segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Arroz de Chouriço


Eu gosto muito de experimentar receitas e ingredientes novos! Assim como adoro revisitar as receitas antigas, de família! E, de preparar pratos simples, pouco complicados, mas muito saborosos, para o almoço ou jantar de todos os dias.
A receitinha de hoje é assim! Aquele arrozinho que todo mundo faz, e cada um tem o modo de fazer da sua preferência!


"Arroz de Chouriço"

1 xíc. (chá) de arroz agulha
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 cenouras picadinhas
azeitonas verdes, sem caroços, em rodelinhas
100g de bacon picadinho
200g de chouriço (ou calabresa) em meia-lua
1 tablete de caldo de carne (eu uso para bifes)
salsa
pimenta
páprica
sal
azeite

Em uma panela coloque o azeite, a cebola, o alho, o bacon e o chouriço. Frite até o bacon e o chouriço estarem macios. Junte a cenoura, o arroz, as azeitonas, o caldo de carne, salsa, pimenta, páprica e sal, se for necessário. Refogue bem. Junte 3 xíc. (chá) de água fervente. Baixe o fogo e deixe cozer até o arroz estar macio.


Se gostar, como eu, polvilhe queijo ralado!

13 comentários:

  1. Nô eu adoro um arrozinho colorido assim! Delícia!!! Nunca comi chouriço, mas tenho vontade de experimentar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi miúda ficou um luxo!!!beijo««

    ResponderEliminar
  3. Noemia,
    Eu ao contrário de voce, sou super insegura com ingredientes novos, acostumei com a mesmice, com medo de não gostar do novo.
    Mas depois que entrei para o mundo da blogsfera, eu mudando de idéia,
    são tantas trocas de receitas, dicas, e fotos, que não tem como ficar insegura.
    Adorei a sua receitinha de arroz.
    Delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Nô,
    Esse arroz tem aquele aspecto de comida caseira simples e saborosa; húmido e colorido, uma verdadeira delícia!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Maravilhoso Nô! Receita simples e deliciosa! Ameiiiiiiiiiiiiiiiiii... Já anotei aqui! Bjokas :D

    ResponderEliminar
  6. Tati, eu também adoro! Aqui em casa pelo menos uma vez por semana tem de ter, com variados ingredientes! Há uma variedade enorme de tipos de chouriço, tanto em Portugal como na Espanha. Este que usei é da Guarda, região norte de Portugal. Mas pode-se usar a calabreza (ai, que saudade!)que fica muito bom!

    Hugo, obrigada! Com o tempo começando a arrefecer, sabe bem!

    Fabiana, este é a melhor coisa dos blogs! Abrem a nossa mente!

    Marly, este tipo de comidinha do dia a dia é tudo! Eu adoro!

    Paula, é muito boa e um único prato já faz um bom almoço!

    ResponderEliminar
  7. Tambem gosto de "inventar" com o arroz :)
    Esse teu ...quase lhe consigo sentir o sabor...uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Só dispensava a parte do queijo, era o mesmo que colocar sal por cima de um Mon Chérie... ;)

    ResponderEliminar
  9. Mãe Carinho, o arroz é um ingrediente tão versátil, que apetece inventar!

    Rafeiro, entendo perfeitamente o seu raciocínio. Mas leve em conta que eu sou uma legítima paulistana, nascida na cidade mais italiana fora da Itália! "Tudo" tem de ter queijo ralado por cima!

    Um beijinho aos dois!
    :o)

    ResponderEliminar
  10. Smsn, gosto de arroz assim, bem colorido!
    Obrigada!
    :o)

    ResponderEliminar
  11. Nô adoro tudo que seja colorido, assim como você adoro inventar.
    Nunca usei páprica quanto ao queijo isso é uma boa ideia.BJ
    silvia Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sílvia!
      Comida sem cor parece que perde um pouco do sabor... e o queijo é nosso querido amigo, né, meu e teu!!!
      Beijocas e desculpe a demora em responder,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.