quinta-feira, 16 de abril de 2009

Hora do Almoço

Olá à todos!

Hoje estive com vontade de comer risoto. Numa quinta-feira, perto da hora do almoço, fui ver o que poderia arranjar na minha despensa. Ótimo! Com o que eu encontrei, preparei esse risoto:

Risoto de Atum




Para 4 pessoas


1 lata de atum (usei atum no azeite)
1 caneca (250ml) de arroz agulha
1/2 bisnaga de tomate concentrado (1 lata pequena de extrato de tomate)
1/2 xic. (chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) azeite
1 tablete de caldo de peixe (eu uso knorr)
páprika (pimentão) doce
pimenta do reino (preta)
salsa
1 col. (sopa) de manteiga ou margarina culinária
2 col. (sopa) de queijo parmesão ralado


Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o atum, o tomate concentrado, o arroz, o tablete de caldo de peixe, páprika, pimenta e salsa. Mexa e deixe refogar até os sabores estarem bem incorporados. Junte as azeitonas e 2 e 1/2 canecas (aquela que usou para medida de arroz) de água. Deixe em fogo (lume) alto até levantar fervura. Assim que estiver borbulhante, baixe o fogo e deixe cozinhar, lentamente, até o arroz estar cozido, mas rijo e com caldo. Junte, então, a manteiga e o queijo ralado e mexa até ficar cremoso. Sirva em seguida. Se quiser, polvilhe o prato com queijo ralado. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Pelo jeito você é uma cozinheira de mão cheia como se diz aqui no Brasil.
    Fiquei com vontade. Adoro atum!
    Vou fazer, depois te conto.
    Beijos.
    Ah! acho que minha mãe vai pra Pira no fim do mês de novo.
    bjinhus.

    ResponderEliminar
  2. Rsrsrs... eu não diria isso! Sou, apenas, uma curiosa incorrigível e adoro inventar! Como sempre tive péssimas notas em química, ao invés de tentar me 'safar' num laboratório de verdade, fui pra cozinha! Se bem que, na verdade, a cozinha é o laboratório mais agradável que existe! Mas, brincadeiras à parte, eu adoro cozinhar, experimentar receitas, inventar! É a minha terapia! E agora vocês todos que seguem o Blog da Nô, serão as testemunhas das minhas investidas gastronômicas!!
    O que eu desejo muito, Susi, é que vocês experimentem, e depois me digam se gostaram ou não, se ficou como esperavam. Quero trocar idéias com todos vocês!!
    Beijão pra você e pra Tia Celina!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.