprika e refogue bem. Junte, então a água (2 medidas da caneca em que mediu o arroz) e deixe cozinhar até o arroz estar macio, mas que ainda haja líquido. Junte, então, a manteiga e mexa. Agora é só servir juntamente com os jaquinzinhos!

domingo, 3 de Maio de 2009

Boa Combinação

No almoço de domingo, resolvi experimentar uma receita muito popular, porém eu nunca a tinha feito. Não sou muito apreciadora de carne de porco, mas gostei do resultado.

Lombinho de Porco na Cerveja



Para 4 pessoas

1 lombinho de porco (+- 500g)

1 lata de cerveja (recomendo que seja uma bem leve)

1 tablete de caldo de carne (usei para bifes da Knorr, mas no Brasil há o de bacon e outros que podem deixar um resultado mais interessante)

2 col. (sopa) de molho de soja

pimenta do reino (preta)

2 dentes de alho picados

1 col. (sopa) de azeite

páprica doce


Dissolva o tablete de caldo com o molho de soja e o azeite no microondas. Coloque em uma travessa e junte os demais ingredientes. Deixe marinar por, aproximadamente, 4 horas.


Mais ingredientes


8 batatas pequenas

2 cenouras médias

4 cebolas pequenas

3 col. (sopa) de azeite

Coloque o azeite numa panela de pressão e aqueça. Coloque o lombinho marinado, sem o líquido. Vá dourando-o de todos os lados. Depois de douradinho, vá colocando, aos bocadinhos, o líquido em que marinou. Acrescente as batatas, cenouras e cebolas e tampe a panela. Deixe na pressão por uns 10 minutos. Retire a carne e fatie. Coloque numa travessa de servir. Coloque os legumes junto a carne. Deixe o molho na panela e acrescente 1 col. (sobremesa) de farinha de trigo e vá mexendo até engrossar um pouco. Coloque o molho sobre a carne e sirva.
A carne fica macia e úmida e os legumes tenros.

sábado, 2 de Maio de 2009

Cozinha de Final de Semana



Olá, pessoal!


Estou de volta! Hoje vou postar uma receita bastante conhecida, mas com algumas modificações que fiz. É a receita de Penne alla Romanesca. Na descrição dos ingredientes eu explico o que mudei. Vamos lá!


"Penne alla Romanesca Modificado"


Molho Béchamel

1 col. (sopa) manteiga
2 col. (sopa) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de leite
1/2 caixinha de creme de leite (natas) - Esta vai por minha conta, pois o Béchamel não leva creme de leite.
sal
noz-moscada

Numa panela, leve a manteiga ao fogo até derreter. Junte a farinha e misture bem. Acrescente o leite, aos poucos, mexendo sempre. Assim que engrossar, acrescente o creme de leite e desligue o fogo. Mexa e coloque o sal e a noz-moscada ao seu gosto. Reserve.

Outros Ingredientes

1 xíc. (chá) de ervilhas congeladas
1 lata (200g) de cogumelos
150g de presunto de Parma rasgado em pequenos pedaços - Modifiquei aqui, pois não encontrei um bom bacon defumado, que é o que a receite pede.
1 fio de azeite
250g de Penne

Numa panela, coloque o fio de azeite e acrescente as ervilhas. Deixe-as cozinhar. Junte os cogumelos e o presunto. Mexa e reserve.

Cozinhe o Penne. Escorra. Eu gosto de colocar um fio de azeite ou um pouco de manteiga para soltar a massa. Junte as ervilhas, cogumelos e presunto e mexa, delicadamente. Junte o Béchamel e envolva bem.

Sirva com queijo ralado. Espero que gostem!