domingo, 28 de Junho de 2009

Salada do Marido

Sábado foi um dia quente. Quando faz muito calor nem fome dá. Mas eu e meu marido fizemos uma salada fria, com ingredientes que nós os dois gostamos muito. Ficou muito boa!


"Salada do Marido"

1/3 de pacote de macarrão parafuso, 170g mais ou menos, cozido
250g de miolo de camarão congelado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
salsa
pimenta
sal
azeite
4 metades de pêssego em calda picados
4 rodelas de abacaxi em calda picados
250g de queijo feta cortado aos quadradinhos

Coloque o camarão numa frigideira e deixe cozinhar até eliminar toda a água. Despeje a água fora e volte os camarões ao fogo, junte a cebola, o alho, sal, pimenta, salsa, azeite. Deixe ficar até a cebola estar transparente. Misture ao macarrão cozido. Junte o pêssego, o abacaxi e o queijo feta. Corrija o sal se necessário. Leve ao frigorífico por uns 30 minutos.

sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Que bolo feio!!!!


Huahuahua! Não tem jeito: não consigo fazer nenhum bolo de microondas com um aspecto agradável aos olhos. A única consolação é que sempre ficam muito agradáveis ao paladar! Esse, particularmente, ficou com uma textura impecável, macio, fofo, sem ser muito doce.

"Bolo da Canela com Iogurte"

1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xíc. (chá) de açúcar amarelo
1 xíc. (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 col. (sopa) rasa de fermento em pó
2 potes de iogurte natural magro (125g cada)
2 ovos grandes
2 col. (sopa) de canela em pó

Num recipiente, juntar a manteiga com a farinha, o açúcar, a canela e o fermento. Mexer bem até formar uma farofa. Junte os ovos e o iogurte. Misture até estar tudo muito bem incorporado. Coloque numa forma, própria para microondas, untada e enfarinhada. Leve a potência máxima por 7 minutos. Deixe em tempo de espera, dentro do microondas, por 5 minutos.

Calda de Chocolate:

5 col. (sopa) de chocolate em pó
4 col. (sopa) de açúcar branco
1 col. (sopa) de manteiga
4 col. (sopa) de leite

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar ligeiramente. Coloque por cima do bolo ainda quente.

Tenho certeza que no forno à gás ele ficará muito bonito e tão gostoso como no microondas!

quinta-feira, 25 de Junho de 2009

Almoços Solitários

Meus fins de semana são repletos, felizes, pois tenho a companhia do meu marido por dois dias inteiros! Por isso, gosto de cozinhar e preparar os pratos que ele gosta ou então surpreendê-lo com novidades. Durante a semana, passo os dias apenas comigo e detesto cozinhar só para mim. Mas hoje resolvi fazer uma salada para o meu almoço. Depois de prová-la, senti que tinha ficado tão boa, que resolvi colocá-la aqui no Blog.

Salada de Legumes


1 batata grande, cozida e cortada em cubos
2 cenouras médias, cozidas e cortadas em cubos
1 xíc. (chá) de ervilhas congeladas, fervidas
1 cebola média, picada
2 dentes de alho, em lâminas
1 xic. (chá) de frango desfiado (congelo as sobras de frango assado para usar em ocasiões assim)

Colocar tudo numa travessa e misturar. Usar alface para a guarnição.


Molho de Iogurte


2 potes de iogurte natural magro (125g cada um)
sumo de 1/2 limão (lima)
1 col. (sopa) de molho de soja
pimenta
sal (se achar necessário)

Misturar tudo muito bem.

quarta-feira, 24 de Junho de 2009

Atendendo um pedido especial!

Eu adoro doces! Sou uma gulosa de nascença e gosto de experimentar. Adoro preparar bolos e tortas e mousses. Cupcakes, cookies e chocolates são a minha perdição! Mas se há um ingrediente que não está entre os meus favoritos é a gelatina. Sei que é recomendável e saudável, mas eu detesto! Porém, meu marido é um fã incondicional de gelatina. Atendendo a um pedido seu, como sempre irrecusável!, preparei um mosaico de gelatina. Aqui vai a receita, que é muito simples, mas ele adora!


"Mosaico de Gelatina"

4 saquetas de pó para gelatina, nos sabores que mais apreciar. Eu usei pêra, frutos silvestres, ananás e pêssego com manga, as favoritas do meu marido.
1 envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor. Equivale a 5 folhas de gelatina.
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite

Prepare cada saqueta de gelatina, em separado, como indicado na embalagem, porém usando metade da quantidade de água. Deixe enrijecer e corte em quadradinhos. Coloque os quadradinhos em uma travessa. Reserve.

Dissolva a gelatina sem sabor como indicado na embalagem, porém usando metade da quantidade de água. Junte o leite condensado e o creme de leite. Deixe arrefecer.

Envolva os quadradinhos de gelatina na mistura preparada e mexa, suavemente, para ficar bem colorido.

Pode ser colocado em uma forma, para depois desenformar num prato, ou colocar numa travessa única, ou em tacinhas, que foi o que eu fiz.

Já não há mais nenhuma no frigorífico!!!

segunda-feira, 22 de Junho de 2009

Clássicos sempre bem-vindos!

Clássicos são clássicos! Qualquer que seja a área: moda, literatura, cinema, culinária... Este fim de semana estive revisitando alguns clássicos. Na culinária, resolvi preparar, o sempre clássico, bolo de carne. E acompanhei-o da nossa nunca esquecida "maionese de domingo". Estava muito bom!



"Bolo da Carne"

700g de carne de vaca moída (picada)
1 cebola picada finamente
2 dentes de alho picados finamente
1 pires de azeitonas verdes picadas finamente
1 col. (sopa) de alcaparras picadas finamente
2 tomates, sem pele e sementes, picados
2 ovos
1 col. (chá) de molho de soja

Colocar todos os ingredientes numa travessa e misturar muito bem. Reserve.

Recheio:

200g de mussarela ralada
150g de presunto cru (parma) picado
salsa
orégano
2 tomates, sem pele e sementes, picados

Colocar todos os ingredientes numa travessa e misturar muito bem. Reserve.

Cobrir o fundo de um refratário com metade da mistura de carne. Coloque o recheio por cima e, por cima deste, o restante da carne. Leve ao forno até que a carne esteja cozida.
Eu preparei o meu no microondas. Para isso, pincelei a superfície com molho de soja e levei a potência máxima por 15 minutos. Retirei o líquido na metade do tempo. Deixei em tempo de espera por 5 minutos, dentro do microondas.


quarta-feira, 17 de Junho de 2009

Aproveitando as Sobras II

Muito bem! Eu sei que está muito calor, mas a minha paixão por queijos transcende a tudo! Ganhei um Queijo da Serra do meu marido, que adora me mimar! Nós, os dois, o atacamos sem dó nem piedade! Ok! Eu muito mais que ele, confesso! Portanto, em dois dias só nos restava um pedaço da sua casquinha. Resolvi aproveitá-la, com a ajuda de uma linguiça e uma morcela de porco preto que restou do meu assado de lombo, de uns dias atrás. E aqui está o resultado. Para os meus amigos no Brasil, sugiro que usem a linguiça calabresa, que é sempre maravilhosa, e um bom meia-cura mineiro.


"Penne com Enchidos e Queijo da Serra"



1/2 pacote de penne (250g), cozido e escorrido
1 linguiça e 1 morcela de porco preto (daquelas fininhas, que se vende no Lidl), picados em tiras do tamanho do penne
2 dentes de alho picados grosseiramente
1 cebola picada em tiras do tamanho do penne
'casquinha' do Queijo da Serra, cortada em tiras como os anteriores (+- 1 xícara)
um fio de azeite de oliva
salsa
orégano
sal
pimenta

Em uma frigideira, coloque o azeite, a cebola, o alho, os enchidos, salsa, orégano, sal, pimenta. Refogue tudo até a cebola estar transparente e os enchidos macios. Corrija o sal, se necessário. Coloque por cima do penne já cozido e escorrido e misture bem, até que esteja tudo muito bem incorporado. Acrescente o queijo e misture rápidamente. Sirva a seguir!

segunda-feira, 15 de Junho de 2009

Aproveitando as sobras I

Uma vez ouvi o seguinte comentário: "Você é muito "pão-dura" na cozinha!". Sou, sim! E com muito orgulho! Gosto de aproveitar tudo! Uns dias atrás preparei um lombo recheado com alguns enchidos. Mas na embalagem destes (aquelas que vendem no Lidl, fininhas, com dois enchidos de cada tipo) havia mais do que eu precisava. Por isso resolvi aproveitá-los nesse fim de semana alargado. Hoje vou postar o aproveitamento da farinheira que sobrou.

Peito de Frango Recheado com Farinheira


1 peito de frango médio, desossado (o que vai se transformar em 2 'lombos' de frango)
suco (sumo) de 1 limão (lima)
1 farinheira sem a pele
sal
pimenta
1/2 caixinha (100ml) de creme de leite (natas)
1 col. (sopa) de água
1 col. (sopa) de azeite

Faça um corte em cada 'lombo' de frango, deixando-o como um envelope ou uma lula, ou seja, um corte no centro, para poder colocar metade da farinheira dentro de cada um. Coloque numa travessa e tempere com o limão, sal e pimenta. Deixe descansar por 1 hora, pelo menos.
Coloque o azeite numa frigideira e grelhe os peitos de frango, em fogo médio, para que cozinhem bem por dentro. Assim que estiverem prontos, retire-os da frigideira e reserve. Na frigideira, acrescente a água e dissolva a gordura que ali ficou. Deixe evaporar um pouco da água e acrescente as natas. Corrija o sal e sirva os peitos com esse creme por cima. Eu os acompanhei com arroz de açafrão, mas isso fica ao seu critério.

sábado, 6 de Junho de 2009

Adoro Peixe!

Eu adoro peixe! Até me casei com um, huahuahua!!! Mas estamos aqui a falar de culinária. Hoje preparei uma receita que preparo há muitos anos. Sempre que sirvo este prato aos amigos, estes pedem para que o faça novamente. É mesmo muito boa, leve, rápida e fácil de fazer!

"Lombinhos de Pescada com Camarão"


1 embalagem de Lombinhos de Pescada (400g. +-)

1 embalagem de m
iolos de camarão grandes (350g. +-)
3 col. (sopa) azeite

1/2 cebola picada grosseiramente

2 dentes de alho picados grosseiramente

2 cenouras picadas em cubinhos

1/3 embalagem de ervilhas congeladas (150g. +-)

1 tablete de caldo de peixe Knorr

páprika

salsa

pimenta do reino (preta)

1 caixinha de polpa de tomates (210ml.)
1 caixinha de creme de leite (natas) (200ml.)


Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até esta ficar transparente. Junte os camarões, descongelados e escorridos, e o tablete de caldo de peixe, a páprika, a salsa e a pimenta, tudo ao seu gosto. Acrescente a polpa de tomates e deixe apurar por uns 3 minutos. Junte a cenoura e a ervilha. Apure por uns 5 minutos para os legumes incorpor
arem os sabores dos temperos. Coloque os lombinhos, já descongelados, por cima de tudo. Tampe e deixe cozer o peixe. Assim que estiver cozido de um lado, vire para cozer do outro. Desligue o fogo e junte o creme de leite. Corrija o sal, se necessário. Sirva com arroz branco.
Experimente! Você vai gostar!

terça-feira, 2 de Junho de 2009

Domingo Tranquilo!

"O trabalho dignifica o homem". Esta é uma afirmação muito sábia e bastante verdadeira! Mas, como todo bom trabalhador sabe, o descanso é fundamental! E era mesmo de um bom descanso que o meu marido estava a precisar. Este final de semana foi dedicado ao descanso absoluto. Fiz muita questão de que fosse assim, pois adoro meu marido e sei que isso só lhe faria bem. Mas, enquanto ele descansa, vou para a cozinha! Veja aqui como foi nosso almoço neste domingo tranquilo!

Lombo de Porco Recheado à Minha Moda

1 lombo de porco (+- 500g)
1 linguiça de porco preto

1 morcela de porco preto

1 farinheira de porco preto

sumo de dois limões (lima)

1 copo de vinho verde
1 cebola picada grosseiramente

3 dentes de alho picados grosseiramente

tomilho fresco
cebolinho fresco

salsa fresca

1 xíc. (café) de molho de soja

1 tablete de caldo para bifes (Knorr)

pimenta preta

4 col. (sopa) de azeite


Com uma faca, abra o lombo de maneira que ele fique o mais largo possível. Coloque a linguiça, a morcela e a farinheira e envolva-os com o lombo. Amarre com um cordão e reserve. Em uma travessa coloque o sumo dos limões, o vinho verde, a cebola, o alho, tomilho, cebolinho, salsa (tudo ao seu gosto), o molho de soja, o tablete para bifes dissolvido em um pouco de água e a
pimenta. Coloque o lombo nesse líquido e deixe marinando de um dia para o outro, virando ocasionalmente durante esse período. No dia seguinte, coloque o azeite numa panela e deixe aquecer. Coloque aí o lombo, sem o líquido, e vá dourando-o de todos os lados. Passe o líquido por uma peneira, retirando assim todos os pedacinhos do tempero. Vá colocando esse líquido sobre o lombo, aos poucos, e espere que vá reduzindo. Repita esta operação, até o lombo estar tenro, escuro e com um molho cremoso. Quando estiver pronto, retire-o da panela e deixe-o esfriar um pouco, para poder cortar as fatias sem que estas quebrem. Sirva com salada de legumes.

Final de Semana

Eu costumo cozinhar mais caprichadamente no final de semana. Durante a semana estou o dia todo sozinha, e é chato cozinhar só para um. Vou deixar aqui as receitas deste final de semana. O jantar do sábado foi um retorno à minha vida antes do casamento. Eu adoro a comida da minha mãe! Principalmente aqueles pratos que nos acompanharam durante a infância e adolescencia, até a nossa saída do lado dela. Preparei, então, uma Tortilla. Um prato muito simples, mas que me agrada muito!


Tortilla Simples de Cebola

4 a 5 batatas cortadas em cubos

1 cebola picada grosseiramente

4 ovos batidos

sal

pimenta

alho em pó

óleo para fritar as batatas


Em uma frigideira grande, frite as batatas até corarem ligeiramente. Acrescente então as cebolas e deixe que fritem até ficarem transparentes. Enquanto isso, bata os ovos com um garfo e acrescente o sal, a pimenta e o alho em pó (opicional, isso entra por minha conta). Quando as cebolas estiverem transparentes, retire todo o óleo da frigideira. Com a frigideira ainda no fogo, coloque os ovos por cima das batatas e deixe cozer. Quando estiver cozidas por baixo, vire a tortilla num prato e depois volte-a a frigideira, para cozer do outro lado. Assim que estiverem os dois lados cozidos está pronta. Sirva com salada verde.