segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Caldo Verde



As pessoas me perguntam: "Então, vive em Portugal? E cadê o caldo verde???"
Tá aqui! Não podia faltar, né?! Um ícone (atenção aos descuidados: pronuncia-se 'ícone' e não 'aicone', por favor!!!) da culinária portuguesa, tinha de estar presente!
Porém, como sempre acontece na minha cozinha, a receita original foi 'mexida', para se ajustar aos gostos do pessoal daqui!


"Caldo Verde"

4 batatas grandes descascadas e cortadas em cubinhos
150g de couve cortada bem fininha
100g de bacon cortado muito miudinho (acrescido à receita pelo marido)
chouriço em fatias muito finas
1 cebola picada bem miudinho
2 dentes de alho picadinhos
azeite
sal
pimenta

Em uma panela, coloque as batatas e cubra-as com água. Acrescente sal e leve para cozer.
Enquanto as batatas cozem, coloque um fio de azeite numa frigideira. Junte a cebola, o alho e o bacon e frite. Acrescente a couve e deixe refogar, acrescente um pouco de sal e pimenta. Tire do fogo e reserve.
Faça um creme com a batata, em seu caldo, com a varinha mágica (mixer) ou no liquidificador. Acrescente a couve refogada e o chouriço ao creme de batatas. Deixe apurar em fogo baixo, por alguns minutos.
Sirva bem quentinho, acompanhado de um pãozinho acabado de sair do forno!
Serve bem 4 pessoas.


Ah, o pãozinho eu não fiz. É da padaria aqui em frente de casa! Muito bom!


10 comentários:

  1. adoro! o seu caldo verde ficou maravilhoso.bjs

    ResponderEliminar
  2. Esse é o preferido aqui em casa, mas usamos calabresa ou linguiça de porco...delícia!!!

    ResponderEliminar
  3. Achei uma delícia!!!Adoro caldos, pena aqui estar fazendo 35°C aqui dentro de casa, imagina fora?
    http://picasaweb.google.com/marisolportillo
    http://picasaweb.google.com/carlacabeceira
    Álbuns de culinária
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Nô,
    O seu caldo parece delicioso e, por coincidência, eu também acrescento bacon e liguiça (ou outro "enchido"), já fritos à "sopa" de batatas e couve.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Que lindo seu caldo verde!!
    Eu amo!!!! Eu nunca fiz mas gostaria, só que aqui na austrália não tem aquela couve igual do Brasil.
    Daí fico adiando, mas no próximo inverno vou tentar fazer.
    Beijos
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Angela, obrigada! O bacon dá um saborzinho muito bom!

    Tatiana, eu uso o original chouriço, porque estou aqui! Os chouriços são ótimos, mas tenho tanta saudade de comer uma calabreza... da Sadia, de preferência, pois é minha favorita!

    Cristina, aqui está começando a esfriar! Obrigada pelas sugestões! Já estão nos meus favoritos!

    Marly, fica bem mais saboroso, né?! Boa semana, amiga!

    Cynthia, a nossa futura mamãe! Quem sabe com outra verdura que encontre por aí não fique bem. Vale experimentar, né?! Boa semana!

    Beijos e obrigada!
    :o)

    ResponderEliminar
  7. O teu caldo verde ficou lindo...é uma casa Portuguesa com certeza...

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Samma!
    Eu adoro a culinária portuguesa! E com um setubalense, que adora o Alentejo, me inspirando, só posso preparar estes pratos ótimos!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada amiga vc e de+.........beijos

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.