No fim de semana eu preparei um prato que o meu marido adora! Bom, tá certo que tendo camarão ele de certeza vai gostar! Mas esta receita ele aprecia 'um pouquinho mais' que as outras.
Na verdade, o ideal é a receita de "Camarão na Moranga", mas pela dificuldade em conseguir ingredientes importantíssimos, como a moranga e o catupiry, tive de fazer adaptações. E foi assim que nasceu o "Camarão na Abóbora"!
"Camarão na Abóbora"
Como somos só dois aqui em casa, a receita serve bem 2 pessoas:
1 abóbora mini partida ao meio e sem sementes
400g de miolo de camarão
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
azeite
10 queijinhos fundidos (triângulos) que comprei no Lidl
200ml de leite de coco
sal
1 tablete de caldo de marisco
salsa
pimenta
páprika
50g castanhas de cajú
mussarela ralada
1 col. (sopa) de farinha de trigo
Embrulhe cada parte da abóbora em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 200º, com o corte voltado para baixo, por uns 20/25 minutos. Retire e deixe esfriar. Reserve.
Enquanto a abóbora esfria, leve uma panela ao fogo e aqueça o azeite. Coloque o alho e a cebola no azeite e refogue até a cebola ficar transparente. Junte o camarão e o tablete de caldo, refogue. Assim que o camarão soltar líquido, junte o leite de coco, as castanhas de cajú, salsa, pimenta e páprica. Retifique o sal, se necessário. Baixe o fogo no mínimo, tape e deixe ali.
Desembrulhe a abóbora e retire a polpa, deixando uma parede, para receber o recheio. Coloque num prato e amasse com um garfo. Deite a abóbora para a panela dos camarões e mexa. Deixe refogar por uns momentos.
Enquanto isso, desembrulhe os queijinhos e corte-os em pequenos cubos. Deite-os para dentro da panela dos camarões e mexa até que eles se desmanchem.
Desmanche a farinha em um pouco de água e coloque na panela dos camarões, mexendo sempre para dar cremosidade.
Recheie as cascas de abóbora com o creme de camarões. Cubra com mussarela ralada e leve ao forno para gratinar.
Para acompanhar fiz um "Arroz de Coco", cuja receita retirei do livro "Sabores do Índico - receitas da cozinha moçambicana", de Maria Fernanda Sampaio, um dos que faz parte da coleção de livros de culinária, que ganhei da Editora Assírio & Alvim.
Fiz uma pequena adaptação na receita original, e ficou muito bom!
"Arroz de Coco"
Aqui coloco como fiz e o que usei:
1 lata de leite de coco (400ml)
1/2 lata de arroz agulha
sal
Acrescentei:
1 xíc. (chá) de água
Leve o leite de coco (e a água) e o sal ao lume, numa panela, e deixe levantar fervura. Baixe o lume para o mínimo possível. Deite o arroz e deixe cozer. Está pronto quando estiver seco.
Obs.: Acrescentei a água, pois o arroz não estava cozendo e o leite de coco secava rápido. Pode ser que eu tenha usado um tipo de arroz diferente do usado em Moçambique, por isso essa adaptação.
Que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Nô! Improvisou e abalou! Adorei! Bjokas minha linda!
ResponderEliminarOnde vai a abóbora depois de refogada? Para junto dos camarões? E o queijo do final vai para lá também?
ResponderEliminarBjo
Simplismenta arrazou No, a abóbora de louça ficou perfeito!! Arroz de coco com esse camarão foi tudo!! Adorei. Beijão
ResponderEliminarVânia, Paula e Carol, obrigada meninas!!!
ResponderEliminarMá, sim! Vai tudo pra panela dos camarões, formando um creme que vai ser usado para rechear as cascas da abóbora.
Beijos!
:o)
Adoro estas comidinhas na abóbora!! Hoje também já vi aqui na blogosfera bacalhau na abóbora!! Fica um máximo!!! E deve ser mesmo óptimo!!!
ResponderEliminarBeijos*
Que Maravilha Nô! Aqui em Lisboa tem um restaurante Brasileiro que se chama "Uai" que tem um frango na abóbora que é um sonho.
ResponderEliminarJá guardei esta sua receita para fazer ;)
Beijinhos,
Carlota
Que receita deliciosa e original, guardei para fazer
ResponderEliminarbjs
Cuca, com bacalhau deve ser ótimo! Com camarão é um prato típico no Brasil, mas dá pra usar vários recheios!
ResponderEliminarCarlota, deve ser "um trem bão demais da conta, uai!" Mas, mineirices à parte, com frango também fica muito bom!
Adelaide, essa é uma receita típica do Brasil. Apenas troquei alguns ingredientes que não disponho em Portugal. Mas adoro a idéia de rechear os legumes, como abobrinhas, pimentões, berinjelas e tudo que puder rechear!
Beijos à todas e muito obrigada!
:o)
Nô,
ResponderEliminarAfff, que a coisa aqui está de matar (de prazer!). Adoro ver gente criando, improvisando e adaptando os pratos aos ingredientes/gosto local, e se saindo bem do desafio! O seu camarão me abriu o apetite. E arroz de coco é uma das especialidades do Nordeste brasileiro. Huummm!
Beijinho e bom fim de semana, querida!
Ai que maravilha , adorei uma delícia e lindo :D
ResponderEliminarObrigada, Nô, vou tentar. Quem sabe pro Natal?
ResponderEliminarBjo
ehhe q gostosoooo
ResponderEliminarvou passar pra minha mae fazer!