segunda-feira, 13 de abril de 2009

Domingo de Páscoa

Para o Domingo de Páscoa, voltamos às carnes! Tentei fazer uma Carne de Panela tão boa quanto a melhor que já comi um dia! Não cheguei nem perto! A melhor Carne de Panela quem faz é minha Tia Marlene. Sequinha, tostadinha por fora e desfiando por dentro. As batatas douradinhas e com o exterior crocante, macias por dentro... ai! Me dá água na boca só de lembrar! Mas, enquanto não chego lá, deixo aqui a receita que fiz no Domingo de Páscoa.

Carne de Panela



500g. de carne de boi em cubos grandes(que seja para esse fim, peito: aí no Brasil. Para estufar, jardineira: em Portugal)
200ml. de vinho branco
2 col. (sopa) azeite
4 dentes de alho picados
2 col. (sopa) molho de soja
1 cubo de caldo de carne (prefiro o caldo para bifes, da Knorr)
3 colheres de azeite
salsa
1 col. (sobremesa) farinha de trigo

Leve o caldo de carne com uma xic. (café) de água ao microondas por 1 minuto. Retire e mexa até o caldo se dissolver. Em uma travessa, coloque o caldo dissolvido em água, o vinho branco, as 2 col. de azeite, o alho, o molho de soja. Mexa bem e acrescente a carne em cubos. Deixe marinar, no mínimo, por 2 horas.
Depois desse tempo, leve uma panela de pressão ao fogo (lume) e coloque as 3 col. de azeite para aquecer. Quando estiver aquecido, junte os cubos de carne, sem o líquido em que esteve marinando. Deixe a carne alourar bem. Vá acrescentando o líquido da marinada aos poucos. Tape a panela e deixe, sobre pressão, por uns 10/15 minutos.
Retire a carne da panela e coloque numa travessa de servir. Conserve o líquido na panela de pressão, em fogo (lume)baixo. Acrescente a farinha de trigo e a salsa e deixe engrossar o molho, levemente. Coloque o molho sobre a carne, na travessa, e sirva.
Eu escolhi servir com arroz branco e batata palha.

Ficou boa, mas eu tenho saudade da minha Tia Marlene e da sua Carne de Panela... beijo Tia!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.