quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

Camarão na Abóbora


No fim de semana eu preparei um prato que o meu marido adora! Bom, tá certo que tendo camarão ele de certeza vai gostar! Mas esta receita ele aprecia 'um pouquinho mais' que as outras.
Na verdade, o ideal é a receita de "Camarão na Moranga", mas pela dificuldade em conseguir ingredientes importantíssimos, como a moranga e o catupiry, tive de fazer adaptações. E foi assim que nasceu o "Camarão na Abóbora"!


"Camarão na Abóbora"

Como somos só dois aqui em casa, a receita serve bem 2 pessoas:

1 abóbora mini partida ao meio e sem sementes
400g de miolo de camarão
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
azeite
10 queijinhos fundidos (triângulos) que comprei no Lidl
200ml de leite de coco
sal
1 tablete de caldo de marisco
salsa
pimenta
páprika
50g castanhas de cajú
mussarela ralada
1 col. (sopa) de farinha de trigo

Embrulhe cada parte da abóbora em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 200º, com o corte voltado para baixo, por uns 20/25 minutos. Retire e deixe esfriar. Reserve.
Enquanto a abóbora esfria, leve uma panela ao fogo e aqueça o azeite. Coloque o alho e a cebola no azeite e refogue até a cebola ficar transparente. Junte o camarão e o tablete de caldo, refogue. Assim que o camarão soltar líquido, junte o leite de coco, as castanhas de cajú, salsa, pimenta e páprica. Retifique o sal, se necessário. Baixe o fogo no mínimo, tape e deixe ali.
Desembrulhe a abóbora e retire a polpa, deixando uma parede, para receber o recheio. Coloque num prato e amasse com um garfo. Deite a abóbora para a panela dos camarões e mexa. Deixe refogar por uns momentos.
Enquanto isso, desembrulhe os queijinhos e corte-os em pequenos cubos. Deite-os para dentro da panela dos camarões e mexa até que eles se desmanchem.
Desmanche a farinha em um pouco de água e coloque na panela dos camarões, mexendo sempre para dar cremosidade.
Recheie as cascas de abóbora com o creme de camarões. Cubra com mussarela ralada e leve ao forno para gratinar.



Para acompanhar fiz um "Arroz de Coco", cuja receita retirei do livro "Sabores do Índico - receitas da cozinha moçambicana", de Maria Fernanda Sampaio, um dos que faz parte da coleção de livros de culinária, que ganhei da Editora Assírio & Alvim.

Fiz uma pequena adaptação na receita original, e ficou muito bom!

"Arroz de Coco"

Aqui coloco como fiz e o que usei:

1 lata de leite de coco (400ml)
1/2 lata de arroz agulha
sal

Acrescentei:
1 xíc. (chá) de água

Leve o leite de coco (e a água) e o sal ao lume, numa panela, e deixe levantar fervura. Baixe o lume para o mínimo possível. Deite o arroz e deixe cozer. Está pronto quando estiver seco.

Obs.: Acrescentei a água, pois o arroz não estava cozendo e o leite de coco secava rápido. Pode ser que eu tenha usado um tipo de arroz diferente do usado em Moçambique, por isso essa adaptação.