segunda-feira, 20 de julho de 2009

Napolitano

Ontem fomos ao aniversário do nosso amigo Zé Duarte. Caracóis, camarões e bolos. A minha contribuição foi esta sobremesa e o patê de atum - com receita que não revelo aqui, por se tratar do meu segredo culinário - a que dei o nome de "Napolitano" por me fazer lembrar de um sorvete da antiga Kibon, com os sabores de morango, chocolate e nata.

"Napolitano"

1ª camada:


200ml de creme de leite fresco (natas frias), batido em chantilly

1 saqueta de gelatina de morango, dissolvida em 120ml de água fervente

1/2 lata de leite condensado


Misture a gelatina dissolvida ao leite condensado. Incorpore o chantilly e coloque em uma fôrma de fundo falso. Leve ao frigorífico, enquanto prepara as próximas camadas.


2ª camada:


200ml de creme de leite fresco, batido em chantilly

150g de chocolate meio amargo derretido, no microondas ou em banho-maria

1/2 lata de leite condensado

1 envelope (12g) de gelatina sem sabor, incolor, dissolvida em 2 col. (sopa) de água fervente


Misture o chocolate no leit
e condensado. Junte a gelatina dissolvida. Incorpore o chantilly. Coloque por cima da camada de morango e volte a fôrma ao frigorífico.

3ª camada:


200ml de creme de leite fresco, batido em chantilly
1/2 lata de leite condensado

1 envelope (12g) de gelatina sem sabor, incolor, dissolvida em 2 col. (sopa) de água fervente

100g de cookies com gotas de chocolate, cortados em pedacinhos


Misture o leite condensado à gelatina. Incorpore o chantilly e os cookies, misturando levemente. Coloque sobre a camada de chocolate e volte ao frigorífico por, no mínimo, 3 horas.
Desenforme e sirva muito frio.

14 comentários:

  1. Pois ficou bonita, não foi? E também ficou muito saborosa, leve, geladinha!

    ResponderEliminar
  2. Noêmia, minha amiga, voçê arrasou com esta receita.Parece deliciosa, eu gosto muito de
    gelatina.beijos
    Edilia

    ResponderEliminar
  3. Noémia tal como a outra amiga também digo você arrasou!Um beijo...

    ResponderEliminar
  4. Isto está dando água na boca!!!!
    Divino!
    beijo

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, amigas! Os convidados da comemoração de aniversário também gostaram muito. Fico feliz!!!
    Beijos à todas!

    ResponderEliminar
  6. Hummmmm,

    Eu quero, gosto muito...
    Jinhos da Bela

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de sobremesa... Mas eu queria mesmo saber o segredo do atum!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o teu blog e esta receitinha também.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Aff, que tentação!!! Achei esta receita muito boa, bem do meu gosto, um dia destes vou tentar fazê-la,aí te conto,ok? Bj grande.

    ResponderEliminar
  10. Olá Nô,

    Não conhecia o seu blog e adorei, vou ficar freguesa ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  11. Olá querida Noêmia, como está?
    Essa sobremesa é DIVINA, AMO SORVETE... Hummmm!
    Bom, Tenho outro presentinho pra vc, passe no meu blog e retire.
    SEU BLOG É NOTA 10

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.