segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um PF* necessário!



* Comercial, prato comercial, prato feito ou PF é um prato típico da culinária brasileira. Consiste em arroz, feijão, macarrão, algum tipo de carne (bife, frango, linguiça calabresa, filé de peixe ou mesmo ovo), salada e batatas fritas. Por ser relativamente barato é muito servido e apreciado em restaurantes de padrão médio e baixo, além de bares. (Fonte: Wikipédia)



Quando se está a 10 mil quilómetros da nossa terra, por alguns anos, damos conta da falta que nos faz as coisas mais simples e rotineiras de lá.
Paçoca de rolha, Romeu e Julieta, pão de queijo, suco de caju e uva, Baton, doce de leite, lingüiça calabresa, carne seca, queijo Minas, e a lista por aí vai! Tudo isso faz uma falta...
Este fim de semana, eu e o marido, que como vocês sabem é português e adora a culinária típica brasileira, decidimos matar os nossos desejos tupiniquins! Saímos para mais uma caminhada habitual, mas desta vez com destino à loja de produtos brasileiros mais próxima! Tudo visto, comprado e levado para casa, é hora de por mãos à obra! E o nosso "PF necessário" ficou assim!


Mas, apesar de ser um prato prá lá de comum, cada um tem o seu jeito de fazê-lo. Deixo aqui as minhas "digitais" nesse clássico, delicioso, trivial e necessário PF!!!


Arroz: o mais simples possível, porém sem abrir mão da cebola e do alho muito bem refogadinhos no azeite de oliva.

Feijão: o meu é carioquinha e têm de ter cubinhos de bacon, cubinhos de lingüiça calabresa e raminhos de tomilho. Cebola, alho e já está.

Batatas: sequíssimas! E muito douradas!

Bife: deixados marinar numa misturinha de caldo (em cubo) de picanha, suco de limão/lima, azeite de oliva, alho e salsa picadinhos. Depois é só passá-los no azeite, onde foi adicionado uma colher de sobremesa de açúcar. Deixe o açúcar caramelizar no óleo e passe os bifes. Coisa da minha mãe!

Salada: esta é especial, pois também é da minha mãe! Tomates picados, palmitos em rodelas, cebola em lascas, azeitonas pretas, tudo regado com azeite de oliva e polvilhado com um bocadinho de sal.



Servi acompanhado de suco de uva! Para sobremesa: queijo minas e goiabada cascão! Romeu e Julieta apaixonados, como eu e o marido, pela mesa brasileira!



19 comentários:

  1. Que delicia né Nô, nessas horas sou muito feliz por morar aqui no Brasil, acho que não sobreviveria sem arroz e feijão com um bifão, tenho uma amiga que mora aí em Portugal e ela vive falando que ta com saudade da comida daqui! Rsrsrs... Mais seu prato ficou lindo e apetitoso como os daqui! Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Nô, estando fora do nosso país, uma hora bate essa saudade.
    Minha filha ficou mais de 1 ano na Espanha sem comer feijão. No seu retorno ao Brasil, encontrei-me com ela em Lisboa e fomos a um restaurante onde se podia comer feijão com arroz, bife e batata frita. Imagine a satisfação dela comendo aquele pf! Já fiz um post falando sobre isso.
    Sua forma de fazer é bem diferente, marinado e passado no azeite com açúcar.
    Faz bem à alma, não é?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Amo bife com batata frita! Uma delícia.
    Abraço,
    Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. NÔ,gostei dessa dica da sua mãe ,não conhecia!
    Vou fazer isso,vc coloca o açucar no azeite e passa o bife nele,ou primeiro dá um foguinho no azeite para engrossar o açucar?
    bjinhos so

    ResponderEliminar
  5. Não tem nada como um bom PF não é verdade? Eu acabei de almoçar aqui e já fiquei doida de vontade por esse bife com batatinhas!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, o prato principal e a sobremesa também, goiabada, adoro,
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Meu Deussssssssssssss!
    Eu que não consegui tempo pra almoçar hoje, tô aqui babando no teu PF. Parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Que delícia Noêmia! Todo bom cozinheiro deve antes de tudo saber fazer um bom PF, e o teu está lindão! Deu uma fooome!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Delicioso! E é também um prato equilibrado, sob o ponto de vista nutritivo, conforme já comprovaram inúmeros estudos realizados mundo afora!

    ResponderEliminar
  10. Nô, eu que cá estou fiquei morrendo de vontade...nós só damos valor quando não podemos ter, não é mesmo!
    Imagino o sabor que este prato teve para você!
    Ficou de matar esse seu PF!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  11. oi No,
    mesmo PF é sofisticado pelo sabor divino que todos juntos despertam no nosso paladar!!
    muito bom!!
    beijokas
    e uma ótima semana

    ResponderEliminar
  12. Mas que delícia!!! Isso é mesmo um prato cheio!!!
    Só tenho pena de não conhecer nenhuma loja dessas por aqui para me abastecer ;)
    Bjs e boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  13. Olá Nô,
    Depois de ver esta foto...Até eu sinto falta dos ingredientes da marovilhosa cozinha brasileira!! Uma delícia!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Mas é muita coisa boa de uma vez só Nô, adoro este prato e nem preciso ser brasileira rsrsrs, ficou com um aspecto delicioso, mas cadê a farofa e a banana frita, isso para mim não pode faltar não hehehe. Beijinhos e adorei seu blog, fiquei sua seguidora.

    ResponderEliminar
  15. Ô coisa boa! Acho que um PF é um PF em todo lugar do mundo! Bem comfort food mesmo!

    Beijão!

    ResponderEliminar
  16. Delícia Nô... incomparável!!!
    Bjos,

    Eliane

    ResponderEliminar
  17. Huuuuuuuuuuummmm! Me deu até fome! Acho que vou na loja de produtos latinos amanhã, rsrsrs Difícil aqui é encontrar um bom bife de boi, esse povo aqui não sabe o que está perdendo.
    Besitos desde España.

    ResponderEliminar
  18. Ah! Que linda...saudade do quêjin di minha terra é fia?! :D... com goiabada cascão de Araxá...hum...mió num há...:]
    Ainda bem que seu cumpadi tb gosta da comidinha brasileira...assim podem saborear juntinhos, né?!
    Agora, o azeite na salada Português... não tem prá ninguém...é bão dimais!!!
    Um bejim, viu Nôzinha!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.