sábado, 7 de novembro de 2009

Bolo Mole com Queijo Feta


Quando eu e meu marido estávamos no Brasil, por motivos profissionais, fomos viver em Fortaleza, no Ceará. Foi o último lugar onde vivemos no Brasil ,antes de regressar à Portugal. Eu não me adaptei à Fortaleza. Mas, algumas coisas que vi e provei lá deixaram boas lembranças. Uma delas foi o Bolo Mole, muito popular em todo o Norte/Noerdeste do Brasil. Há muitas receitas diferentes de Bolo Mole. Esta receita foi-me dada por uma cearense, que infelizmente já faleceu, e é a que eu mais gosto! Originalmente esta receita leva queijo coalho, mas como não o tenho aqui resolvi substituir por queijo feta. Gostei muito do resultado!


"Bolo Mole"

3 xíc. (chá) de leite
3 xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de fubá (farinha de milho)
1 col. (sopa) de fermento em pó
3 col. (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3 col. (sopa) de farinha de trigo
3 ovos
150g de queijo coalho (usei 150g de queijo feta)

Bater tudo no liquidificador. Deitar em forma de anel, grande, untada. Assar em forno médio (180º) por 30 minutos, aproximadamente.


O Bolo Mole é um bolo de massa pesada, compacta. Muito bom acompanhado de um bom "café de saco"!

16 comentários:

  1. Nô,
    Menina, mas que perdição! Eu venho procurando a receita original do bolo mole há anos; até postei uma receita 'modernizada' no meu blog! Vou já copiar a sua receita!
    Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. nossa maravilho , será q o queijo pode ser tipo minas ou curado.?

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de bolo esse seu. Eu sou verdadeira fã de bolo com queijo,esse parece ter ficado delicioso.

    ResponderEliminar
  4. Essa receita já foi pro arquivo, vou fazer assim que comprar o queijo coalho.
    Também morei no nordeste, em Recife. De Fortaleza tenho ótimas recordações dos passeios que fiz por lá.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Das comidas do nordeste, esse tipo de bolo é uma das coisas que mais gosto!Com fubá ainda não tinha visto...
    Tá muito apetitoso,vai pra minha lista!
    Abraço,
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  6. Ai que riqueza...com queijo feta!!! hummm adorava comer hehe

    ResponderEliminar
  7. Venha dai um bocado de bolo...gostei muito do seu blog bjs«««

    ResponderEliminar
  8. Que tudo em NO!!
    amei muito foi a produção da foto!! parabéns!!
    beijokas
    ótima semana

    ResponderEliminar
  9. Adoro bolos que fiquei com a consistencia desse, enqueijados.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que delicia de blog, parabéns Nô!

    ResponderEliminar
  11. Bem.... este bolo arrasou tudo! Tem mesmo o aspecto que aprecio e a ideia do queijo feta nunca me tinha ocorrido!

    bjos

    ResponderEliminar
  12. Esse bolinho com um café... hummmm

    Ai minha dieta! hehehe

    Um abraço Nô!

    ResponderEliminar
  13. Marly, esta receita me foi dada por uma senhora que tinha um barzinho bem típico cearense. Ela disse-me que troxe a receita do interior do Ceará e que estava na família dela há anos.

    Kk, acho que vale a pena experimentar. Das experiências nascem ótimas receitas!

    Elisabete, eu também adoro! Sou 'viciada' em queijo!

    Gina, Fortaleza é interessante para um passeio. Já viver lá por quase dois anos é um martírio! Me desculpem os cearenses, mas vocês sabem do que eu falo!

    Rê, eu também adoro bolos assim! Não sou muito fã da culinária nordestina. Prefiro a mineira. Mas algumas coisas me agradam!

    Samma, o queijo feta ficou muito bem no bolo. Ficou um sabor suave. Eu adorei!

    Olá, Hugo! Seja bem-vindo sempre!

    Ah, Piell! Sabe que com o passar do tempo e visitando blogs com fotos alucinantes, me deu vontade de brincar também! Máquina 'caseira', coisinhas do dia-dia e vou inventando! Algumas até que ficam legais!!!

    Mãe Carinho, eu também!!!

    Lia, apareça sempre!

    Vânia, quando não temos um ingrediente que precisamos, o negócio é adaptar!!!

    Pedro, é melhor eu nem pensar em dietas...

    Angela, este é daqueles que a gente gosta!

    ResponderEliminar
  14. Fiz o bolo usei só 2xic. de açúcar e ainda ficou um pouco doce,e a testura do bolo ficou diferente do seu,o fubá desceu e em cima ficou igual pudim.

    ResponderEliminar
  15. Lilian,

    Não sei lhe dizer o que pode ter dado errado. Uso esta receita há anos e sempre deu certo! Só mudei o tipo de queijo porque aqui em Portugal não há queijo coalho.

    Há algumas receitas que faço e não dão certo, sejam elas retiradas de blogs ou até receitas de família, que vi minha mãe fazer inúmeras vezes!

    Por isso o meu conselho é que você tente outra vez ou esqueça a receita!

    Obrigada pelo seu contato!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.