Para terminar com as postagens de pratos do Reveillon, hoje vou deixar aqui mais uma sugestão do que uma receita.
Não é novidade, para os que acompanham o Blog da Nô, que aqui em casa um ingrediente nunca pode faltar: camarão! O marido é louco por camarão e, sempre que há oportunidade para comê-los (praticamente toda semana!) eu os preparo.
Quando vivemos por um tempo em Fortaleza, no Ceará, era uma loucura! Com o camarão a preços baixíssimos e sempre muito fresco, era o prato do dia, quase sempre! Foi aí que fiz o camarão frito, mas temperadinho, e meu marido se apaixonou pela receita!
Para a noite de Reveillon, resolvi fazer um molho tártaro para os acompanhar. Eu sou uma fã de anos do molho tártaro! Gosto de o apreciar em acompanhamento de carnes frias, mas principalmente de peixes e mariscos.
Não vou colocar aqui quantidades, fica pelo gosto de cada um, apenas temperei os camarões com sumo de limão, sal, pimenta, alho muito bem picadinho ou em pó. Deixo marinando pelo menos por umas duas horas, depois os frito em pouco azeite de oliva, apenas o suficiente para que eles cozam.
O molho tártaro também é muito simples! Eu juntei maionese, mostarda de Dijon, creme de leite, pimenta preta, picles (apenas as cenouras e os pepinos) muito picadinhos, cebola e alho picadinhos e algumas alcaparras picadinhas, que são a 'alma' do molho tártaro!
Um dos usos de molho tártaro, como acompanhamento, que eu mais aprecio é este, nos filés de peixe empanadinhos no fubá e fritos! Meu preferido é o filé de mapará, mas como não existem aqui, usei pescada.
Queroooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
ResponderEliminarjá estou com a barriga a andar ás voltas!! Que coisa boa amiga :)
Beijinhos*
Que bom aspecto!!!! Camarões com esse molho deviam estar divinais!
ResponderEliminarBeijocas*
Nô,
ResponderEliminarMeu marido, se visse isso, também ficaria louco!
Ele é nordestino e ama um camarão frito (ou mesmo um peixe). E esse molhinho? Parece simples mas é "Très chic". Agora, convenhamos, o Reveillon aí foi uma "loucura" de bom né, não?
Beijinho e ótima semana!
Cara Nô, voce fechou as festas com chave de ouro, heim?
ResponderEliminarQue maravilha de camarao, ainda mais com este molho tartaro!
Um abraço
Léia
Estou com filé de peixe p/ fazer essa semana. Boa idéia! Empanado com molho tártaro da Nô!!!
ResponderEliminarOs camarões tb são uma perdição!!!
Bjs
Nô coloquei um camarão no meu blog, pra vc que não fica sem, vale muito a pena a receita! Adorei a sua e também estou levando! Bjinhos e uma ótima semana :D
ResponderEliminarFicaram uma verdadeira maravilha!um beijinho...
ResponderEliminarEstá maravilhoso, Nô, mas o que é o creme de leite? São natas?
ResponderEliminarBjs,
M,
Soraia e Belinha, fiquem à vontade! ;o)
ResponderEliminarCuca, esse é um dos meus molhos favoritos!
Marly, esses maridos camarólicos são uma coisa, não são??? O Zé é português, de Setúbal, mas é viciado em camarão! O molhinho é simples, mas passa por chique né não? E o reveillon foi ótimo, principalmente porque estavamos um com o outro! Uma ótima semana pra ti também!
Léia, o Reveillon foi ótimo e eu precisava dividir isso com todas vocês!
Tati, eu gosto muito do molho no peixe empanado. E vc pode mudar alguns ingredientes para deixá-lo mais 'light', como vc gosta e eu preciso, mas não gosto!
Paulinha, já passei por lá! Perdição! Adorei a receitinha tailandesa!
Obrigada, Natércia!
Madalena, é isso mesmo! Creme de leite no Brasil, natas em Portugal!
Beijos à todas as queridas amigas!
:o)
Que foto apetitosa!
ResponderEliminarNão fossem os quilos de colesterol, eu também adoraria comÊ-los sempre.
Parabéns pelas postagens!
Bjs
Eu simplesmente ADORO camarão. Moro em Parnamirim (Rio Grande do Norte), Brasil, bem pertinho de Natal, a capital do Estado. Aqui o camarão é sempre fresquinho e tem bom preço.
ResponderEliminarEssa foto dá água na boca!
Adorei o post, como sempre.
Bjs