segunda-feira, 26 de julho de 2010

Salada de Grão-de-Bico


O calor está demais!
Sei que é o chavão do momento, mas é que o calor está mesmo forte. Neste exacto momento em que escrevo, o termômetro marca 42.9º no exterior e 32.5º no interior de casa! E com um calor desses quem tem vontade de estar perto do fogão ou do forno??? Eu não!
Mas comer é preciso. Por isso deixo aqui não uma receita, mas uma sugestão. Fresquinha, com um bom vinho geladinho e a gente até que leva o calor com mais humor!


"Salada de Grão-de-Bico"

Grão-de-bico cozido (eu cozinho em casa e o deixo macio, mas firme)
Atum em lata
Cebola em tiras
Cenoura ralada
Tomates mini-chucha ou cherry cortados ao meio
Azeitonas pretas em rodelas
Azeite de oliva
Salsa
Tomilho
Sal (se necessário)
Pimenta

Junte todos os ingredientes numa tigela e misture. Leve para o frigorífico por, pelo menos, 1 hora.

E está pronto um almoço fresco, saboroso e substancioso!


20 comentários:

  1. Noêmia, é mesmo este tipo de saladas que apetece agora! Cá em casa, também gostamos muito de grão:)

    ResponderEliminar
  2. Linda salada Nô, muito rica, adoro saladas assim! Parabéns! Bjos

    ResponderEliminar
  3. Excelente sugestão para ajudar a suportar este calor ao mesmo tempo que nos deliciamos!
    beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Amo grão-de-bico de qualquer jeito, e esta salada ficou lindona!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Nô, com este calor só se consegue comer estas saladas frescas! Aqui em casa também andamos a saladas!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  6. Menina do atum eu não gosto, mas do grão de bico, eu amo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Noemia

    Conheci o seu blog na semana passada através de um outro blog e adorei.
    Gostei muito dessa salada, pena que aqui no Brasil está frio, especialmente aqui em Caruaru, PE a Capital do Forró. Mas adorei a receita e vou guarda-la para fazer em breve.

    Abraços

    Ailton.

    ResponderEliminar
  8. Delícia de salada, Noemia!Para mim que adoro saladas é um prato cheio hummmm bjs

    ResponderEliminar
  9. Nô, que deliciosa saladinha!!É mesmo de uma comidinha assim que eu preciso!!!
    Beijinhos, boa noite

    ResponderEliminar
  10. Essa salada parece deliciosa Nô. Aqui em minha cidade faz bastante frio, mas guardarei sua receita para dias mais quentes.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Amiga, nós estamos aqui com um friozinho gostoso, mas como adoro grão de bico, vou guardar a receita para quando o verão chegar...rs!
    Bjuss e ótima semana para você!!!

    ResponderEliminar
  12. Manuela, tem de ser prático, não é?!

    Paulinha, tem de ter "sustança"! Huahuahua!

    Pois é, Vânia! Com esse calor só saladas!

    Isabel, tem de ser fresquinha!

    Fabiana, eu também AMO!

    Mariana, e assim é que deve ser!

    Fla, troca o atum pelo que você gostar mais! Com frango também fica ótimo!

    Frio em Caruaru, Ailton???? No way!!!! Seja sempre bem-vindo!

    Beta, eu também adoro!

    Fátima, precisamos todos! Salada contra o calor!!!!

    Daniana, no Verão é uma ótima refeição!

    Rachel, minha amiga! Que inveja do seu "friozinho gostoso"!

    Queridos e queridas, muito obrigada pelas visitas e comentários!

    Beijos à todos!
    :o)

    ResponderEliminar
  13. Nô, linda salada de grão-de-bico! E com atum ainda por cima...combinação perfeita para mim. Adorei a dica!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderEliminar
  14. eu amo grão de bico e sua salada tá linda!!!menina..só em pensar em calor..já me deixa muito triste!eu..sou uma das poucas pessoas que não curti tempo quente!já imagino o final do ano com esse calorzão todo!!e..essa sua salda é otima para êsse tempo assim..bjus

    ResponderEliminar
  15. Hummmmm, muito boa e substancial, embora leve! Bjsss

    ResponderEliminar
  16. Tão boa essa refeição e fresquinha!! bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Ola.
    Gosto demais de saladas com graos,mais ate do que com folhas verdes.Ja cometi a loucura de fazer uma salada de feijao preto por falta de outro grao,mas vou te falar,que ficou bom tambem.Tudo parte da criatividade e bom senso,ne?
    Feijao preto com coentro,azeitonas,cenoura picada,pimentao verde tambem picado,regado com um bom azeite ficou otimo,e foi um bom complemento para um churrasco.Adorei sua receita e sem duvida vai fazer parte do nosso cardapio.
    Gde abraco.zenaide storino.

    ResponderEliminar
  18. Nô,

    Essa salada parece muiiito saborosa! (Não fosse eu adoradora de pratos com grão-de-bico, rsrs).
    Vou já copiar a receita pois, mesmo no frio (friozinho, para ser sincera, rsrs), irei testar essa receita, rsrs.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Iliane, eu não me dava bem no calor, mesmo quando estava no Brasil. Aqui, por incrível que pareça, o calor é pior! mais curto, mas mais intenso!

    Madalena, tem de ser assim, pra fujir rápido da cozinha!

    Sim, Argas!!!! Bem fresquinha!

    Saladas e hamburgers de feijão preto são muito comuns nos Estados Unidos! Fica muito bom!

    Marly, no frio eu gosto de saladas quentes! E a de grão é ideal!

    Beijinhos e muito obrigada!
    :o)

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.