domingo, 12 de julho de 2009

Bauru de Forno, no microondas!

Eu gosto muito de tortas e bolos salgados. São uma excelente opção para o lanche. Tenho a lembrança de infância e adolescência, do Bauru de Forno que se fazia em casa. Porém, resolvi experimentar esta receita, a tenho há muito tempo e nunca experimentei, que é assada em microondas. Não fica como a "lá de casa", mas é saborosa. Fiz algumas modificações, que vou postar juntamente com a receita original.

"Bauru de Forno de Microondas"

Massa:

1 xíc. (chá) de leite
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo (usei apenas 1 xícara)
1/2 xíc. (chá) de maizena
1/2 xíc. (chá) de óleo
1 col. (sopa) de fermento em pó (usei 1 colher de sobremesa)
4 ovos
4 col. (sopa) de queijo ralado (usei 1 xícara de chá de mussarela ralada)

Junte todos os ingredientes líquidos e misture bem. Pode usar o liquidificador, varinha mágica ou com o fouet. Junte os ingredientes secos, deixando o fermento por último. Reserve.

Recheio:

250g de presunto (fiambre) picadinho
250g de mussarela (ou outro queijo que queira utilizar) ralada
3 tomates grandes cortados em rodelas
Azeite
Sal
Orégano
Pimenta do reino (preta)

Tempere os tomates com o azeite, orégano, sal e pimenta. Reserve.

Montagem:

Em uma travessa untada, coloque metade da massa. Sobre essa, coloque o presunto, a mussarela e as fatias de tomates temperadas. Reserve algumas para decorar a torta. Coloque o restante da massa. Para ficar com aspecto de "corada", por ser assada no microondas, temos de usar um truque.

Truque:

Misture 1 col. (sopa) de farinha de rosca (pão ralado), 1 col. (sopa) de queijo ralado (grana padano) e 1 col. (café) de páprica. Polvilhe toda a torta. Coloque as fatias de tomates para decorar. Leve ao microondas por 15 minutos na potência máxima. Atenção: o tempo pode variar, dependendo do modelo do microondas e da tensão eléctrica da região.

2 comentários:

  1. Noêmia, praticamente não cozinho nada no micro, acabo acendendo o forno de 6 bocas para qualquer coisa, este seu bauru ficou lindo demais! bjs

    ResponderEliminar
  2. Angela, que "inveja" de você!!! É pena, mas eu, no momento, só disponho do microondas, por isso tenho de aproveitar todas as idéias e tirar o maior proveito dele!
    Um beijo!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!