Quem resiste a um bolo de fubá? Eu não! E, quando bate a saudade, no meu caso sempre, corro para as receitas daquele caderno!
Um caderno que tem, no mínimo, uns 30 anos! Nele, estão guardadas todas as receitas que gosto e receitas da mãe, vó, tia, irmã, amigas! Comecei esse caderno na minha pré-adolescência. Já são 3 volumes!
"Bolo de Fubá Mimoso"
4 xíc. (chá) de leite
2 xíc. (chá) de fubá (farinha de milho, em Portugal)
2 xíc. (chá) de açúcar
2 col. (sopa) de farinha de trigo
2 col. (sopa) de manteiga amolecida
1 pires de queijo ralado (50g)
3 claras em neve/castelo
3 gemas
1 col. (sopa) de fermento em pó
Bata as claras em neve/castelo. Reserve.
Misture todos os outros ingredientes, menos o fermento em pó, e bata bem. Acrescente as claras em neve e o fermento em pó e misture delicadamente, de baixo para cima. A massa fica mesmo líquida. Leve ao forno pré-aquecido em 200º, por 35/45 minutos ou até que enfiando um palito ao centro este saia limpo, em assadeira untada e enfarinhada.
Nô, vou levar a sua receita!!! Porque ando há muito há procura de uma boa receita de bolo de fubá e olhando para o seu tem tudo de bom!!!
ResponderEliminarBeijos*
Nô que maravilha :D lindo mesmo :*
ResponderEliminarDelícia!!! É daqueles molhadinhos que eu adoro!!!
ResponderEliminarBjs
Um que coisa mas gostosa, oje no supermercado olhei uma caixinha de farinha de milho, mas nao comprei...poderia ter feito esa receita...ja vou corrndo a compra-la!
ResponderEliminarque pinta têm o bolo tenho que esprementar,beijinhos.
ResponderEliminarA-d-o-r-o estes caderninhos de receita antigos! E quando o assunto é bolo, então, chego a sentir um gostinho de infância em cada mordida. Desculpa o sumiço Nô, fazia um tempão que eu não passava aqui, mas tá tudo uma correria que tu nem imagina! Quando muito tenho tempo de postar uma receitinha. Mas vou deixar de ser relapsa e passar mais por aqui, viu? Beijos
ResponderEliminaramiga..bolo de fubá de qualquer modo é sempre muito..muito bom mesmo!!!aqui ..apaezar do calor..sempre tem um bolo de fubá..marido mineiro!!!tem que ter mesmo!!!gostei da sua receita..bjus
ResponderEliminarOi Noêmia, gostei de sua receita. Também adoro um bolo de fubá, ainda mais se for pra acompanhar um bom café.
ResponderEliminarAproveito a oportunidade para te fazer uma pergunta: será que tem jeito de fazer a famosa broa de milho portuguesa, aqui no Brasil? Meu marido é português e tem saudades dessa broa, mas não sei se encontro os ingredientes aqui. Será que você tem essa receita? (nossa quantas perguntas! rs)
Hoje vamos fazer um caldo verde e essa broa de milho seria um acompanhamento perfeito.
Você está de parabéns com o seu blog, vejo sempre!
Bjs
Muito bom este bolo, e as fotos ficaram lindas.
ResponderEliminarBjinhos
Parabéns por esse teu dom!
ResponderEliminarEm luta pelo direito de acompanharmos as nossas crianças, o nosso futuro!!!
A começar por esta petição. Um outra se seguirá, pedindo apoio ao Governo Português para acompanharmos os primeiros anos dos nossos filhos.
Tivesse eu mãos assim tão prendadas!!!
Mas o meu assunto é outro. Um assunto que interessa a todos os portugueses e residentes em Portugal. Trata-se de saber a quem cabe a guarda dos filhos, em caso de separação: se à mãe (que é, regra geral, a sua figura primária ou de referência, por ser aquela que lhes presta praticamente todos os cuidados diários), se ao pai (que, regra geral, pode ser o que reúne melhores condições), ou se a ambos (estejam ou não de acordo, e independentemente de terem ou não uma boa relação).
Palavras sábias de um pai que ganhou, em tribunal, a custódia dos filhos: A tutela dos filhos é um empreendimento para a vida; não pode ser gerido por dois sócios que não se entendem. As pessoas não conseguem deixar de usar o seu poder para anular decisões e exercer pressões. É preferível que só um dos pais tenha a tutela, por muito que isso custe ao outro. A educação de uma criança não é passível de falhas.'
Ponhamos a mão na consciência: se a lei não permite que se separe as crianças de junto dos seus pais, mesmo que estes vivam em fracas condições, porque razão há-de um juíz atribuir a guarda ao progenitor que ofereça melhores condições? É este o superior interesse da criança?!
Urge reabilitar a maternidade, fazer com que as mães possam acompanhar mais de perto o desenvolvimento dos filhos!!!!
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575
Bem.. este bolinho está mesmo com um aspecto de bolo de telenovela brasileira onde as avozinhas carinhosas fazem estes miminhos para os seus netinhos...
ResponderEliminarE no final de contas é super fácil de fazer!!!
Obrigada minha querida pelas suas receitas, gosto imenso de ver o seu blog.
Mil beijinhos da Leonor
Que maravilha!!!! Bolo de fubá, só comi e adorei, sempre que vou ao Brasil....... que saudades!!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Fatima
Nô, tentei mas nao saiu, ficou aguado, o que fiz mal? 2 xicaras de fuba' e 4 de leite? Definitivamente nao tenho mao para a reposteria!
ResponderEliminar:(
Já te falei que esse é meu bolo preferido? Simples assim.
ResponderEliminarAi, Nõ, ainda tenho meu 1° caderno de casada e está amarelinho assim também. Por que será? kkk
Bjs.
Hummmm...eu adoro bolo de fubá!!
ResponderEliminarO seu está lindo!
Beijos
Nô se sabia que esses cadernos valem ouro né, já pensou em publicar essa delicias! Meu Deus! Eu compraria sem dúvida nenhuma! Receita anotada, quase sempre anoto tudo daqui! kkkkkkkkkk... Bjokas
ResponderEliminarNunca comi Bolo de Fubá, fiquei muito curiosa.
ResponderEliminarQue tipo de queijo é que usaste? Pode ser qualquer um? Em casa costumo sempre ter ementalou mozarella ralado achas que dá?
Também tenho um caderno desses que já me acompanha desde o tempo de escola também tem mais de 30 anos :)
Beijinho
Moira
Nô (nem por acaso), em conversa com uma amiga ela queria muito experimentar uma receita de bolo fubá, mas perdeu a receita. Em pesquisa pela net, parei aqui e se não se importar vou levar a receita comigo pode ser??? Adorei o seu blog é simplesmente fantástico. Já estou a seguir.
ResponderEliminarVisite o meu,
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com
Beijinhos e obrigada pela partilha....
Adoro receitas antigas e estes caderninhos!
ResponderEliminarE o bolo, como não podia deixar de ser, tem um aspecto delicioso!
Meninas, queridas!
ResponderEliminarMuito obrigada pelos comentários! Foram todos lidos e não respondo individualmente por falta de tempo, mas visito sempre seus blogs!
Aos que não têm blogs e passam para visitar este humilde espaço, muito obrigada mesmo!!!
:o)