sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cuca de Peras, Nozes e Chocolate


Estes dias, andando pelos blogs amigos, deparei-me com uma delícia (como sempre!) no blog da Paula, The Cookie Shop. Uns "murphys" de pera e nozes que, na hora, me lembraram uma cuca que eu comia no Brasil. Identificação feita, 'bora' pra cozinha preparar a cuca!
A cuca que eu comia no Brasil era geralmente de banana, às vezes maçã. Como havia umas peras por aqui, resolvi usá-las. Também achei que nozes e chocolate combinavam bem aqui.


"Cuca de Peras, Nozes e Chocolate"

Para a massa:

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de açúcar
1 col. (chá) de baunilha (não usei)
raspas de 1 limão
1 ovo grande
250g de farinha de trigo peneirada
1 e 1/2 col. (chá) de fermento
1 pitada de sal

Misture a farinha, o fermento e o sal. Com a batedeira, bata a manteiga até formar um creme. Junte o açúcar, a baunilha, as raspas de limão e o ovo. Bata bem. Baixe a velocidade da batedeira para o mínimo e vá juntando a mistura de farinha aos poucos. É uma massa muito firme. Reserve.

Para a cobertura (farofa):

120g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubos
150g de farinha de trigo peneirada
130g de açúcar
1 col. (chá) de canela moída

Numa tigela, junte todos os ingredientes e vá 'beliscando' a manteiga com os outros ingredientes, formando grumos, uma farofinha. Reserve no frigorífico.

Para o recheio:

2 peras, sem casca e sementes, cortadas em cubos
70g de nozes picadas grosseiramente
100g de chocolate 85% picado
2 col. (sopa) de açúcar
1 col. (chá) de canela moída

Numa tigela, misture todos os ingredientes e reserve.

Montagem:

Unte e enfarinhe uma forma de fundo removível, redonda, com 22cm de diâmetro. Se for uma forma de silicone, não precisa untar. Eu usei uma forma de silicone para bolo inglês de 25cm. Cubra o fundo da forma com 2/3 da massa, nivelando bem. Por cima desta, coloque todo o recheio, pressionando devagar. coloque pedacinhos da massa restante sobre o recheio. Por fim, coloque a farofa, espalhando bem por toda a superfície.
Leve para assar ao forno pré-aquecido em 200º até que, fazendo o teste do palito, este saia limpo, e que a cobertura esteja douradinha.

Muito importante: Não coloque o bolo no forno e vá fazer pesquisa no google... o fundo pode queimar!!!!



17 comentários:

  1. Xô sair correndo logo daqui senão caio em tentação! Que coisa de louco essa cuca!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Conheci o the cookie shop recentemente e confesso que também achei incrível. Mas essa cuca maravilhosa não fica atrás nem um pouco, viu? Parabéns Nô!

    ResponderEliminar
  3. Nô,
    Ai, meu pai! ontem mesmo eu andei compilando receitas de bolos com peras e agora me deparo com esse aqui! ficou lindo e tentador (e, certamente, delicioso!)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de receita!!! Coisa mesmo boa!!! Ando muito tentada a experimentar fazer uma cuca!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Cuidado com a cuca, que a cuca te pega :D neste caso pega ao fundo mas corta-se essa parte e fica maravilhosa :*

    ResponderEliminar
  6. Ai! Que coisa mais deliciosa!
    "Pera & chocolate" combinação perfeitamente perigosa. Nô gosto muito desse tipo de bolo...Estou cá as voltas com uma cuca de uvas dessa vez com massa fermentada. Adivinha se não levo essa sua? Eu devo uma visita com calma a essa moça, o blog dela é delicioso, ja passei por lá mas não deu para comentar, mas já está na lista das urgências!...ahahah..Estou devendo comentários nas delícias que você andou fazendo aqui na sua cozinha também, é só achar uma tempinho a mais. Aquela abóbora lá embaixo ta um escândalo Nô!Santo Pai...sabe que me perco com camarões...
    Um beijo querida e um lindo fim de semana pra você!

    ResponderEliminar
  7. Mas que coisa mais deliciosa! Não se pode vir ao seu blog, Nô, é terrível!!!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  8. Que Cuca divina! estou maravilhada. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ficou uma maravilha, e o gosto nem quero pensar,gostei
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Deve estar uma delícia. Realmente é melhor não descuidar da cuca. Já queimei uma porção de coisas ao me distrair no computador. bjs

    ResponderEliminar
  11. Amei, Nô!!! Isso deve ser bom demais e a receita parece bem prática de fazer!
    Parabéns querida!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Deliciosa, com certeza!Esse google é culpado de tanta coisa...rssss....

    ResponderEliminar
  13. Um aspecto simplesmente delicioso :)

    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  14. bela receita... hei de experimentar!!! fica com um aspeto maravilhoso

    ResponderEliminar
  15. Tati, é mesmo uma tentação!

    O Projeto, a Paulinha é minha 'musa inpiradora'! Quando crescer quero ser como ela! :o)

    Má, obrigada!

    Marly, ficou boa! Adoro bolos com frutas frescas, e secas também!

    Cuca, a cuca é uma receita muito versátil! Boa pra gente experimentar!

    Samma, a cuca me pegou!!! :o(

    Cherry, a Paulinha tem um talento maravilhoso, além de ser uma menina muito simpática! Adoro ela! Também te devo comentários, mas não deixo de passar por lá, viu?! Os camarões são o vício do marido!!! Beijocas!

    M., não desapareça daqui!!! Gosto da sua visita e de te visitar também!

    Nane, obrigada!

    Tia Adelaide, ficou muito boa! Eu recomendo!

    Maria Amélia, a internet é divina, mas também castiga!!! :o(

    Thais, é muito prática sim! Obrigada!

    Renata, coitado do moço! Leva a culpa da nossa distração! :o)

    Titó, obrigada!

    Doc, fica muito bonita, sim! E deliciosa!

    Amigos, obrigada à todos!

    Beijos!

    :o)

    ResponderEliminar
  16. Adorei entrar no seu blog...e ler suas receitas e saber q vc e da vila prudente. eu sou do Ipiranga, mas vivo na australia. Adoro cozinhar e fazer experiencias na cozinha...bjao da Alice!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.