segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rabada com Polenta


Domingão é dia de comida de domingão!
A escolhida para este último, foi a nossa velha e boa conhecida "Rabada com Polenta"!
Quem está de dieta, contenção de calorias, cortando as gordurinhas, deve estar me amaldiçoando agora! Eu entendo, pessoal! Mas a vontade de saborear este nosso "ícone de boteco", era maior que tudo isso! I'm sorry!!!

"Rabada com Polenta"

Para a rabada:

1 rabo de boi (comprei um com 1,6kg, absurdamente caro!!!)
1 cebola em tiras
4 dentes de alho em lâminas
3 cubos de caldo para bifes
1 bisnaga de puré de tomates (1 lata de extrato de tomate)
pimenta preta
páprika
água
azeite

Separe o rabo em pedaços pequenos, cortando-o nas juntas dos ossos. Limpe bem o rabo (huahuahua!) retirando as pelancas e o sebo. Doure os pedaços em azeite (cuidado que espirra muito, a gordura) e coloque-os em uma panela de pressão, juntamente com o puré de tomate, as cebolas, os alhos, os tabletes de caldo, a pimenta, a páprika e água até a metade da panela.
Leve ao fogo alto até pegar pressão. Baixe o fogo no mínimo e deixe por 40/50 minutos.

Para a polenta:

2 xíc. (chá) de fubá (farinha de milho)
4 xíc. (chá) de água
2 cubos de caldo para bifes
1 xíc. (chá) de mussarela ralada
pimenta preta

Coloque todos os ingredientes, menos a mussarela, numa panela. Dissolva bem. Vá cozendo e mexendo sempre, em fogo alto e deixe ferver (cuidado pois pode 'pular' e queimar a mão). Depois de ferver, baixe o fogo, junte a mussarela ralada e vá mexendo por uns 10 minutos, para cozinhar bem o fubá.

Coloque a polenta no prato e sobre ela um pedaço de rabo com molho. Sirva polvilhado de queijo, se gostar.

É costume, usarmos aqui
o agrião para acompanhar , mas não encontrei, por isso a falta dele.

Deu para matar as saudades!

Quero aproveitar este post para dizer à todos que tenho visitado os blogs que acompanho, porém por estar com o tempo reduzido, nos últimos tempos, muitas vezes não deixo comentário.
Tudo deve voltar ao 'normal' em breve!

11 comentários:

  1. Noémia me parece de comer e chorar por mais...um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, isso esta de babar, confesso que babei....beijinhos

    ResponderEliminar


  3. Eu e meu marido amamos rabada, mas nunca fiz em casa! Minha sogra faz sempre! Nossa que vontade que deu!!! E realmente o agrião completa o trio!
    Delicia!!!

    ResponderEliminar
  4. Que delícia!!! As fotos estão de fazer salivar, aaffe! Também já ri do "limpe bem o rabo".
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá Noémia" !

    Visitei o "Blogue da Nô" e (como dizem no Brasil) "minha nossa" ... também eu tenho o hábito de com a minha Esposa, ao Sábado ou ao Domingo (1 vez só), quer dizer ao "Sabadão" ou "Domingão" comer de acordo com o dia respectivo, mas será que me posso atrever a tais "devaneios" ???? eh eh eh

    Fiquei de olhos "arregalados", será mesmo assim como parece, ou tem bom Fotógrafo em casa?

    Já estive no Brasil, (Porto Seguro, Natal, e Fortaleza) e sei, por constatar "in loco", que "brasileiro pra comer... é fogo"!

    Obrigado pela partilha dessas Especialidades.

    ResponderEliminar
  6. Que delicia amiga!
    Meu marido adora rabada com polenta, ele que faz o prato eu não sei fazer mas sei apreciar essa delicia.

    Bjos com carinho
    Duh Franzen

    ResponderEliminar
  7. No, vc é um arraso nas receitas, fiquei babando aqui com essa sugestao.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito desta receita. A sua ficou muito bonita. Nem sei como cheguei até aqui, mas adorei seu blog.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. é o prato favorito da minha filha, ficou divina a rabada. bjs

    ResponderEliminar
  10. Nô do céu! Que delicia! Comeria esse prato todinho! Adoroooooooooo... Bjokas :D

    ResponderEliminar
  11. Natércia, é isso mesmo!

    Suely, é mesmo assim! Adoro!

    Tati, o agrião é importante, mas não encontrei! Fica pra próxima!

    Huahuahua, Marly! Essa rabada já fez eu e meu marido rirmos muito!

    Olá, Joaquim!Seja bem-vindo! Pois, você esteve no Nordeste do Brasil, onde a comida é mesmo muito pesada. Mas eu vi que sua paixão é a corrida. Depois dessa rabada, há que correr alguns quilometros!!!

    Duh, que bom! Então você não tem o trabalhão de "limpar o rabo", huahuahua!!!

    Susi, é pra matar a saudade da nossa comidinha!

    Olá, Figos & Funghis! Acho que foi pelo Twiter! Seja sempre bem-vinda!

    Obrigada, Angela!

    Paula, o perigo de pratos assim é esse: a gente quer comer! Se possível mais que um prato!

    Obrigada, amigos!
    Beijos à todos!

    :o)

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.