terça-feira, 2 de junho de 2009

Domingo Tranquilo!

"O trabalho dignifica o homem". Esta é uma afirmação muito sábia e bastante verdadeira! Mas, como todo bom trabalhador sabe, o descanso é fundamental! E era mesmo de um bom descanso que o meu marido estava a precisar. Este final de semana foi dedicado ao descanso absoluto. Fiz muita questão de que fosse assim, pois adoro meu marido e sei que isso só lhe faria bem. Mas, enquanto ele descansa, vou para a cozinha! Veja aqui como foi nosso almoço neste domingo tranquilo!

Lombo de Porco Recheado à Minha Moda

1 lombo de porco (+- 500g)
1 linguiça de porco preto

1 morcela de porco preto

1 farinheira de porco preto

sumo de dois limões (lima)

1 copo de vinho verde
1 cebola picada grosseiramente

3 dentes de alho picados grosseiramente

tomilho fresco
cebolinho fresco

salsa fresca

1 xíc. (café) de molho de soja

1 tablete de caldo para bifes (Knorr)

pimenta preta

4 col. (sopa) de azeite


Com uma faca, abra o lombo de maneira que ele fique o mais largo possível. Coloque a linguiça, a morcela e a farinheira e envolva-os com o lombo. Amarre com um cordão e reserve. Em uma travessa coloque o sumo dos limões, o vinho verde, a cebola, o alho, tomilho, cebolinho, salsa (tudo ao seu gosto), o molho de soja, o tablete para bifes dissolvido em um pouco de água e a
pimenta. Coloque o lombo nesse líquido e deixe marinando de um dia para o outro, virando ocasionalmente durante esse período. No dia seguinte, coloque o azeite numa panela e deixe aquecer. Coloque aí o lombo, sem o líquido, e vá dourando-o de todos os lados. Passe o líquido por uma peneira, retirando assim todos os pedacinhos do tempero. Vá colocando esse líquido sobre o lombo, aos poucos, e espere que vá reduzindo. Repita esta operação, até o lombo estar tenro, escuro e com um molho cremoso. Quando estiver pronto, retire-o da panela e deixe-o esfriar um pouco, para poder cortar as fatias sem que estas quebrem. Sirva com salada de legumes.

2 comentários:

  1. Que maravilha de almoço,não poderia ser melhor.
    Edilia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Edília!
    Fiquei muito feliz em tê-la aqui! E, ainda mais feliz por você ter adicionado o link deste Blog na sua "Lista de Blogs"!
    Um beijo!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.