sexta-feira, 24 de julho de 2009

Carne na Panela à Minha Moda

Chega de doces!!! Pelo menos por hoje! Hoje eu estava muito sem idéias para o jantar e, geralmente quando isso acontece, invento! Tinha aqui, congelados, uns 700g. de carne de boi (não me pergunte que corte de carne era, porque eu nem imagino!!!) para cozer. Bem vou escrever para vocês como preparei:

"Carne na Panela à Minha Moda"

700g de carne de boi para cozer cortada em pedaços
1 e 1/2 cebola picada em tiras
4 dentes de alho cortados em lâminas
2 col. (sopa) de alcaparras
1/2 pimentão verde (pimento) cortado em tiras
Coloque tudo, menos o pimentão, num recipiente e reserve.

Marinada:
4 col. (sopa) de molho de soja
4 col. (sopa) da salmoura onde estão embebidas as alcaparras
250ml de vinho tinto
2 cubos de caldo de carne
2 col. (sopa) de azeite

Coloque todos os ingredientes num recipiente e leve ao microondas para aquecer levemente, e dissolver os caldos de carne. Misture bem. Despeje sobre a carne, cebola, alho, alcaparras que estavam reservados. Deixe marinando por, pelo menos, 3 horas.

Preparo:

Em uma panela de pressão, coloque 2 col. (sopa) de azeite e aqueça. Vá colocando na panela, aos poucos, somente os pedaços de carne. Reserve o molho e os demais ingredientes. Deixe a carne cozer até eliminar todo seu líquido e ficar embebida nele. Acrescente 1 xíc. (chá) do molho, apenas o molho, tampe a panela e deixe cozer, na pressão, por uns 10 a 15 minutos. Tire a panela do fogo, e com muito cuidado, seguindo as normas de segurança!, abra a panela e volte ao fogo. Deixe o molho ir reduzindo, devagar, sem pressa, e encorpando. Assim que o molho for "secando", vá acrescentando mais molho, aos poucos. Quando já tiver colocado todo o molho e esse tiver reduzido coloque a cebola, alho, alcaparras e o pimentão. Deixe reduzir por uma últma vez. Sirva com batatas, arroz, salada, como você preferir.
Essa maneira de fazer a carne não chega nem aos pés da carne de panela da minha Tia Marlene, que amamos de paixão!, a carne e ela!!!, mas foi o que me surgiu na idéia hoje. Nós aqui em casa gostamos!



Versão José Augusto: com Ruffles


Ainda na panela!

3 comentários:

  1. Estou com fome de olhar a foto do prato,eu adoro carne de panela.

    ResponderEliminar
  2. Não tem quem não goste de uma bela carne de panela. Me arrisquei com um patinho com batatas e um acomanhamento de arroz ao curry e ficou muito bom.

    http://entrereceitas.blogspot.com/2009/05/arroz-com-curry-e-carne-de-panela-com.html

    Abracos

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.